Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Negócios

Comércio eletrônico brasileiro é falho e terá problemas em 2014

:: Convergência Digital
:: Convergência Digital :: 29/11/2013

O comércio eletrônico brasileiro - por falta de infraestrutura - não está preparado para enfrentar os megaeventos que estão por vir, entre eles, a Copa do Mundo, sustentou o diretor-geral do 3º Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web (Ecom 2013), Marcelo Castro. A expectativa, segundo ele, é atingir R$ 30 bilhões até 31 de dezembro, cerca de 28% a mais em relação a dezembro do ano passado.

“O primeiro semestre do ano vai ser muito tumultuado. Acho que a gente vai ter um pico de problemas na cadeia lojista. Não tenho dúvida de que quem estiver comprando no e-commerce [comércio eletrônico] vai sofrer um pouquinho, porque o mercado continua crescendo, mas a estrutura de entrega está limitada”, disse. Além dos problemas de logística, das condições das estradas e da segurança, Marcelo Castro destacou que os comerciantes no Brasil estão enfrentando a concorrência de sites estrangeiros que se instalam no Brasil ou oferecem serviços aos clientes do país.

“Europeus e americanos estão vendo um jeito de fugir da crise lá vendendo no e-commerce deles aqui. A expectativa é os estrangeiros comprarem R$1,5 bilhão aqui no Brasil, mas a previsão é que brasileiros comprem R$ 2,6 bilhões em sites estrangeiros. A gente tem que estar preparado para não deixar este mercado vazar para o mercado internacional”, alertou.

Marcelo Castro participou nesta quinta-feira, 28/11, no Rio de Janeiro, da última etapa do Ecom 2013, seminário de e-commerce com foco na Copa do Mundo de 2014 criado para inclusão digital comercial. Antes do Rio, o evento passou pelas outras 11 cidades-sedes da Copa e ainda por Florianópolis e Belém. “As 14 capitais, que são as doze da Copa mais Florianópolis e Belém, representam 90,2% do PIB (Produto Interno Bruto), então dá uma boa cobertura econômica também”, esclareceu.

Segundo o diretor, as empresas procuram se equipar melhor para atender aos clientes que, cada vez mais preferem fazer compras pela internet. Castro disse que, desde a primeira edição, o Ecom aumentou o número de participantes. Em 2011 foram 6 mil e este ano atingiu 11 mil. Além disso, o público se tornou mais qualificado.
 
Segundo o diretor, pesquisas do Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC Brasil) e a Câmara Nacional de Diretores Lojistas (CNDL), apontaram que, em média, 70 % de varejistas, lojistas e comerciantes brasileiros não tinham endereço na web. “Na  nova dinâmica da sociedade que a gente vive, onde o e-commerce cresce numa faixa de 30% ao ano, isso mostra que muitos comerciantes e lojistas estão fora desta onda, desse momento de oportunidade. Foi pensando nisso que o projeto Ecom fez em 2011 a sua primeira road show”, completou.

Numa prova que o brasileiro aderiu à Internet é a projeção da E-bit que as compras eletrônicas relacionadas ao Natal de 2013 devem movimentar R$ 3,85 bilhões. A expectativa representa um crescimento nominal (sem descontar a inflação) de 25%, na comparação com o mesmo período de 2012, quando o faturamento foi de R$ 3,06 bilhões.

De acordo ainda com a E-bit, entre 15 de novembro e 24 de dezembro, 10,3 milhões de compras devem ser feitas via internet. O tíquete médio estimado é de R$ 368. "O Natal é a data sazonal mais importante para o e-commerce e corresponde entre 15% a 20% do total das vendas do ano. Dessa vez, com a Black Friday, prevemos um peso ainda maior", afirmou o diretor-geral da E-bit, Pedro Guasti, em nota, referindo-se à quarta edição da Black Friday Brasil, que começa nesta sexta-feira (29) e vai até domingo (1º) tanto para compras em lojas virtuais como no varejo tradicional.

Fonte: Agência Brasil

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 30/07/2014 13:35
Level 3 reforça estratégia de Comunicação Unificada no Brasil

:: 30/07/2014 12:10
Comércio eletrônico: varejo não está preparado para os smartphones

:: 30/07/2014 11:45
Anatel se impõe metas anuais, com foco em contratos de compartilhamento

:: 29/07/2014 16:58
Espionagem faz China apertar o cerco à Microsoft, Google e Apple

:: 29/07/2014 16:14
TV paga:'Gatonet' migra para o serviço DTH de satélite

:: 29/07/2014 11:26
CVM será o fiel da balança na fusão Oi e Portugal Telecom

:: 29/07/2014 11:04
IBM assume operações da Scopus junto ao Bradesco

:: 29/07/2014 10:00
OTTs têm dificuldades para crescer no Brasil

:: 28/07/2014 12:26
Criptografia nacional é segura e não deve nada ao mercado internacional

:: 28/07/2014 11:35
eSocial: Um adeus a papelada e uma arma no combate à sonegação




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Por nota fiscal eletrônica, NeoGrid compra G2KA Sistemas

PRÓXIMA
Mercado de impressão respira e registra alta de vendas no Brasil



Soluções de TI Simples
Camisaria Colombo unifica comunicação com tablets

Uma das maiores redes de varejo de vestuário do Brasil reformulou sua plataforma de comunicação para os três mil colaboradores.

» Porta aberta à falha na Segurança
» CSO: pronto para assumir a culpa nas violações da segurança
» Não deixe a TI causar um estrago incalculável

Cobertura Especial BITS 2014

Games: O Brasil precisa repatriar seus melhores profissionais

Responsáveis pelo estudo patrocinado pelo BNDES sobre a indústria de Games no Brasil, os professores David Nakano e Luis Sakuda, falam da janela de oportunidade para quem faz games no país. A gamificação é top das prioridades.

» SEPRORGS: Poder de compra favorece às empresas estrangeiras
» Eficiência energética: De Santa Catarina para o mundo
» SENAI/SESI vão subsidiar ideias vencedoras do Grand Prix Inovação


Level 3 reforça estratégia de Comunicação Unificada no Brasil
:: 30/07/2014 :: Negócios

Provedora de serviços fechou uma parceria com a Microsoft para vender a plataforma de mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e reuniões online Lync.


Comércio eletrônico: varejo não está preparado para os smartphones
:: 30/07/2014 :: Negócios

As vendas por tablets e smartphones não param de crescer e até dezembro deverão responder por 10% do total comercializado no segmento, mas a maioria das lojas não está preparada para o canal. "Os sites móveis não existem", adverte Pedro Guasti, da E-Bit.


IBM assume operações da Scopus junto ao Bradesco
:: 29/07/2014 :: Negócios

As atividades de suporte e manutenção de hardware e software atualmente prestadas ao banco pela Scopus Tecnologia passarão a ser prestadas pela IBM. Scopus Soluções em TI permanecerá sob controle do Bradesco. Comunicado não fala de valores.


Direito do Consumidor: Rede social escancara insatisfação do brasileiro
:: 24/07/2014 :: Negócios

Se a relação é precária com os canais de relacionamento das empresas, as mídias sociais surgem como a opção mais rápida para estabelecer o diálogo. No dia-a-dia,o telefone ainda supera o e-mail.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Lições da Copa
:: Luiz Gonzaga Bertelli*

Veja as coberturas especiais do Convergência Digital



Veja a primeira edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC


A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina. Nessa primeira edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade: a governança da Internet. Boa leitura!

Clique aqui para ver todas as edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!