Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Negócios

Classes C,D e E responderam por 56% das compras online no Brasil

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 20/04/2012

Dos 31 milhões de brasileiros que fizeram compras pela internet em 2011, 56% estão nas classes C, D e E. O mercado de comércio eletrônico faturou R$ 18,7 bilhões no ano passado. Quem quer ganhar o público da classe média não deve ficar de fora da rede. A internet, como destacou o sócio-fundador do site Buscapé, Romero Rodrigues, dá aos proprietários de pequenos negócios chances reais de competir com grandes empresas, durante sua participação no Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, do Sebrae, realizado na capital paulista.

“O pequeno varejo consegue construir e manter uma imagem na internet. E tem vantagens como fazer marketing mais barato e contar com vários lugares gratuitos para anunciar, como sites de comparação de preços, páginas amarelas e classificados. Facilitar a interação social traz cada vez mais resultado”, afirmou Rodrigues.

Os próprios emergentes que passaram a compor a classe média podem ser futuros empreendedores. Um estudo feito pelo Data Popular mostra que seis em cada dez pessoas da classe C querem abrir a própria empresa em algum momento da vida. “O emprego formal nos trouxe até aqui, mas é o empreendedorismo que vai nos levar adiante. A carteira assinada e o concurso público deixam de ser vistos como fim. A classe C os vê apenas como trampolim para chegar ao ponto de abrir o próprio negócio”, enfatizou Meireles.

A maior parte, no entanto, não se sente apta para empreender. A pesquisa do Data Popular mostra que apenas um terço se considera preparado para abrir o próprio negócio. “Muitas dessas pessoas querem empreender. O desafio é como dar asas sustentáveis a esse público. É preciso oferecer assessoria mercadológica, capacitação profissional, cooperativismo, microcrédito, entre outros”, finalizou Marcelo Neri, da FGV.

Dados apresentados no evento mostram que a classe C, responsável por movimentar R$ 1 trilhão na economia brasileira em 2011, consome quase metade do que é vendido em alimentos e bebidas no país e possui metade dos cartões de crédito em operação. As pessoas da classe de renda intermediária correspondem a um universo de 105 milhões de consumidores que podem se tornar compradores dos produtos e serviços das micro e pequenas empresas (MPE).

Fonte: Agência Sebrae

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 21/01/2015 17:33
Microsoft apresenta o Windows 10 e substituto para o Internet Explorer

:: 21/01/2015 11:50
Startup brasileira ZeroPaper é vendida para a americana Intuit

:: 20/01/2015 17:11
Facebook: Conectividade injetou US$ 1,3 bilhão na economia brasileira

:: 20/01/2015 12:50
Dilma isenta small cells de pagar Fistel e veta preferência por equipamento nacional nas compras públicas

:: 20/01/2015 11:24
Um em cada três internautas compartilha tablets e smartphones

:: 16/01/2015 11:24
Cabo submarino de US$ 500 milhões vai ligar São Paulo a Nova York

:: 16/01/2015 10:55
Sistemas podem travar sem ajustes para um segundo a mais nos relógios

:: 15/01/2015 16:47
Governo chama sociedade para debater Marco Civil da Internet e proteção de dados pessoais

:: 14/01/2015 09:29
Um segundo a mais nos relógios não vai 'parar' a Internet, mas exige cuidados

:: 13/01/2015 11:33
Vídeos 4K só rodam em 0,5% das redes brasileiras




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Google diz não lembrar de ter que pagar pelo uso da Java

PRÓXIMA
Android é importante, mas não é crítico, diz Google




Microsoft apresenta o Windows 10 e substituto para o Internet Explorer

Atualização para o novo sistema operacional será gratuita para atrair o maior número de assinantes. Versão beta estará disponível para testes em questão de dias.


Facebook: Conectividade injetou US$ 1,3 bilhão na economia brasileira

No Brasil, a rede social é responsável por um impacto de US$ 10 bilhões. No mundo, a rede social gerou US$ 227 bilhões e 4,5 milhões de empregos, revela estudo realizado pela Deloitte.


Gastos com software salvam o ano da TI mundial

Os gastos globais com TI devem atingir US$3,8 trilhões em 2015, um crescimento de 2,4% em relação a 2014, revela o Gartner. A consultoria estimava uma elevação de 3,9%. A alta do dólar pressiona os preços e reduz os investimentos.


Sem inovação, consumidor se retrai e venda de tablets cai no mundo

Queda registrada no ano passado tende a se manter em 2015 e entre as razões estão o fato de os aparelhos não estarem mais despertando tanto o interesse do consumidor e o aumento do tempo útil do dispositivo.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Dez crises da 'Geração Y' nas corporações
:: Mariana Lemos*

RioInfo 2014 - Cobertura especial do Convergência Digital

Mesmo sem política para TICs, Rio de Janeiro soma 75 mil pessoas vinculadas à TI

Pesquisa que está sendo elaborada pelo TIRio, em parceria com a Softex, mostra que o Rio de Janeiro tem 13 mil empresas de TI ativas e cerca de 25% delas são empreendedoras.  O Rio Info 2014 tem como expectativa gerar R$ 15 milhões em negocios nos próximos 12 meses.

» Varejo engatinha na TI e despreza hábitos do consumidor
» Internet das Coisas chega ao mundo dos vinhos
» Big Data vira estratégia de governo na cidade do Rio de Janeiro
» Brasil está andando muito devagar na adoção do big data

Clique aqui e veja a cobertura completa


Veja edição 11 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 11

Na discussão sobre o que vai prevalecer — fibra óptica ou rádio — na construção das infraestruturas, vence quem souber explorar o que cada tecnologia tem de melhor a oferecer.

Veja também: Cidades Digitais: Governo convoca provedores; A transição da IANA foi destaque no ICANN#51; Billing das coisas: quando cobrar certo será o diferencial; e muito mais.

Clique aqui para ver outras edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!