TELECOM

Wi-Fi Brasil: Oi dispara frente Net, Vivo e TIM. Pontos públicos não crescem

Ana Paula Lobo* ... 05/08/2013 ... Convergência Digital

O Wi-Fi ainda tem muito por crescer no Brasil. Os números de hotspots privados - contabilizados pela Anatel desde a segunda quinzena de maio - chegam a 22.973, com a Oi disparando na liderança com 18611 pontos ( aqui contam os pontos da parceria rede Fon).

A Net, que está na segunda posição, aparece com 3503 pontos de acesso, observando que a Anatel não contabiliza dados da Claro e da Embratel, também ligadas ao grupo América Móvil.  A provedora privada Linktel surge na terceira posição com 1640 pontos.

Nessa disputa, Vivo e TIM estão bem distantes da rival Oi. A Vivo soma 175 hotspots e a TIM, 89, segundo os dados da Anatel. A Sercomtel, do Paraná, aparece com 119. Já dados apurados no portal Teleco mostram que os hotspots públicos não crescem na velocidade esperada. O Brasil teria, hoje, cerca de seis mil hotspots públicos, somando acessos de bares, restaurantes e shoppings.

Nos municípios, o Wi-Fi também tem baixa presença. Segundo os números disponíveis no portal Teleco, apenas 795 dos 5560 municípios brasileiros dispõem de pontos de acesso Wi-fi, com 744 deles com conexão gratuita e atenção para as áreas rural, não atendidas pelas operadoras de telecom. Os números do Teleco são mais otimistas que os apurados pelo JiWire, portal global que acompanha a evolução do Wi-Fi.

No JiWre, o Brasil aparece com 4221 hotspots contabilizados, ficando bem distante de países como Coreia do Sul e Reino Unido - com 186.758 e 182.654, respectivamente. O país perde para Taiwan - com 24147 e para a Russia, com 16829.

*Com dados da Anatel e do portal Teleco


Internet Móvel 3G 4G
Sem teles e varejo, chinesa Xiaomi deflagra guerra de preços no 3G e 4G

O brasileiro Hugo Barra, diretor internacional da fabricante chinesa, mandou um recado aos concorrentes: "Chegamos para 'disruptar'". O smartphone da Xiaomi, o Redmi 2, será produzido localmente na Foxconn, em Jundiaí, São Paulo, e terá custo de R$ 499,00.

Europa define fim do roaming e faz lei 'flex' para neutralidade de rede

Acordo entre o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu definiu que o roaming termina no dia 15 de junho de 2017.

Anatel prorroga prazo de indicações ao Conselho de Usuários

Edital prevê sete vagas para pessoas ou órgãos representativos dos consumidores, além de outras duas vagas para operadoras, sendo uma delas para empresas de pequeno porte.

Vivendi ganha status para definir destino da TIM na Telecom Italia

Operadora francesa - que abandonou o Brasil para investir na Itália - quer opinar sobre o futuro da tele brasileira. Telecom Italia, por sua vez, reitera a relevância da TIM.

STJ definirá se teles devem pagar dividendos para clientes do sistema Telebrás

Objetivo é dar tratamento unificado aos inúmeros processos que reclamam as ações devidas pelas empresas estatais – e suas sucessoras privadas – da época em que a compra de telefone fazia dos clientes sócios das operadoras.


Veja edição 13 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 13

Em ritmo acelerado


Pesquisa inédita encomendada pela Abranet ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação mostrou a relevância do segmento de Internet, cujas empresas faturaram R$ 144,7 bilhões em 2014. No período de 2012 a 2014, foram gerados 51.180 novos postos de trabalho, um incremento de 17,5%.

Clique aqui para ver outras edições

  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G