Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Negócios

Classes C,D e E responderam por 56% das compras online no Brasil

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 20/04/2012

Dos 31 milhões de brasileiros que fizeram compras pela internet em 2011, 56% estão nas classes C, D e E. O mercado de comércio eletrônico faturou R$ 18,7 bilhões no ano passado. Quem quer ganhar o público da classe média não deve ficar de fora da rede. A internet, como destacou o sócio-fundador do site Buscapé, Romero Rodrigues, dá aos proprietários de pequenos negócios chances reais de competir com grandes empresas, durante sua participação no Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, do Sebrae, realizado na capital paulista.

“O pequeno varejo consegue construir e manter uma imagem na internet. E tem vantagens como fazer marketing mais barato e contar com vários lugares gratuitos para anunciar, como sites de comparação de preços, páginas amarelas e classificados. Facilitar a interação social traz cada vez mais resultado”, afirmou Rodrigues.

Os próprios emergentes que passaram a compor a classe média podem ser futuros empreendedores. Um estudo feito pelo Data Popular mostra que seis em cada dez pessoas da classe C querem abrir a própria empresa em algum momento da vida. “O emprego formal nos trouxe até aqui, mas é o empreendedorismo que vai nos levar adiante. A carteira assinada e o concurso público deixam de ser vistos como fim. A classe C os vê apenas como trampolim para chegar ao ponto de abrir o próprio negócio”, enfatizou Meireles.

A maior parte, no entanto, não se sente apta para empreender. A pesquisa do Data Popular mostra que apenas um terço se considera preparado para abrir o próprio negócio. “Muitas dessas pessoas querem empreender. O desafio é como dar asas sustentáveis a esse público. É preciso oferecer assessoria mercadológica, capacitação profissional, cooperativismo, microcrédito, entre outros”, finalizou Marcelo Neri, da FGV.

Dados apresentados no evento mostram que a classe C, responsável por movimentar R$ 1 trilhão na economia brasileira em 2011, consome quase metade do que é vendido em alimentos e bebidas no país e possui metade dos cartões de crédito em operação. As pessoas da classe de renda intermediária correspondem a um universo de 105 milhões de consumidores que podem se tornar compradores dos produtos e serviços das micro e pequenas empresas (MPE).

Fonte: Agência Sebrae

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 06/03/2015 11:59
Primeira plataforma 100% nacional de inteligência de operações mira mercado de R$ 1,8 bi

:: 06/03/2015 10:51
Convênios federais e condições das rodovias são dados abertos mais procurados

:: 05/03/2015 17:09
Governo mexe no Processo Produtivo Básico de bens de informática

:: 05/03/2015 13:57
Aldo volta a cobrar investimento em inovação e pede ajuda ao Congresso

:: 05/03/2015 13:09
Venda de computadores despenca 26% em 2014

:: 05/03/2015 09:20
Governo abre pregão de videoconferência para 61 órgãos federais

:: 03/03/2015 12:03
Sem padrão digital, rádios apostam na Internet

:: 02/03/2015 17:55
Alcatel-Lucent adota conceito de startup para entrar no jogo

:: 02/03/2015 17:23
Inmetro e Capes aproximam comunidade científica da indústria

:: 02/03/2015 11:03
Em dois anos, 40% das grandes empresas terão planos de segurança cibernética




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Google diz não lembrar de ter que pagar pelo uso da Java

PRÓXIMA
Android é importante, mas não é crítico, diz Google




Venda de computadores despenca 26% em 2014

Segundo a consultoria IDC Brasil, a Copa do Mundo atrapalhou o mercado de PCs, que deve ver novo recuo em 2015, embora menos intenso. No total, ano fechou com vendas de 10,3 milhões de computadores.


Alcatel-Lucent adota conceito de startup para entrar no jogo

O CEO da fabricante, Michel Combes, disse que a empresa fez todos os ajustes necessários e questionado sobre a disputa com os 'chineses', o executivo garantiu que preço é relevante, mas inovação e qualidade de serviços se impõem. A América Latina segue sendo uma região estratégia e que terá mais investimentos da companhia.


Abinee: Confiança dos empresários aumenta, mas ainda é baixa

Cai, em janeiro, o percentual de empresas que tiveram negócios abaixo das expectativas nos últimos meses, e cresce o daquelas que já enxergam aumento nas vendas. Mas 44% das indústrias elétricas e eletrônicas pesquisadas ainda informam queda nos negócios.


Softex: apoio a exportadores em canais de distribuição termina hoje

Inscrição das empresas interessadas na iniciativa, que apoiará cinco empresas interessadas em exportar suas soluções para o mercado internacional utilizando canais de distribuição será encerrada hoje, informa a entidade.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Bibliografia racial na rede
:: Chauke Stephan Filho *

RioInfo 2014 - Cobertura especial do Convergência Digital

Mesmo sem política para TICs, Rio de Janeiro soma 75 mil pessoas vinculadas à TI

Pesquisa que está sendo elaborada pelo TIRio, em parceria com a Softex, mostra que o Rio de Janeiro tem 13 mil empresas de TI ativas e cerca de 25% delas são empreendedoras.  O Rio Info 2014 tem como expectativa gerar R$ 15 milhões em negocios nos próximos 12 meses.

» Varejo engatinha na TI e despreza hábitos do consumidor
» Internet das Coisas chega ao mundo dos vinhos
» Big Data vira estratégia de governo na cidade do Rio de Janeiro
» Brasil está andando muito devagar na adoção do big data

Clique aqui e veja a cobertura completa


Veja edição 11 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 11

Na discussão sobre o que vai prevalecer — fibra óptica ou rádio — na construção das infraestruturas, vence quem souber explorar o que cada tecnologia tem de melhor a oferecer.

Veja também: Cidades Digitais: Governo convoca provedores; A transição da IANA foi destaque no ICANN#51; Billing das coisas: quando cobrar certo será o diferencial; e muito mais.

Clique aqui para ver outras edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!