SEGURANÇA

Serpro monta força-tarefa contra ataque de hackers

Ana Paula Lobo ... 26/04/2012 ... Convergência Digital

Na reta final para a entrega das declarações de Imposto de Renda - o prazo termina no dia 30 de abril - o Serpro sustenta que o sistema teve apenas 65% da sua capacidade. Também trabalha com ações pró-ativas para evitar os ataques do cibercriminosos.

"São mais de 1,5 milhão de tentativas/dia para invadir nossos sistemas e nesses dias finais de Imposto de Renda os olhos se voltam para nós", diz o presidente da estatal, Marcos Mazoni. Segundo ele, o grupo dedicado à Segurança da Informação definiu medidas pró-ativas para evitar qualquer dano ao cidadão. "Há políticas sendo adotadas para garantir o maior grau de segurança possível", diz.

De acordo ainda com o presidente do Serpro, o sistema de entrega das declarações de imposto de renda pode, sim, passar por momentos de pico de demanda, como, aliás, acontece todos os anos pela tradicional 'mania' do brasileiro de deixar tudo para a última hora.

"Se todo mundo decidir entregar no mesmo horário, podemos ter alguma falha pontual ou com mais tempo para finalizar a entrega, mas estamos muito bem adequados para suportar todo o processamento", garante Mazoni.

Indagado sobre os problemas enfrentados durante a entrega do Simples Nacional - que teve prazo prorrogado por cinco dias, em função das dificuldades de acesso ao sistema da Receita, o presidente do Serpro diz que o formulário do Simples era bem mais sofisticado.

"São mais dados para processar, o modelo é diferente, mas o processo também andou conforme o esperado". Segundo dados da Receita, pelo menos 400 mil empresas não acertaram suas contas com o Fisco até o dia 20 de abril, prazo limite para a entrega das declarações do Simples.

A quatro dias do prazo de encerramento, oito milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2012, revela balanço da Receita Federal. Até o momento, foram entregues 16.953.744 declarações – 67% do total estimado pela Receita (25 milhões de declarações este ano).

Os contribuintes que enviaram a declaração podem acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 para identificar eventuais pendências e evitar a retenção na malha fina. O documento pode ser acessado no Centro Virtual de Atendimento ao contribuinte (e-CAC) cinco dias após o envio da declaração.


ESPECIAL » ESPIONAGEM DIGITAL
Espionagem: EUA negam pedido de perdão para Edward Snowden

Documento assinado por mais de 167 mil pessoas foi rejeitado pelo governo Obama. Snowden, que denunciou a espionagem a autoridades, entre elas, a presidente Dilma Rousseff, se voltar ao país poderá ser condenado a 30 anos de prisão.


Clique aqui para ver a cobertura completa

PSafe diz que Baidu quer denegrir uma empresa nacional

Em comunicado ao mercado, a companhia sustenta que não 'foi formalmente intimada a respeito da ação judicial proposta pela Baidu com a justificativa de concorrência desleal'.

Justiça manda PSafe apagar em cinco dias mensagens ofensivas ao Baidu

Sentença da 11ª Vara de Justiça Cível de São Paulo também determinou a suspensão de uma ação da PSafe contra a Baidu. Disputa entre empresas mobiliza segmento de segurança.

Crimes na Web: Câmara amplia pena para uso da falsa identidade

Parlamentares da Comissão de Constituição e Justiça querem penas mais longas para os cibercriminosos. Medida muda o Código Penal.

Bug no Android: usuários precisam atualizar seus celulares

Mais de 950 milhões de aparelhos no mundo podem ter ficado vulneráveis a uma falha, considerada a 'mais perigosa' já constatada no sistema operacional do Google. E ainda há risco, advertem especialistas.

ESET: Falsos aplicativos roubam 500 mil senhas de acesso ao Facebook

Falsas versões dos jogos utilizavam um trojan (Cavalo de Troia), identificado como "Android/Spy.Feabme". Já foram retirados da loja pelo Google, mas isso não impediu que 500 mil usuários caíssem no golpe.


Cobertura especial - Segurança - Biometria - Reconhecimento Facial
Bancos brasileiros testam reconhecimento facial

"A informação em tempo real ficou decisiva no combate ao crime", diz  o diretor de Negócios para a área de Governo da NEC Brasil, Massato Takakuwa.

Veja mais desta cobertura especial de segurança

  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G