SEGURANÇA

Conficker segue sendo o grande vilão para as corporações

Da redação ... 27/04/2012 ... Convergência Digital

O worm Conficker – programa malicioso que se replica e espalha para outros computadores – foi detectado cerca de 220 milhões de vezes em todo o mundo nos últimos dois anos e meio, tornando-se uma das maiores ameaças para as empresas. De acordo com relatório divulgado pela Microsoft, as detecções trimestrais do worm aumentaram em mais de 225% desde o início de 2009. Somente no quarto trimestre do ano passado, ele foi detectado em 1,7 milhão de sistemas em todo o mundo.

A pesquisa mostrou ainda que 92% das infecções resultaram de senhas fracas ou roubadas, e 8% exploravam vulnerabilidades. "O Conficker é um dos maiores problemas de segurança que enfrentamos, mas está ao nosso alcance nos defender dele, basta adotar fundamentos básicos de proteção", disse Tim Rains, diretor de computação confiável da Microsoft.

O Brasil tem registrado por muito tempo um índice de detecções superior ao da média em roubo de senhas e ferramentas de monitoramento por causa da prevalência de malwares (ou códigos maliciosos) como Win32/Bancos e Win32/Banker que têm como alvo clientes de bancos. O estudo analisou dados de mais de 600 milhões de sistemas no mundo.


Resiliência e Segurança
Se a TI parar quanto essa falha vai custar para o seu negócio?

Estudo adverte aos gestores de TI: se a resiliência não for integrada na adoção inicial de cloud, as organizações estarão aceitando riscos, quer realizem isso ou não.

Governo do Maranhão troca celulares por rádio digital na segurança pública

Tecnologia será ofertada pela Motorola Solutions e será usada na proteção de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que vivem na região metropolitana de São Luís, capital do estado. Os valores do contrato não foram revelados.

Vírus infectam mais de 1 milhão de domínios no mundo

O phishing ainda é o ataque mais praticado para o roubo de dados pessoais, senhas e número de cartões de crédito.

Acordo de transferência de dados entre EUA e UE vai prever suspensão automática

Segundo a comissária de Justiça da União Europeia, Vera Jourova, novo ‘Safe Harbor’ terá cláusula preventiva para o caso de novos indicadores de que a privacidade dos europeus não é respeitada.

ONG de direitos digitais acusa Google de rastrear estudantes nos EUA

Eletronic Frontier Foundation (EFF) apresentou uma queixa à Comissão Federal do Comércio, a agência americana de defesa do consumidor, na qual alega que as ferramentas educacionais violam a privacidade de alunos a partir de sete anos.


Cobertura especial - Segurança - Biometria - Reconhecimento Facial
Bancos brasileiros testam reconhecimento facial

"A informação em tempo real ficou decisiva no combate ao crime", diz  o diretor de Negócios para a área de Governo da NEC Brasil, Massato Takakuwa.

Veja mais desta cobertura especial de segurança

  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G