Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Negócios

Classes C,D e E responderam por 56% das compras online no Brasil

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 20/04/2012

Dos 31 milhões de brasileiros que fizeram compras pela internet em 2011, 56% estão nas classes C, D e E. O mercado de comércio eletrônico faturou R$ 18,7 bilhões no ano passado. Quem quer ganhar o público da classe média não deve ficar de fora da rede. A internet, como destacou o sócio-fundador do site Buscapé, Romero Rodrigues, dá aos proprietários de pequenos negócios chances reais de competir com grandes empresas, durante sua participação no Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, do Sebrae, realizado na capital paulista.

“O pequeno varejo consegue construir e manter uma imagem na internet. E tem vantagens como fazer marketing mais barato e contar com vários lugares gratuitos para anunciar, como sites de comparação de preços, páginas amarelas e classificados. Facilitar a interação social traz cada vez mais resultado”, afirmou Rodrigues.

Os próprios emergentes que passaram a compor a classe média podem ser futuros empreendedores. Um estudo feito pelo Data Popular mostra que seis em cada dez pessoas da classe C querem abrir a própria empresa em algum momento da vida. “O emprego formal nos trouxe até aqui, mas é o empreendedorismo que vai nos levar adiante. A carteira assinada e o concurso público deixam de ser vistos como fim. A classe C os vê apenas como trampolim para chegar ao ponto de abrir o próprio negócio”, enfatizou Meireles.

A maior parte, no entanto, não se sente apta para empreender. A pesquisa do Data Popular mostra que apenas um terço se considera preparado para abrir o próprio negócio. “Muitas dessas pessoas querem empreender. O desafio é como dar asas sustentáveis a esse público. É preciso oferecer assessoria mercadológica, capacitação profissional, cooperativismo, microcrédito, entre outros”, finalizou Marcelo Neri, da FGV.

Dados apresentados no evento mostram que a classe C, responsável por movimentar R$ 1 trilhão na economia brasileira em 2011, consome quase metade do que é vendido em alimentos e bebidas no país e possui metade dos cartões de crédito em operação. As pessoas da classe de renda intermediária correspondem a um universo de 105 milhões de consumidores que podem se tornar compradores dos produtos e serviços das micro e pequenas empresas (MPE).

Fonte: Agência Sebrae

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 21/08/2014 18:13
700 MHz vai levar telefonia móvel a 4,5 mil distritos rurais

:: 21/08/2014 15:05
e-Commerce: Dia dos Pais gera tráfego de 69,59 megabytes por segundo

:: 21/08/2014 13:00
BNDES investe R$ 41,3 milhões em seis empresas de TI

:: 21/08/2014 12:45
Gestores de TI: Quatro maneiras de evitar os ataques DDoS

:: 20/08/2014 12:32
'Machete': A nova arma dos hackers na espionagem cibernética

:: 20/08/2014 10:40
Anatel julga primeiro litígio da plataforma de atacado

:: 19/08/2014 18:23
M2M impulsiona negócios da Celistics com SIMCards no Brasil

:: 19/08/2014 11:14
São Paulo terá isenção de ICMS para banda larga de até 2 Mbps

:: 18/08/2014 16:51
Cobrança da CIDE dos datacenters abre espaço para disputa judicial

:: 18/08/2014 10:53
Minicom aprova mais R$ 217 milhões em projetos do REPNBL




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Google diz não lembrar de ter que pagar pelo uso da Java

PRÓXIMA
Android é importante, mas não é crítico, diz Google



Soluções de TI Simples
Ações humanas respondem por mais de 95% dos incidentes de segurança

Má gestão é também um elo para os ataques dos cibercriminosos.

» Cibersegurança está fora da rota das empresas no Brasil
» CSO: pronto para assumir a culpa nas violações da segurança
» Não deixe a TI causar um estrago incalculável

Cobertura Especial BITS 2014

Games: O Brasil precisa repatriar seus melhores profissionais

Responsáveis pelo estudo patrocinado pelo BNDES sobre a indústria de Games no Brasil, os professores David Nakano e Luis Sakuda, falam da janela de oportunidade para quem faz games no país. A gamificação é top das prioridades.

» SEPRORGS: Poder de compra favorece às empresas estrangeiras
» Eficiência energética: De Santa Catarina para o mundo
» SENAI/SESI vão subsidiar ideias vencedoras do Grand Prix Inovação


M2M impulsiona negócios da Celistics com SIMCards no Brasil
:: 19/08/2014 :: Negócios

Empresa de logística inteligente estima que distribuirá cerca de 60 milhões de SIMCards no país em 2014. Em visita ao Brasil, o presidente e CEO da Celistics, José Antonio Rios, confirma a entrada da empresa no mercado de recarga em 2015.


Network1 é comprada pela multinacional ScanSource
:: 15/08/2014 :: Negócios

Acordo é válido para a América Latina e os valores da transação não foram revelados pelas partes. Distribuidora brasileira tem 400 funcionários na região.


Governo sustenta mercado de software open source no Brasil
:: 13/08/2014 :: Negócios

Governo responde por 68% das compras de software e serviços baseados em open source, que responderam por 4,6% do total produzido na área de software em 2013, US$ 25.94 milhões.


Com tablets e smartphones em alta, TI girou R$ 124 bilhões em 2013
:: 13/08/2014 :: Negócios

CDTV

Crescimento dos aportes em Tecnologia da Informação foi expressivo e chegou a 15,4% em relação a 2012. Média mundial ficou em 4,8%.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


BLE: Uma alternativa de localização para o mercado corporativo
:: Por Eduardo Prado*

Veja as coberturas especiais do Convergência Digital



Veja a primeira edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC


A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina. Nessa primeira edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade: a governança da Internet. Boa leitura!

Clique aqui para ver todas as edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!