Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Negócios

Classes C,D e E responderam por 56% das compras online no Brasil

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 20/04/2012

Dos 31 milhões de brasileiros que fizeram compras pela internet em 2011, 56% estão nas classes C, D e E. O mercado de comércio eletrônico faturou R$ 18,7 bilhões no ano passado. Quem quer ganhar o público da classe média não deve ficar de fora da rede. A internet, como destacou o sócio-fundador do site Buscapé, Romero Rodrigues, dá aos proprietários de pequenos negócios chances reais de competir com grandes empresas, durante sua participação no Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, do Sebrae, realizado na capital paulista.

“O pequeno varejo consegue construir e manter uma imagem na internet. E tem vantagens como fazer marketing mais barato e contar com vários lugares gratuitos para anunciar, como sites de comparação de preços, páginas amarelas e classificados. Facilitar a interação social traz cada vez mais resultado”, afirmou Rodrigues.

Os próprios emergentes que passaram a compor a classe média podem ser futuros empreendedores. Um estudo feito pelo Data Popular mostra que seis em cada dez pessoas da classe C querem abrir a própria empresa em algum momento da vida. “O emprego formal nos trouxe até aqui, mas é o empreendedorismo que vai nos levar adiante. A carteira assinada e o concurso público deixam de ser vistos como fim. A classe C os vê apenas como trampolim para chegar ao ponto de abrir o próprio negócio”, enfatizou Meireles.

A maior parte, no entanto, não se sente apta para empreender. A pesquisa do Data Popular mostra que apenas um terço se considera preparado para abrir o próprio negócio. “Muitas dessas pessoas querem empreender. O desafio é como dar asas sustentáveis a esse público. É preciso oferecer assessoria mercadológica, capacitação profissional, cooperativismo, microcrédito, entre outros”, finalizou Marcelo Neri, da FGV.

Dados apresentados no evento mostram que a classe C, responsável por movimentar R$ 1 trilhão na economia brasileira em 2011, consome quase metade do que é vendido em alimentos e bebidas no país e possui metade dos cartões de crédito em operação. As pessoas da classe de renda intermediária correspondem a um universo de 105 milhões de consumidores que podem se tornar compradores dos produtos e serviços das micro e pequenas empresas (MPE).

Fonte: Agência Sebrae

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 23/10/2014 09:44
Justiça do Rio suspende cobrança de taxa por instalação de antena

:: 22/10/2014 14:33
Smart grid têm investimentos de R$ 1,6 bilhão no Brasil

:: 22/10/2014 11:00
Comércio eletrônico: brasileiros concentram compras em 10 lojas

:: 21/10/2014 16:00
CPqD e Aeronáutica criam laboratório para expandir uso do IP

:: 21/10/2014 15:57
Câmara já tem projeto de lei sobre “direito ao esquecimento”

:: 21/10/2014 12:15
Adgame Digital: um desafio para jovens no Brasil

:: 21/10/2014 11:43
'Trolls' crescem e aparecem no dia a dia da Internet

:: 20/10/2014 12:08
e-Commerce: STF cassa liminar que mantinha cobrança diferenciada de ICMS

:: 20/10/2014 10:00
Anatel exige migração para IPv6 em 2015

:: 20/10/2014 09:32
Mapa mostra onde e quando a Internet “dorme”




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Google diz não lembrar de ter que pagar pelo uso da Java

PRÓXIMA
Android é importante, mas não é crítico, diz Google



RioInfo 2014 - Cobertura especial do Convergência Digital

Mesmo sem política para TICs, Rio de Janeiro soma 75 mil pessoas vinculadas à TI

Pesquisa que está sendo elaborada pelo TIRio, em parceria com a Softex, mostra que o Rio de Janeiro tem 13 mil empresas de TI ativas e cerca de 25% delas são empreendedoras.  O Rio Info 2014 tem como expectativa gerar R$ 15 milhões em negocios nos próximos 12 meses.

» Varejo engatinha na TI e despreza hábitos do consumidor
» Internet das Coisas chega ao mundo dos vinhos
» Big Data vira estratégia de governo na cidade do Rio de Janeiro
» Brasil está andando muito devagar na adoção do big data

Clique aqui e veja a cobertura completa


Comércio eletrônico: brasileiros concentram compras em 10 lojas
:: 22/10/2014 :: Negócios

Levantamento feito pelo Comitê de Plataformas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônica - camara-e-net - revela que o consumo nacional está muito próximo ao do norte-americano, que está em cerca de US$ 100. Aqui o ticket médio é de R$ 248,47.


CPqD e Aeronáutica criam laboratório para expandir uso do IP
:: 21/10/2014 :: Negócios

Um ambiente simulado de rede de telecomunicações destinado a dar suporte à evolução e modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Esse é o objetivo do novo Laboratório de Qualificação de Sistemas para o Controle do Espaço Aéreo (LQCEA), ativado dentro do CPqD, em Campinas.


Chip brasileiro do CPqD terá módulo de criptografia
:: 07/10/2014 :: Negócios

O primeiro protótipo de um chip com tecnologia avançada de 40 nanômetros deixou o laboratório do CPqD e foi encaminhado à fabricação para teste, em Taiwan. Projeto é orçado em R$ 34 milhões e recoloca o CPqD e o Brasil no cenário de fabricação de chips.


Furukawa amplia nacionalização atenta às linhas do FINAME e do cartão BNDES
:: 03/10/2014 :: Negócios

Fabricante diz que o financiamento é crucial para as pequenas operadoras. América Latina ganha papel prioritário na estratégia global da empresa.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Sobrecarga de dados – um problema, muitas soluções
:: Por Nelson Wang*


Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC . nº 2


Nesta segunda edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade dos gestores de TI: o BIG DATA

A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina.

Clique aqui para ver outras edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!