INOVAÇÃO

Smart grid: Piloto envolve mil clientes em São Paulo

Da redação ... 13/04/2012 ... Convergência Digital

A AES Eletropaulo e a Silver Spring Networks, fornecedora de soluções e plataforma de rede para Rede Inteligente (“Smart Grid”) estão à frente de um projeto de P&D em São Paulo, Brasil. A iniciativa foi liderada pela AES Eletropaulo, em parceria com a Senergy, empresa do Grupo Nansen, desenvolvedora nacional de medidores eletrônicos.

As empresas estão implantando uma plataforma de medição inteligente do consumo de energia em 1 mil clientes, localizados no bairro de Morro Doce, na cidade de São Paulo. O projeto utiliza tecnologia wireless para medição, supervisão e comandos remotos para reduzir custos operacionais e as perdas não técnicas, além de aperfeiçoar os serviços de eletricidade.

A iniciativa também permite aos clientes acompanhar o seu consumo de energia. A primeira fase de instalação dos medidores já foi concluída. Nesta nova etapa, as equipes do projeto estão coletando as primeiras informações dos clientes para avaliação dos resultados da ação – que deve estar finalizada em até 12 meses.

“Estamos bastante entusiasmados com a tecnologia da Plataforma de Medição Centralizada desenvolvida pela parceria Silver Spring e grupo Nansen, que pode vir a permitir uma redução nos custos operacionais, de perdas não técnicas e uma melhoria nos serviços oferecidos”, afirma Maria Tereza Vellano, Diretora de Tecnologia e Serviços da AES Eletropaulo. “As soluções e a plataforma de medição inteligente com rede unificada poderão permitir avaliar, desenvolver e executar programas que atendam as novas demandas por energia de forma mais rápida e eficiente”.

A solução implementada incluiu a Plataforma de Rede Inteligente da Silver Spring e Sistema Distribuído de Medição de Energia Elétrica (SDMEE), desenvolvido pelas empresas Senergy e Nansen. A infraestrutura de comunicação aplicada neste projeto também poderá permitir à concessionária, futuramente, conectar outros dispositivos, como por exemplo, equipamentos de automação da distribuição, compartilhando assim a rede de comunicação.


Matérias relacionadas
Inovação ... 25/05/2015 ... 13:45
Utilities se unem para testar smart grid no Paraná
Internet Móvel 3G / 4G ... 06/05/2015 ... 15:11
Qualcomm defende o uso das redes 4G para smart grid
Inovação ... 13/04/2015 ... 12:35
Casa do futuro passa pelo smart grid
Internet Móvel 3G / 4G ... 13/02/2015 ... 11:52
Vivo usa 3G para M2M da Eletrobras

Corte Europeia decidirá se Uber é serviço de transporte ou app digital

Juiz da Espanha transfere para o órgão superior do judiciário da União Europeia a decisão sobre como a empresa deve ser tratada – e, com isso, a validade de liminares contra o Uber também na Holanda, França, Alemanha, Bélgica.

Taxistas x Uber: Estudantes de BSB vão ao CADE contra proibição do app

Petição pede que sejam tomadas medidas contra 'práticas anticoncorrenciais' de sindicatos de taxistas do Distrito Federal e de São Paulo. Estudantes alegam 'abuso de direito' dos taxistas.

Waze, do Google, entra no mercado de apps de carona

Se o Uber assusta aos taxistas, agora, há um novo player entrando nessa disputa: o Waze. Empresa está com um piloto em Israel.

Professores buscam financiamento para aulas de código com robôs em escolas

Projeto é inspirado no americano Hora do Código. Tentativa é angaria R$ 100 mil via crowdfunding.

Banco do Brasil terá wallet concorrente da Apple Pay

"Os bancos comeram bola nessa corrida, mas acredito no poder de reação. Vamos recuperar esse mercado", afirmou o vice-presidente de TI do BB, Geraldo Dezena. A wallet do banco, além de ter dinheiro virtual, permitirá que não correntistas também possam concretizar uma transferência de valores.

Com serviços caros e ultrapassados, bancos estão fadados ao fracasso

O alerta foi feito por Chris Skinner, uma das personalidades mais influentes no setor financeiro mundial, durante o CIAB 2015, em São Paulo. "O modelo atual não funciona mais. É hora de repensar. As empresas digitais chegaram", sustentou.

BNDES conduz PPP de troca de 620 mil lâmpadas na cidade de São Paulo

Banco priorizará conteúdo local e quer estimular parcerias entre fabricantes de luminárias e empresas de semicondutores.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G