SEGURANÇA

ESET: Cibercriminosos disseminam golpe no Twitter

Da redação ... 16/04/2012 ... Convergência Digital

A ESET identificou um novo ataque virtual voltado aos usuários do Twitter, rede social que utiliza mensagens com até 140 caracteres. Trata-se de um phishing – tipo de golpe eletrônico que tem como objetivo furtar dados confidenciais – que já afetou mais de 31 mil internautas ao redor do mundo.

O ataque utiliza a Engenharia Social, técnica na qual os cibercriminosos se aproveitam da curiosidade das vítimas para induzi-las a clicar em links maliciosos. Neste caso específico, o golpe usa mensagens (ou Tweets) em inglês sobre rumores ou tragédias, com o intuito de chamar a atenção dos usuários do Twitter e fazer com que os mesmos entrem no endereço eletrônico fraudulento.

Caso os usuários cliquem no link contido nas mensagens falsas, entram em uma página, na qual recebem a informação de que a conta do Twitter saiu do ar. A partir daí, são induzidos a inserir o login e senha pessoal para voltar à rede social. O objetivo dos cibercriminosos é, nesse momento, roubar as credenciais de acesso das vítimas.

Os especialistas do laboratório da ESET apontam que, até o momento, os cibercriminosos utilizaram apenas frases em inglês para disseminar o phishing. No entanto, há uma tendência de que eles migrem para outras línguas, inclusive o português, para divulgar as mensagens maliciosas.

“A melhor forma de não ser vítima desse tipo de ataque é ter um antivírus no computador ou no dispositivo utilizado para acessar a internet e mantê-lo sempre atualizado. Além disso, os usuários precisam redobrar o cuidado na hora de acessar qualquer link no Twitter e, principalmente, evitar inserir informações confidenciais em páginas que não forem totalmente confiáveis”, pontua Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil.


Resiliência e Segurança
Se a TI parar quanto essa falha vai custar para o seu negócio?

Estudo adverte aos gestores de TI: se a resiliência não for integrada na adoção inicial de cloud, as organizações estarão aceitando riscos, quer realizem isso ou não.

Governo do Maranhão troca celulares por rádio digital na segurança pública

Tecnologia será ofertada pela Motorola Solutions e será usada na proteção de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que vivem na região metropolitana de São Luís, capital do estado. Os valores do contrato não foram revelados.

Vírus infectam mais de 1 milhão de domínios no mundo

O phishing ainda é o ataque mais praticado para o roubo de dados pessoais, senhas e número de cartões de crédito.

Acordo de transferência de dados entre EUA e UE vai prever suspensão automática

Segundo a comissária de Justiça da União Europeia, Vera Jourova, novo ‘Safe Harbor’ terá cláusula preventiva para o caso de novos indicadores de que a privacidade dos europeus não é respeitada.

ONG de direitos digitais acusa Google de rastrear estudantes nos EUA

Eletronic Frontier Foundation (EFF) apresentou uma queixa à Comissão Federal do Comércio, a agência americana de defesa do consumidor, na qual alega que as ferramentas educacionais violam a privacidade de alunos a partir de sete anos.


Cobertura especial - Segurança - Biometria - Reconhecimento Facial
Bancos brasileiros testam reconhecimento facial

"A informação em tempo real ficou decisiva no combate ao crime", diz  o diretor de Negócios para a área de Governo da NEC Brasil, Massato Takakuwa.

Veja mais desta cobertura especial de segurança

  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G