SEGURANÇA

Conficker segue sendo o grande vilão para as corporações

Da redação ... 27/04/2012 ... Convergência Digital

O worm Conficker – programa malicioso que se replica e espalha para outros computadores – foi detectado cerca de 220 milhões de vezes em todo o mundo nos últimos dois anos e meio, tornando-se uma das maiores ameaças para as empresas. De acordo com relatório divulgado pela Microsoft, as detecções trimestrais do worm aumentaram em mais de 225% desde o início de 2009. Somente no quarto trimestre do ano passado, ele foi detectado em 1,7 milhão de sistemas em todo o mundo.

A pesquisa mostrou ainda que 92% das infecções resultaram de senhas fracas ou roubadas, e 8% exploravam vulnerabilidades. "O Conficker é um dos maiores problemas de segurança que enfrentamos, mas está ao nosso alcance nos defender dele, basta adotar fundamentos básicos de proteção", disse Tim Rains, diretor de computação confiável da Microsoft.

O Brasil tem registrado por muito tempo um índice de detecções superior ao da média em roubo de senhas e ferramentas de monitoramento por causa da prevalência de malwares (ou códigos maliciosos) como Win32/Bancos e Win32/Banker que têm como alvo clientes de bancos. O estudo analisou dados de mais de 600 milhões de sistemas no mundo.


IPv6: Bancos correm para corrigir bug em plug in que bloqueia Internet

Instituições como Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica já estão recebendo uma nova versão do plug in de segurança, revelou Antonio Marcos Moreiras, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do IPv6.br.

» IPv6: Bug em plugin de segurança dos bancos brasileiros bloqueia acesso à Internet

Criptografia nacional pronta para funcionar em qualquer smartphone e tablet

A ZTEC, empresa de Brasília e credenciada como Empresa Estratégica de Defesa do Governo, aposta no cartão MCI SD, que funciona no lugar do cartão de memória, para avançar no mercado privado.

Ex-diretor diz que segurança cibernética do governo está nas mãos de "dois vampiros e um 'zumbi'"

Congresso Nacional de Segurança CibernéticaFoi assim que o ex-diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), Raphael Mandarino, se referiu ao Serpro e à Dataprev, além da Telebras. Para ele, as ações do Governo Dilma são "patéticas" na área de Segurança.

Mais da metade das empresas brasileiras não exige troca de senha dos funcionários

Congresso Nacional de Segurança CibernéticaUma pesquisa realizada pela FIESP mostra ainda que 96,4% das corporações ainda acreditam que os antivírus já previnem as ameaças virtuais. O estudo também revela que 47% das companhias não monitoram os e-mails dos seus funcionários.

Ataques DDoS multiplicam e incidentes superam a casa de 1 milhão no Brasil

Número desse tipo de ataque cresce 21 vezes. Notificações de incidentes de rede cresceram 197% e de acordo com dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) passaram de 1 milhão.


Cobertura especial - Segurança - Biometria - Reconhecimento Facial
Bancos brasileiros testam reconhecimento facial

"A informação em tempo real ficou decisiva no combate ao crime", diz  o diretor de Negócios para a área de Governo da NEC Brasil, Massato Takakuwa.

Veja mais desta cobertura especial de segurança

  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G