NEGÓCIOS

TOTVs, SAP e Oracle dominam o mercado brasileiro de ERP

Fabio Barros ... 18/04/2012 ... Convergência Digital

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta quarta-feira, 18/04, os resultados da 23ª edição da pesquisa anual “Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas”. Como nos anos anteriores, o estudo realizado pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da instituição não trouxe surpresas: o mercado continua crescendo e dominado pelos grandes fornecedores.

Um dos números a comprovar a tese foi o que aponta a concentração do mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial, que tem 82% dele dominado por três empresas: Totvs, SAP e Oracle. Na média geral, a Totvs tem 38% do mercado, seguida pela SAP (28%) e pela Oracle (16%).

Em uma subdivisão criada na edição de 2011, o estudo mostra que, entre as grandes empresas, a SAP tem 51% de mercado, seguida pela Oracle e Totvs, ambas com 21%. Já entre as pequenas empresas, o domínio da Totvs é inegável: 53%.

Fernando Meirelles, professor da FGV e coordenador da pesquisa, chamou a atenção para a queda da Infor, que até o ano passado tinha 5% do mercado brasileiro e, este ano, viu sua participação cair e diluir-se no que a pesquisa apresenta como “outros”.

Outra nova área, esta incluída na pesquisa este ano, mede o uso do que a FGV chama de inteligência analítica. “Essa categoria reúne todos os softwares de apoio à decisão, como BI, CRM etc.”, explica Meirelles. Coincidentemente, também nesta nova categoria a SAP surge como líder, com 20% do mercado, seguida pela Oracle (18%), Totvs (16%), Microsoft e IBM, ambas com 10%.


Cloud Computing
Governo fica para trás no uso de serviços na nuvem

Pesquisa, realizada em 17 paísese, mostra ainda que corporações querem mais da cloud computing, mas apenas 1% das empresas entrevistadas tem uma estratégia para aproveitar o potencial da nuvem.

Oracle inclui versões novas do Android na disputa com o Google

Empresa trava longa disputa judicial por patentes da linguagem Java. Nesse 'embate', a Oracle tem levado vantagem e pode receber indenização de até US$ 1 bilhão.

Com financiamento nas vendas, receita líquida do MercadoLivre cresce no 2º trimestre

Somente no Brasil, de janeiro a junho de 2015, a receita líquida da companhia foi de US$ 141,3 milhões; um crescimento de 22% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

OAB diz que veto ao UBER também proíbe apps de táxis no Distrito Federal

Entidade encaminhou um parecer ao governador Rodrigo Rollemberg solicitando o veto ao PL 282/2015, que foi feito para proibir o UBER, mas afeta toda a inovação, segundo a OAB.

Windows 10: Microsoft centra atenção na loja de aplicativos

Para clientes corporativos, o novo sistema operacional só estará disponível no dia 1 de agosto. A atualização é gratuita para quem tem Windows 7 ou Windows 8.1.

NEC vence licitação para Centro Aquático dos Jogos Olímpicos do Rio

Fabricante vai implementar e integrar sistemas de automação às diversas tecnologias utilizadas na unidade, que receberá até 18 mil espectadores.