Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Inclusão Digital

PNBL sofre com falta de planejamento e monitoramento, adverte TCU

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 29/05/2012

Na avaliação das contas do governo federal em 2011, o Tribunal de Contas da União faz uma breve menção ao Plano Nacional de Banda Larga, apesar de destacar o programa no contexto das ações voltadas a melhorar a infraestrutura do país.

Segundo o TCU, “verificou-se que o PNBL deve abranger maior horizonte temporal de planejamento, ser atualizado e acompanhado periodicamente e contemplar metas mais detalhadas, com indicadores, prazos e unidades responsáveis por cada uma de suas ações”.

No lugar de indicações de resultados, ainda que parciais, do PNBL – talvez pela falta deles – o TCU indica preocupação com a efetiva operacionalização do programa e, nesse sentido, faz duas sugestões à Casa Civil – a primeira delas, quereative ou crie uma nova estrutura que funcione como Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital.

Em tese, desde o início do governo da presidenta Dilma Rousseff, as tarefas do Comitê Gestor, ou seja, a própria coordenação dos diferentes programas de inclusão digital, teriam migrado da Casa Civil para o Ministério das Comunicações – ou assim anunciou o Minicom quando Paulo Bernardo assumiu a pasta, e que tem como secretario executivo Cezar Alvarez, que era do Comitê Gestor no governo Lula.

Ou o TCU não foi informado dessa “migração” de competências ou elas não se efetivaram na prática. Tanto é que o Tribunal de Contas sugere, igualmente à Casa Civil, que as atividades de monitoramento relacionadas ao PNBL passem a fazer parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 17/05/2013 19:00
Anatel: banda larga fixa tem mais de 90% da velocidade contratada

:: 17/05/2013 18:45
Anatel continua sem solução para medir conexões móveis

:: 17/05/2013 11:57
"Pai" da web defende aprovação do Marco Civil

:: 15/05/2013 14:35
Contra “pirataria”, indústria de copyright ataca os melhores clientes

:: 15/05/2013 10:24
Minicom: 4G em 700MHz só depois que não houver interferência na TV

:: 14/05/2013 20:45
PNBL 2.0: investimento das teles será abatido de licitações

:: 14/05/2013 09:00
BNDES: esforço brasileiro em P&D está abaixo do esperado

:: 13/05/2013 16:36
Terminais Bloomberg tinham ‘backdoor’ para coletar informações

:: 13/05/2013 11:45
RNP amplia rede metropolitana de fibra óptica em Brasília

:: 13/05/2013 10:33
Crimes na Web: novo vírus para Facebook é focado no Brasil


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Telebras chega ao Amapá e reduz custo de links em 90%

PRÓXIMA
Cidades digitais: Apenas 262 prefeituras se inscrevem em programa



Leia a edição nº 4 da revista eletrônica do Convergência Digital

A quarta edição da revista eletrônica do portal Convergência Digital reúne matérias especiais sobre temas que estão na agenda do setor - crimes na Internet; computação na nuvem; carreira e compras públicas. Boa leitura!

Para ler no iPad, clique aqui


PNBL 2.0: investimento das teles será abatido de licitações
:: 14/05/2013 :: Inclusão Digital

Segundo Paulo Bernardo, para o apelidado PNBL 2.0, que terá como objetivo levar fibras ópticas a todos os municípios do país, serão calculados os aportes necessários para o cumprimento de obrigações de futuros leilões. "É consenso que vamos trocar obrigações por infraestrutura”, afirmou.


RNP amplia rede metropolitana de fibra óptica em Brasília
:: 13/05/2013 :: Inclusão Digital

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e a Universidade de Brasília, que coordena a infraestrura no Distrito Federal, ativam a primeira expansão da rede metropolitana da capital federal – batizada de Rede Gigacandanga – que se estende por 180km mas deve alcançar 380km de fibras ópticas entre diferentes instituições de ensino e pesquisa. 


Com demanda inesperada, Minicom recebe 1,9 mil pedidos de Cidades Digitais
:: 09/04/2013 :: Inclusão Digital

Inscrições foram concluídas na sexta-feira, 5/4 e agora resta o trabalho de fazer a seleção dos projetos. Programa conta com R$ 100 milhões para a implantação das redes municipais de fibras ópticas, o que significa escolher entre 150 e 200 municípios. 


Justiça nega acesso das teles a contratos da Telebras
:: 13/03/2013 :: Inclusão Digital

Operadoras questionavam os acertos com Eletrobras e Petrobras que permitiram a cessão do uso das redes de fibras ópticas que formam a base da infraestrutura do Plano Nacional de Banda Larga.

:: Telebras investiu R$ 600 milhões em fundos e garantiu lucro em 2012

Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Que venha a NASDAQ brasileira
:: Por Benito Paret*

Tradicionalmente pouco atendidas pelo mercado financeiro tradicional, as empresas nacionais de TI só teriam a ganhar com o suporte do mercado de capitais.




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2013 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.