SEGURANÇA

ESET: Cibercriminosos disseminam golpe no Twitter

Da redação ... 16/04/2012 ... Convergência Digital

A ESET identificou um novo ataque virtual voltado aos usuários do Twitter, rede social que utiliza mensagens com até 140 caracteres. Trata-se de um phishing – tipo de golpe eletrônico que tem como objetivo furtar dados confidenciais – que já afetou mais de 31 mil internautas ao redor do mundo.

O ataque utiliza a Engenharia Social, técnica na qual os cibercriminosos se aproveitam da curiosidade das vítimas para induzi-las a clicar em links maliciosos. Neste caso específico, o golpe usa mensagens (ou Tweets) em inglês sobre rumores ou tragédias, com o intuito de chamar a atenção dos usuários do Twitter e fazer com que os mesmos entrem no endereço eletrônico fraudulento.

Caso os usuários cliquem no link contido nas mensagens falsas, entram em uma página, na qual recebem a informação de que a conta do Twitter saiu do ar. A partir daí, são induzidos a inserir o login e senha pessoal para voltar à rede social. O objetivo dos cibercriminosos é, nesse momento, roubar as credenciais de acesso das vítimas.

Os especialistas do laboratório da ESET apontam que, até o momento, os cibercriminosos utilizaram apenas frases em inglês para disseminar o phishing. No entanto, há uma tendência de que eles migrem para outras línguas, inclusive o português, para divulgar as mensagens maliciosas.

“A melhor forma de não ser vítima desse tipo de ataque é ter um antivírus no computador ou no dispositivo utilizado para acessar a internet e mantê-lo sempre atualizado. Além disso, os usuários precisam redobrar o cuidado na hora de acessar qualquer link no Twitter e, principalmente, evitar inserir informações confidenciais em páginas que não forem totalmente confiáveis”, pontua Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil.


ESPECIAL » ESPIONAGEM DIGITAL
Espionagem: EUA negam pedido de perdão para Edward Snowden

Documento assinado por mais de 167 mil pessoas foi rejeitado pelo governo Obama. Snowden, que denunciou a espionagem a autoridades, entre elas, a presidente Dilma Rousseff, se voltar ao país poderá ser condenado a 30 anos de prisão.


Clique aqui para ver a cobertura completa

Bug no Android: usuários precisam atualizar seus celulares

Mais de 950 milhões de aparelhos no mundo podem ter ficado vulneráveis a uma falha, considerada a 'mais perigosa' já constatada no sistema operacional do Google. E ainda há risco, advertem especialistas.

ESET: Falsos aplicativos roubam 500 mil senhas de acesso ao Facebook

Falsas versões dos jogos utilizavam um trojan (Cavalo de Troia), identificado como "Android/Spy.Feabme". Já foram retirados da loja pelo Google, mas isso não impediu que 500 mil usuários caíssem no golpe.

Mozilla recua e reativa Flash no Firefox

Vulnerabilidades foram corrigidas, de acordo com executivo da Mozilla. Mas trabalho junto aos desenvolvedores para uso maior do HTML5 e do JavaScript prossegue.

Abrir criptografia aos governos é colocar futuro da Internet em jogo

O diretor do FBI, James Comey, quer discutir o uso do recurso nas trocas de mensagens. Especialistas renomados contestam e dizem que falta confiança para abrir dados aos governos.

Interpol mergulha no big data e cria a sua própria ‘dark web’

Policiais da unidade, especializados em crimes cibernéticos, revelam preocupação com o avanço da Internet das Coisas. Redes sociais são alvo de monitoração em tempo real.


Cobertura especial - Segurança - Biometria - Reconhecimento Facial
Bancos brasileiros testam reconhecimento facial

"A informação em tempo real ficou decisiva no combate ao crime", diz  o diretor de Negócios para a área de Governo da NEC Brasil, Massato Takakuwa.

Veja mais desta cobertura especial de segurança

  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G