A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e a ESA (Entertainment Software Association) divulgaram nesta terça-feira, 17/04, o saldo dos esforços de combate à pirataria realizado no último mês de março. Segundo as entidades, durante as 42 operações feitas em todo o Brasil, seis comércios ilegais foram fechados e 56.289 mil CDs de programas de computador falsificados foram apreendidos. O volume é o maior entre os três primeiros meses do ano.
As operações foram realizadas nos principais centros comerciais do país, e São Paulo destacou-se por ter o maior índice de apreensões neste trimestre, com mais de 33 mil unidades de mídias ilegais. Na sequência, a região de Foz do Iguaçú, no Paraná, com mais de 13 mil CDs ilegais capturados, e o Rio de Janeiro, com cerca de 8,5 mil mídias ilegais retiradas do mercado.
“O bom resultado deste trimestre foi fruto das ações de combate à pirataria de software e os esforços das autoridades locais, que nos ajudam a derrubar ainda mais o índice atual de pirataria”, comenta Rodrigo Paiva, coordenador do Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da ABES. Fechando as iniciativas feitas em março, 3.643 anúncios destinados à venda de produtos ilegais foram retirados de circulação.
Ranking de Apreensões no Brasil – Março 2012 (em unidades): 1º São Paulo: 33.962 2º Paraná (região de Foz do Iguaçu): 13.825 3º Rio de Janeiro: 8.502
Sistema, baseado no Office 365, vai suportar 650 contas até dezembro e companhia já contabiliza uma melhoria de 8% no desempenho do setor de TI, afirma Rogério Santos Cavalca, gerente de TI da BK Brasil.
O diretor das áreas Industrial e de Mercado de Capitais da instituição, Julio Ramundo, admitiu que a participação do setor privado nacional nos investimentos em P&D permanece abaixo da média mundial. Em algumas economias, o investimento privado nessa área supera 2% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos no país.Já o setor privado no Brasil investe somente 0,6% do PIB.
O diretor comercial da Locaweb, Alex Glikas, afirmou durante o Floripa TICs Fórum que, até 2018, não há como a Eletropaulo ampliar a capacidade de fornecimento de energia na capital paulista. Empresa já estuda lugares para instalar uma nova unidade.
Evento, agendado para 17 a 19 de setembro, discutirá o uso da norma 29110, da ABNT voltada para certificar o desenvolvimento de software por pequenas empresas. Também debaterá o impacto da CERTICs, instrumento criado pelo governo Dilma com intuito de melhorar a competitividade das empresas nacionais. O 'torcedor digital' ganha espaço.
Empresa, do grupo Globalweb Corp, planeja ampliar presença no Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo através de alianças comerciais, revela Adriano Vieira, COO da Compusoftware.