Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Segurança

Serpro monta força-tarefa contra ataque de hackers

:: Ana Paula Lobo
:: Convergência Digital :: 26/04/2012

Na reta final para a entrega das declarações de Imposto de Renda - o prazo termina no dia 30 de abril - o Serpro sustenta que o sistema teve apenas 65% da sua capacidade. Também trabalha com ações pró-ativas para evitar os ataques do cibercriminosos.

"São mais de 1,5 milhão de tentativas/dia para invadir nossos sistemas e nesses dias finais de Imposto de Renda os olhos se voltam para nós", diz o presidente da estatal, Marcos Mazoni. Segundo ele, o grupo dedicado à Segurança da Informação definiu medidas pró-ativas para evitar qualquer dano ao cidadão. "Há políticas sendo adotadas para garantir o maior grau de segurança possível", diz.

De acordo ainda com o presidente do Serpro, o sistema de entrega das declarações de imposto de renda pode, sim, passar por momentos de pico de demanda, como, aliás, acontece todos os anos pela tradicional 'mania' do brasileiro de deixar tudo para a última hora.

"Se todo mundo decidir entregar no mesmo horário, podemos ter alguma falha pontual ou com mais tempo para finalizar a entrega, mas estamos muito bem adequados para suportar todo o processamento", garante Mazoni.

Indagado sobre os problemas enfrentados durante a entrega do Simples Nacional - que teve prazo prorrogado por cinco dias, em função das dificuldades de acesso ao sistema da Receita, o presidente do Serpro diz que o formulário do Simples era bem mais sofisticado.

"São mais dados para processar, o modelo é diferente, mas o processo também andou conforme o esperado". Segundo dados da Receita, pelo menos 400 mil empresas não acertaram suas contas com o Fisco até o dia 20 de abril, prazo limite para a entrega das declarações do Simples.

A quatro dias do prazo de encerramento, oito milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2012, revela balanço da Receita Federal. Até o momento, foram entregues 16.953.744 declarações – 67% do total estimado pela Receita (25 milhões de declarações este ano).

Os contribuintes que enviaram a declaração podem acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 para identificar eventuais pendências e evitar a retenção na malha fina. O documento pode ser acessado no Centro Virtual de Atendimento ao contribuinte (e-CAC) cinco dias após o envio da declaração.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 05/11/2014 15:45
Receita disponibiliza app para parcelamento do Simples

:: 03/11/2014 13:03
Receita cria big data com dados do imposto de renda

:: 17/09/2014 16:15
Receita prepara sistema de notificações por celular

:: 20/05/2014 15:40
Facebook anuncia a chegada de Premium Video Ads ao Brasil

:: 07/05/2014 09:26
Receita lança app para facilitar preenchimento do Carnê-Leão

:: 07/04/2014 11:11
Brasileiro com bitcoins vai declarar à Receita e pagar imposto de renda

:: 03/04/2014 10:40
Receita usa e-book para esclarecer dúvidas de empresas

:: 16/10/2013 17:00
Receita: Escrituração Fiscal dispensará apresentação do IR pessoa jurídica

:: 11/09/2013 12:02
eSocial: corrida à integração de dados

:: 05/09/2013 13:00
eSocial: unificação dos cadastros e cruzamento dos dados dão dor de cabeça




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Conficker segue sendo o grande vilão para as corporações

PRÓXIMA
Web Brasil: Ataques a servidores cresceram 116,3% e tentativas de fraudes, 51,2%




Governo da Alemanha alerta contra backdoor no Windows 8
:: 24/11/2014 :: Segurança

Para o departamento de segurança da informação do país, o uso combinado do programa com um chip de armazenamento de chaves criptográficas pode levar à “perda do controle sobre o sistema operacional e o hardware utilizado”, o que representaria riscos no caso de computadores envolvidos com infraestruturas críticas.


Malware Regin tem como alvo os provedores de serviços de Telecom
:: 24/11/2014 :: Segurança

Malware usa diversos recursos de 'camuflagem' e tem sido usado para espionar governos. Ele retornou ao mercado em 2013 e é classificado como "muito adequado a operações persistentes e de longo prazo de vigilância contra alvos".


Crimes virtuais entram na agenda oficial do Governo Dilma
:: 21/11/2014 :: Segurança

O Governo criou um grupo para monitorar os crimes nas redes sociais. O objetivo é receber e analisar denúncias sobre páginas na Internet que promovam o ódio e apologia à violência e à discriminação. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, houve aumento entre 300% e 600% no registro desse tipo de violação no país entre 2013 e 2014.


Heartbleed não está dominado e pode chegar aos conversores de TV a cabo
:: 18/11/2014 :: Segurança

"A gestão dos ativos de Telecom cabem às provedoras de serviços. Os modems são vulneráveis e precisam ser testados", adverte Emanuel Almeida, responsável pela Codenomicon na América Latina. Pelo menos 300 mil servidores seguem infectados pelo Heartbleed. Empresa quer atuar na Segurança Cibernética no Brasil.



FBI não gostou do iPhone 6: ele dificulta os serviços de espionagem
:: Por Wilians Geminiano*

Cobertura em vídeo do Convergência Digital

Veja as coberturas especiais do Convergência Digital



Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC . nº 2


Nesta segunda edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade dos gestores de TI: o BIG DATA

A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina.

Clique aqui para ver outras edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!