NEGÓCIOS

Imposto de Renda: Menos de 1% dos contribuintes usou certificação digital

Da redação ... 03/05/2012 ... Convergência Digital

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 03/05, pelo ITI, responsável pela certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas(ICP-Brasil), das 25.244.122 declarações de pessoas físicas recebidas pela Receita Federal, pouco mais de 22 mil - 22.203 - utilizaram a tecnologia.

Na prática, 0,087% dos contribuintes adotaram o certificado digital para mandar suas declarações à Receita. Mas o ITI comemora os dados. Isso porque houve um incremento de 60% em relação ao exercício de 2009, quando 13.834 utilizaram seus certificados.

Mas a indução ao uso do certificado digital pela pessoa física é uma marca da Receita este ano. Tanto que o acesso identificado com validade jurídica proporcionado pelo certificado digital ICP-Brasil permitiu que a Receita Federal disponibilizasse no seu site (e-CAC) uma série de serviços, tornando assim o atendimento mais rápido e confortável para os contribuintes.


Rio Info 2015: Desoneração da folha é política estruturante do TI Maior

O presidente do TI Rio e coordenador do evento, Benito Paret, admite que o governo criou uma questão macroeconômica ao estender para vários segmentos a desoneração da folha de pagamento. Políticas de fomento à TI é uma das trilhas da 13ª edição do Rio Info 2015, que acontecerá de 15 a 17 de setembro, no Rio de Janeiro.

Com preços mais baixos, venda de PCs cresce e impulsiona mercado de Informática

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, o cenário é de queda de 3,1% nas vendas do comércio em geral em fevereiro, sobre fevereiro de 2014, pior desempenho desde 2003. Mas para equipamentos de informática e comunicação, as vendas foram 8,4% maiores no mesmo período.

STF derruba ação do DEM para impedir contratação de software livres no RS

Decisão de considerar improcedente a ADI 3.059, ajuizada há 13 anos contra a Lei gaúcha nº 11.871/2002, foi por unanimidade dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A ação foi movida pelo Democratas a pedido das empresas proprietárias de software.

Uber x táxis: Apps entram em batalha legal no Brasil

Ainda não se sabe como as autoridades vão reagir ao movimento dos taxistas e quais ações serão, efetivamente, tomadas. Ministério Público do Trabalho abriu investigações contra o Uber, que reitera: não é uma empresa de táxi, mas, sim, de tecnologia.

» Taxistas declaram guerra ao Uber e se manifestam no Brasil

Top 5 nos negócios, Brasil vira sede do Twitter na América Latina

Executivos do país assumem a gestão do microblog na região, entre eles, o diretor-geral da empresa, Guilheerme Ribenboim, que vai acumular o cargo de vice-presidente para a América Latina.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G