Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Negócios

Google diz não lembrar de ter que pagar pelo uso da Java

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 24/04/2012

O ex-presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, testemunhou em corte nesta terça-feira, 24/04, alegando que não lembra se funcionários de sua empresa haviam informado a ele em 2005 que a companhia teria de pagar por uma permissão da Sun Microsystems para utilizar a linguagem de programação Java.

A Oracle processou o Google em agosto de 2010, dizendo que o sistema operacional Android, do Google, infringia seus direitos autorais e patentes relativos à linguagem de programação Java. O Google respondeu dizendo que não viola as patentes da Oracle e que ela não pode licenciar certas partes do Java, uma linguagem "open source", isto é, de código aberto.

Schmidt, que foi presidente-executivo do Google por dez anos antes de assumir o cargo de presidente do conselho no ano passado, foi a última testemunha da Oracle. O Google convocou-o então novamente como sua primeira testemunha de defesa. Antes de se juntar ao Google, Schmidt foi vice-presidente de tecnologia da Sun Microsystems, que desenvolveu o Java. A Oracle adquiriu a Sun por 7,4 bilhões de dólares em 2010.

Sob questionamentos pelo advogado da Oracle, David Boies, a Schmidt foi mostrada uma apresentação de 2005 aos executivos do alto escalão do Google, em que dizia que o Google "precisa" adquirir a permissão da Sun. Entretanto, Schmidt disse que não se lembrava se o incidente se deu dessa maneira. Schmidt também reconheceu dizer que o Google derivava receita suficiente de anúncios no Android para financiar o sistema operacional e "muito" mais.

"A meta era conseguir o máximo possível de usuários numa nova plataforma que pudesse explorar a internet", disse Schmidt a respeito do Android. O julgamento, que deve durar pelo menos oito semanas, foi dividido em três fases: responsabilidade por copyright, alegações de infração de patentes, e danos.

Em uma etapa anterior do caso, as estimativas de possíveis danos contra o Google foram de até 6,1 bilhões de dólares. Mas o Google conseguiu limitar parte das alegações de infração de patentes da Oracle e reduziu possíveis indenizações. A Oracle busca cerca de 1 bilhão de dólares em danos contra direitos autorais.

O júri tomará sua decisão baseando-se apenas em responsabilidade por copyright antes de ouvir evidências relativas à violação de patentes. O juiz distrital William Alsup pode também decidir sobre algumas das questões sobre direitos autoriais.

Fonte: Agência Reuters

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 26/04/2013 13:45
Guerra de patentes: Microsoft vence batalha contra o Google

:: 09/04/2013 15:45
Microsoft e Nokia usam o Android para acirrar briga com o Google

:: 19/03/2013 17:12
Android vira arma de ciberespionagem e concentra 99% das ameaças móveis

:: 13/11/2012 13:45
Guerra móvel: Microsoft e Google se enfrentam em julgamento do ano

:: 05/11/2012 11:22
Android reina no mundo dos smartphones

:: 25/10/2012 16:00
Malwares para Android crescem 480% em três meses

:: 27/08/2012 15:39
Android está sob ameaça de 5.033 aplicativos maliciosos

:: 02/07/2012 10:24
Apple x Samsung: Duelo acirra nos EUA

:: 27/06/2012 15:00
Google lança novo Android e entra no mundo dos tablets

:: 04/06/2012 11:20
Wi-Fi público aumenta ameaça ao Android


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Intel contesta multa bilionária imposta pela União Europeia

PRÓXIMA
Classes C,D e E responderam por 56% das compras online no Brasil




BNDES: esforço brasileiro em P&D está abaixo do esperado
:: 14/05/2013 :: Negócios

O diretor das áreas Industrial e de Mercado de Capitais da instituição, Julio Ramundo, admitiu que a participação do setor privado nacional nos investimentos em P&D permanece abaixo da média mundial. Em algumas economias, o investimento privado nessa área supera 2% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos no país.Já o setor privado no Brasil investe somente 0,6% do PIB.


Sem energia, São Paulo corre risco de perder datacenters
:: 08/05/2013 :: Negócios

O diretor comercial da Locaweb, Alex Glikas, afirmou durante o Floripa TICs Fórum que, até 2018, não há como a Eletropaulo ampliar a capacidade de fornecimento de energia na capital paulista. Empresa já estuda lugares para instalar uma nova unidade.


Rio Info 2013 discute qualidade do software nacional
:: 29/04/2013 :: Negócios

Evento, agendado para 17 a 19 de setembro, discutirá o uso da norma 29110, da ABNT voltada para certificar o desenvolvimento de software por pequenas empresas. Também debaterá o impacto da CERTICs, instrumento criado pelo governo Dilma com intuito de melhorar a competitividade das empresas nacionais.  O 'torcedor digital' ganha espaço.


Compusoftware busca parceiros no modelo de franquia
:: 23/04/2013 :: Negócios

CDTV

Empresa, do grupo Globalweb Corp, planeja ampliar presença no Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo através de alianças comerciais, revela Adriano Vieira, COO da Compusoftware.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Adesões às atas de registro de preços: uma possibilidade jurídica
:: Por Roberto Schultz*

Com o Decreto 7892/2013, o governo reviu o seu processo de compras e tomou medidas que afetam diretamente o mercado de Tecnologia da Informação.





Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2013 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.