Conteúdo nacional exige engenheiros de projeto
Convergência Digital - Cobertura Especial BITS 2012
:: Da redação - 03/05/2012
Para melhorar a qualidade dos investimentos no Brasil será necessário definir um planejamento estratégico para aumentar e atrair jovens interessados em se tornarem engenheiros de projetos, constata a Finep, agência de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O levantamento da Finep, produzido em parceria com o BNDES e a ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, constata que se por um lado, há uma crise ligada à capacitação, por outro, sem demanda contínua e estruturada não há como manter mão de obra ativa na quantidade e qualidade necessárias.
A falta de planejamento estratégico para manter a demanda e de instrumentos de apoio específicos, a alta carga tributária que afeta a competitividade das empresas e os modelos atuais de licitações, com compras em pacotes fechados e focados em preço, foram ainda algumas das dificuldades apontadas, assim como a pouca exigência de conteúdo local.
Objetivo do levantamento é dar subsídio para a elaboração de um Programa de Governo para o Setor de Engenharia de Projeto no País. O presidente da Finep, Glauco Arbix, afirma que a engenharia consultiva é fundamental para melhorar a qualidade de investimentos e assumiu: é preciso superar o atraso da área. Já o diretor do BNDES, Roberto Zurli Machado, afirmou que “sem uma boa engenharia não conseguimos desenvolver projetos de conteúdo nacional”.
Durante a BITS 2012, a capacitação brasileira para projetos inovadores estará presente à mesa de debates nas trilhas “As TIC alavancado negócios” e na “Novas Tecnologias e tendências”. Para maiores informações sobre a BITS 2012, acesse: www.bitsouthamerica.com.br
A edição 2012 da BITS teve o patrocínio do Sebrae, Banrisul e PROCEMPA.
Enviar por e-mail |
... |
Imprimir texto  |
| |
|
|
LEIA TAMBÉM:
17/05/2012
Inovar é assumir o risco do erro
11/03/2013
TIC responde por 20% dos investimentos de P&D no Brasil
15/05/2012
Inovação e eficiência desafiam as empresas brasileiras
03/05/2012
Conteúdo nacional exige engenheiros de projeto
16/04/2012
Dilma Rousseff: Brasil precisa fazer engenharia
29/03/2012
Inovação: Governo quer mais investimentos do setor privado
18/05/2012
Força da mente entra na mira da inovação nacional