INTERNET

Banda larga: 10 milhões de novas conexões no 1º tri

Da redação ... 20/04/2012 ... Convergência Digital

O total de acessos em banda larga fixa e móvel ultrapassou 68,5 milhões no primeiro trimestre deste ano, com crescimento de 73% em relação a março do ano passado. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos três primeiros meses deste ano, mais de 10 milhões de novas conexões foram ativadas, a um ritmo de mais de um novo acesso por segundo. Nos últimos doze meses, o país somou 29 milhões de novas conexões.

Segundo ainda a Telebrasil, a cobertura dos serviços também apresentou expansão nesse período, alcançando 2.856 municípios com banda larga móvel, pelas redes de terceira geração (3G). A infraestrutura de banda larga fixa, por sua vez, está presente em todos os municípios brasileiros. Nos últimos doze meses, a cobertura 3G dobrou seu alcance, tendo sido ativados 1.446 novos municípios nesse período, numa média de quatro cidades por dia.

Do total de 68,5 milhões de acessos à internet rápida alcançados em março, 16,5 milhões são em banda larga fixa e 52 milhões são em banda larga móvel. As conexões fixas cresceram 9% se comparadas com o primeiro trimestre do ano passado, quando havia no País, 15,1 milhões de acessos fixos. Nesse período de doze meses, 1,4 milhão de novas conexões foram ativadas.

A banda larga móvel mais que dobrou em número de acessos nos últimos doze meses. Desde março do ano passado, foram ativadas 27,5 milhões de conexões, com crescimento de 112% nesse período. Do total de acessos móveis, 8,5 milhões são modems e 43,5 milhões são celulares de terceira geração, que permitem conexão à internet. Esse segmento, que inclui os smartphones, cresceu 140% desde março do ano passado.


Senador defende aprovação da regulamentação do Uber no Brasil

Para o senador e autor do projeto, Ricardo Ferraço, do PMDB/ES, apesar das angústias dos taxistas, será impossível o Senado impedir a oferta do serviço no Brasil, já que é um fenômeno que ocorre no mundo.

WhatsApp é o serviço que mais cresce na preferência do internauta

O Snapchat também tem forte adesão, revela estudo da Pew Research. Já o consumo das demais redes sociais  - Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Twitter - estagnou.

Avança no Senado PEC que inclui direito à Internet na Constituição

Proposta de emenda à Constituição foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O texto ainda terá de ser votado em dois turnos pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Governança da Internet: EUA adiam o fim do contrato com a ICANN

Extensão do prazo já era esperada uma vez que ainda não foi aprovado o plano de transição para a ‘globalização’ das funções de atribuição de nomes e números da internet. Mas NTIA ressalta que a data pode ser esticada por mais três anos.

Revista Abranet 13 . Junho 2015
Veja edição 13 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet Pesquisa inédita encomendada pela Abranet ao IBPT mostrou a relevância do segmento de Internet, cujas empresas faturaram R$ 144,7 bilhões em 2014. No período de 2012 a 2014, foram gerados 51.180 novos postos de trabalho, um incremento de 17,5%.
Clique aqui para ver outras edições