TELECOM

Wi-Fi Brasil: Oi dispara frente Net, Vivo e TIM. Pontos públicos não crescem

Ana Paula Lobo* ... 05/08/2013 ... Convergência Digital

O Wi-Fi ainda tem muito por crescer no Brasil. Os números de hotspots privados - contabilizados pela Anatel desde a segunda quinzena de maio - chegam a 22.973, com a Oi disparando na liderança com 18611 pontos ( aqui contam os pontos da parceria rede Fon).

A Net, que está na segunda posição, aparece com 3503 pontos de acesso, observando que a Anatel não contabiliza dados da Claro e da Embratel, também ligadas ao grupo América Móvil.  A provedora privada Linktel surge na terceira posição com 1640 pontos.

Nessa disputa, Vivo e TIM estão bem distantes da rival Oi. A Vivo soma 175 hotspots e a TIM, 89, segundo os dados da Anatel. A Sercomtel, do Paraná, aparece com 119. Já dados apurados no portal Teleco mostram que os hotspots públicos não crescem na velocidade esperada. O Brasil teria, hoje, cerca de seis mil hotspots públicos, somando acessos de bares, restaurantes e shoppings.

Nos municípios, o Wi-Fi também tem baixa presença. Segundo os números disponíveis no portal Teleco, apenas 795 dos 5560 municípios brasileiros dispõem de pontos de acesso Wi-fi, com 744 deles com conexão gratuita e atenção para as áreas rural, não atendidas pelas operadoras de telecom. Os números do Teleco são mais otimistas que os apurados pelo JiWire, portal global que acompanha a evolução do Wi-Fi.

No JiWre, o Brasil aparece com 4221 hotspots contabilizados, ficando bem distante de países como Coreia do Sul e Reino Unido - com 186.758 e 182.654, respectivamente. O país perde para Taiwan - com 24147 e para a Russia, com 16829.

*Com dados da Anatel e do portal Teleco


Arrecadação de multas aplicadas às teles pela Anatel ficou ainda pior

Se no triênio 2008 a 2010 a agência só conseguiu recolher 4% das sanções aplicadas contra as operadoras, entre 2011 e 2013, esse índice encolheu para 1,72%.

Definida metodologia para medir se cobertura da TV digital atingiu 93%

No caso de Brasília e São Paulo, as primeiras metrópoles a desligarem o sinal analógico, levantamentos começam ainda em 2015.

Leilão de posições de satélites fatura R$ 183,6 milhões

Embora quatro empresas tenham brigado por quatro posições, ágio chegou a 70% da soma dos preços mínimos. Houve disputa, mas canadenses (com duas), árabes e espanhóis levaram a melhor sobre franceses.

Oi expande Projeto Linhão e leva fibra óptica à região Norte

Iniciativa prevê a construção de 2400 kms de fibra em quatro estados. Investimentos, até agora, são de R$ 32 milhões.


Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G