INTERNET

Europa faz consulta pública sobre Internet das Coisas

Da redação ... 13/04/2012 ... Convergência Digital

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a Internet das coisas (IdC), que receberá contribuições até 12 de julho . O objectivo é garantir o respeito dos direitos dos cidadãos. A "Internet das coisas promoverá um futuro no qual objetos de uso cotidiano, como os celulares, os automóveis, os eletrodomésticos, vestuário e, até mesmo os alimentos, possam ser conectados à Internet e partilham dados"

A Comissão Europeia pretende saber qual o quadro necessário para potencializar os potenciais benefícios económicos e sociais da Internet das coisas, assegurando, ao mesmo tempo, um controle adequado dos dispositivos que recolhem, tratam e armazenam informações.

Atualmente, segundo dados, um cidadão comum tem, no mínimo, dois objetos ligados à Internet. Há projeções que , em 2015, esse número suba para sete e que, em todo o mundo, haja 25 mil milhões de dispositivos ligados sem fios. Em 2020, esse número poderá ser o dobro, e chegar a 50 mil milhões.

"Quero promover uma Internet das coisas que ajude a realizar os nossos objetivos económicos e sociais, preservando, ao mesmo tempo, a segurança, a privacidade e o respeito dos valores éticos", ressaltou a vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes.


Senador defende aprovação da regulamentação do Uber no Brasil

Para o senador e autor do projeto, Ricardo Ferraço, do PMDB/ES, apesar das angústias dos taxistas, será impossível o Senado impedir a oferta do serviço no Brasil, já que é um fenômeno que ocorre no mundo.

WhatsApp é o serviço que mais cresce na preferência do internauta

O Snapchat também tem forte adesão, revela estudo da Pew Research. Já o consumo das demais redes sociais  - Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Twitter - estagnou.

Avança no Senado PEC que inclui direito à Internet na Constituição

Proposta de emenda à Constituição foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O texto ainda terá de ser votado em dois turnos pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Governança da Internet: EUA adiam o fim do contrato com a ICANN

Extensão do prazo já era esperada uma vez que ainda não foi aprovado o plano de transição para a ‘globalização’ das funções de atribuição de nomes e números da internet. Mas NTIA ressalta que a data pode ser esticada por mais três anos.

Revista Abranet 13 . Junho 2015
Veja edição 13 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet Pesquisa inédita encomendada pela Abranet ao IBPT mostrou a relevância do segmento de Internet, cujas empresas faturaram R$ 144,7 bilhões em 2014. No período de 2012 a 2014, foram gerados 51.180 novos postos de trabalho, um incremento de 17,5%.
Clique aqui para ver outras edições