Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Internet

STJ livra Google e diz que provedor tem de cessar ofensa

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 02/05/2012

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou nesta quarta-feira, 02/05, jurisprudência, segundo a qual, provedor de internet não tem o dever de indenizar usuário prejudicado pela veiculação de conteúdo ofensivo na rede. Não há dano moral atribuído ao provedor no momento em que uma mensagem ofensiva é postada na rede. Entretanto, ele tem o dever de retirar tal conteúdo do seu ambiente virtual, fazendo cessar a ofensa.

Um usuário do Google ajuizou ação indenizatória por danos morais, alegando que sua imagem havia sido indevidamente exposta e denegrida no site de relacionamentos “Orkut”, no Brasil, do qual o provedor é hospedeiro e detentor do domínio. Em primeira instância, o pedido foi parcialmente aceito, para que fosse retirado definitivamente o conteúdo do site de relacionamentos, sob pena de multa diária. O usuário apelou.

Na apelação, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) condenou o Google ao pagamento de R$ 12 mil de indenização por danos morais, porque o provedor não teria fornecido a identificação de quem cometeu a ofensa. De acordo com o entendimento, “a recorrida [empresa] se torna solidariamente responsável pelos prejuízos de ordem moral causados ao recorrente [usuário] na medida em que não garante ao usuário a segurança necessária, permitindo a veiculação de conteúdo extremamente ofensivo”.

Obrigação de cessar a ofensa

No recurso especial interposto no STJ, o provedor afirmou que sua participação na divulgação não teria sido confirmada a ponto de ser responsabilizado pelos danos morais. Em relação a essa alegação, o ministro Sidnei Beneti, relator do recurso especial, deu razão ao provedor, consoante jurisprudência do Tribunal: “O dano moral decorrente de mensagens com conteúdo ofensivo inseridas no site pelo usuário não constitui risco inerente à atividade dos provedores de conteúdo, de modo que não se lhes aplica a responsabilidade objetiva do mencionado dispositivo legal”, disse.

Em contrariedade à posição do TJMT, o relator afirmou que o Google não tem obrigação de fornecer informações acerca do usuário ofensor, mas de fazer cessar a ofensa. De acordo com precedente da Quarta Turma, no momento em que uma mensagem ofensiva é veiculada, “há o dever de o provedor retirar tal mensagem do seu ambiente virtual, mas sua responsabilização civil vai depender de sua conduta, se omissiva ou não, levando-se em conta a proporção entre sua culpa e o dano experimentado por terceiros.” (REsp 1.175.675)

Diante disso, a Terceira Turma, em decisão unânime, deu provimento ao recurso especial, afastando a responsabilidade do Google pelos danos morais e, consequentemente, julgando improcedente a ação, condenando o autor ao pagamento de custas, despesas processuais e honorários advocatícios.

Fonte: Assessoria do STJ

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 20/05/2013 09:45
STJ condena Google por descumprir ordem judicial

:: 26/04/2013 16:31
Justiça de SP sustenta multa de R$ 2,2 milhões ao Google

:: 26/04/2013 13:45
Guerra de patentes: Microsoft vence batalha contra o Google

:: 25/04/2013 15:33
Governo do Brasil lidera pedidos de remoção de conteúdo ao Google

:: 19/04/2013 11:55
Caso Google: MP não cede e cobra quebra do sigilo do GMail

:: 18/04/2013 13:30
STJ determina a quebra do sigilo do GMail

:: 16/04/2013 17:45
Google descarta bloqueio ao Facebook Home

:: 25/03/2013 09:20
Google vai à Justiça para pedir fim de processo no país

:: 13/03/2013 10:30
Google: insegurança jurídica prejudica uso da nuvem no Brasil

:: 08/03/2013 14:22
Google faz nova rodada de cortes na Motorola Mobility


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Marco Civil: Internautas divergem sobre neutralidade e guarda de logs

PRÓXIMA
Para Idec, aluguel de filmes pela Internet tem práticas abusivas



Leia a edição nº 4 da revista eletrônica do Convergência Digital

A quarta edição da revista eletrônica do portal Convergência Digital reúne matérias especiais sobre temas que estão na agenda do setor - crimes na Internet; computação na nuvem; carreira e compras públicas. Boa leitura!

Para ler no iPad, clique aqui


Anatel: banda larga fixa tem mais de 90% da velocidade contratada
:: 17/05/2013 :: Internet

É o que indica a primeira divulgação do programa de medição da qualidade das conexões, por enquanto restritas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Apesar do resultado, presidente da agência, João Rezende, é cauteloso. “Estamos falando de três estados de maior desenvolvimento. Vamos aguardar os outros".


Anatel continua sem solução para medir conexões móveis
:: 17/05/2013 :: Internet

Depois de cogitar até colocar equipamentos em carros dos Correios, a Anatel admite que a implantação de um sistema para medição da banda larga móvel atrasou diante dos “problemas técnicos e operacionais”.


"Pai" da web defende aprovação do Marco Civil
:: 17/05/2013 :: Internet

No Brasil para a conferência WWW2013, no Rio de Janeiro, o físico inglês Tim Berners-Lee, que em 1989 desenvolveu o que se tornaria a world wide web, conclamou os brasileiros a adotarem a proposta de “direitos humanos” representada pelo projeto de lei. “Precisamos de algo que reforce a neutralidade de rede em benefício dos usuários”, afirmou.

» Em Raupp, do MCTI, defende Internet livre no país

Contra “pirataria”, indústria de copyright ataca os melhores clientes
:: 15/05/2013 :: Internet

Estudo encomendado pela Ofcom, o regulador britânico de telecomunicações, mostra que os internautas que mais baixam conteúdos “ilegais” são também os que gastam três vezes mais com arquivos legalizados do que aqueles que nunca “pirateiam”. 


Terminais Bloomberg tinham ‘backdoor’ para coletar informações
:: 13/05/2013 :: Internet

Nesta segunda-feira, 13/5, o editor chefe da Bloomberg News admitiu que os repórteres da empresa tinham acesso a informações pessoais dos clientes dos ‘Terminais Bloomberg” – uma espécie de computador que se espalhou no mundo financeiro na década de 1990 que traz informações de mercado. 



4G supera marca de 100 milhões de conexões

De janeiro a maio, foram feitas 32 milhões de adições líquidas à base 4G.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Em telecom, priorizar é mais que preciso
:: Por Rogério Tomirotti*

Tratar as informações de acordo com a sua importância e evitar, a todo custo, congestionamento como forma de garantir a qualidade de serviço é tarefa essencial para evitar congestionamentos e paradas de redes.




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2013 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.