Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Internet

"Quem não usar IPv.6 ficará isolado da Internet", adverte NIC.br

:: Ana Paula Lobo*
:: Convergência Digital :: 06/06/2012

A partir desta quarta-feira, 06/06, a nova versão do protocolo Internet está ativo comercialmente e passa a fazer parte do dia-a-dia das empresas. E diversas empresas já estão comprometidas com a nova versão, entre elas, Google, Facebook e Yahoo, provedores de acesso, como Comcast e AT&T, dos Estados Unidos, Free, da França, e fabricantes de equipamentos de redes, como Cisco e D-Link.

No Brasil, o NIC.br coordenou de 06 a 12 de fevereiro, durante a Campus Party Brasil, um teste com as empresas. Participaram do evento 196 sítios Web, 21 provedores de acesso, e nove datacenters e provedores de hospedagem, incluindo Globo.com, Terra, UOL, iG, Tecla, Kinghost, entre outros, ativaram o IPv6 num grande teste regional. Como no World IPv6 Day, o teste também foi bem sucedido e muitos provedores decidiram manter o IPv6 ativo. Foi o caso, por exemplo, do Terra, do UOL, e da Globo (com o blog Techtudo).

Para disseminar a importância do IPv.6, a Sociedade da Internet no Brasil, entidade que representa a Internet Society no país, promoverá uma série de palestras para disseminar a importância do novo protocolo da Internet. “Já temos eventos confirmados em São Paulo, Salvador, Fortaleza e Jundiaí. As atividades não se encerram nesse dia, os materiais sobre a disseminação do IPv6 continuarão disponíveis para que outros eventos sejam organizados nos próximos meses”, informa Carlos Afonso, presidente da entidade. Mais informações sobre a iniciativa e os locais das palestras podem ser obtidas em: http://www.worldipv6launch.org e http://www.isoc.org.br.

O coordenador da iniciativa IPv6.br, do NIC.br, Antonio Moreiras, adverte que o lançamento mundial do IPv.6 nesta quarta-feira, 06, é um marco. "Os que ainda não começaram a implantar o IPv6, devem fazê-lo agora; caso contrário, correm o risco de verem-se, paulatinamente, isolados do restante da Internet”, afirma. O NIC.br recomenda ainda que todos os sítios Internet brasileiros, incluindo sítios de comércio eletrônico, bancos, governo, institucionais, blogs, além de servidores de correio eletrônico e outros serviços visíveis na Internet, tenham o IPv6 ativado até janeiro de 2013. O NIC.br também disponibiliza uma série de materiais didáticos, ferramentas e treinamentos gratuitos para facilitar a implantação do IPv6. Para saber mais acesse http://ipv6.br.

Oficialmente, a partir das 21h01 desta quarta-feira,06/06, (horário de Brasília), o número mundial de IPs vai crescer números robustos: atualmente são 4 bilhões de IPs (cada um diz respeito ao lugar ocupado por um dispositivo conectado na grande rede), que devem se expandir para milhões de milhões. A Cisco, projeta que, em 2016, 8 bilhões de dispositivos fixos e móveis terão capacidade para suportar o IPv6 - um crescimento de 7 bilhões de pessoas em relação a 2011. Ainda no ano de 2016, 45% da população mundial deverá estar conectada à internet, quadruplicando o tamanho atual da rede global. Isso representará mais de um bilhão de GB por ano (1,3 zetabytes).

O sistema utilizado até agora pela Internet, o IPv4 (versão 4 do protocolo), criado nos anos 70, oficialmente, foi considerado esgotado em 3 de fevereiro de 2011, quando a Icann (a instituição global que outorga esses endereços) informou que havia concedido os últimos cinco lotes da reserva de endereços IP com que contava para identificar os dispositivos na rede. O IPv.6 não substituirá, no entanto, o IPv.4. Os dois protocolos vão conviver até que a transição seja efetivada. Especialistas acreditam que esse processo ainda levará alguns anos.

*Com informações do NIC.br e de agências de notícias

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 20/05/2013 18:45
Yahoo vai às compras e reforça atuação nas plataformas móveis

:: 20/05/2013 10:45
Tablets e smartphones podem quintuplicar audiência do You Tube

:: 16/05/2013 17:40
Internet ainda está longe de ser instrumento de inclusão

:: 16/05/2013 11:10
Internet chega a 46,5% dos brasileiros

:: 16/05/2013 10:55
Raupp, do MCTI, defende Internet livre no país

:: 08/05/2013 15:46
Governo Obama apoia "grampo" na Internet

:: 22/04/2013 12:45
IPv.6: NIC.br oferece treinamento gratuito para redes corporativas

:: 11/04/2013 10:45
Dados pessoais na Internet estão fora de controle

:: 19/03/2013 16:53
Porta 25: Brasil sai da lista dos 10 mais que enviam spams

:: 18/03/2013 17:50
Pioneiros da Internet recebem prêmio de R$ 3 milhões


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
IPv6: Redes avançam, faltam os equipamentos pessoais

PRÓXIMA
Brasil é contra UIT no controle da Internet




Anatel: banda larga fixa tem mais de 90% da velocidade contratada
:: 17/05/2013 :: Internet

É o que indica a primeira divulgação do programa de medição da qualidade das conexões, por enquanto restritas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Apesar do resultado, presidente da agência, João Rezende, é cauteloso. “Estamos falando de três estados de maior desenvolvimento. Vamos aguardar os outros".


Anatel continua sem solução para medir conexões móveis
:: 17/05/2013 :: Internet

Agência admite que a implantação de um sistema para medição da banda larga móvel atrasou diante dos “problemas técnicos e operacionais”.


"Pai" da web defende aprovação do Marco Civil
:: 17/05/2013 :: Internet

No Brasil para a conferência WWW2013, no Rio de Janeiro, o físico inglês Tim Berners-Lee, que em 1989 desenvolveu o que se tornaria a world wide web, conclamou os brasileiros a adotarem a proposta de “direitos humanos” representada pelo projeto de lei. “Precisamos de algo que reforce a neutralidade de rede em benefício dos usuários”, afirmou.

» Em Raupp, do MCTI, defende Internet livre no país

Contra “pirataria”, indústria de copyright ataca os melhores clientes
:: 15/05/2013 :: Internet

Estudo encomendado pela Ofcom, o regulador britânico de telecomunicações, mostra que os internautas que mais baixam conteúdos “ilegais” são também os que gastam três vezes mais com arquivos legalizados do que aqueles que nunca “pirateiam”. 


Terminais Bloomberg tinham ‘backdoor’ para coletar informações
:: 13/05/2013 :: Internet

Nesta segunda-feira, 13/5, o editor chefe da Bloomberg News admitiu que os repórteres da empresa tinham acesso a informações pessoais dos clientes dos ‘Terminais Bloomberg” – uma espécie de computador que se espalhou no mundo financeiro na década de 1990 que traz informações de mercado. 



Brasil soma quase 50 mil celulares 4G

Aparelhos 3G já detêm 24,14% de market share. Consumo de celulares 4G triplicou em relação a março.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital



Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2013 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.