INOVAÇÃO

Smart grid: Piloto envolve mil clientes em São Paulo

Da redação ... 13/04/2012 ... Convergência Digital

A AES Eletropaulo e a Silver Spring Networks, fornecedora de soluções e plataforma de rede para Rede Inteligente (“Smart Grid”) estão à frente de um projeto de P&D em São Paulo, Brasil. A iniciativa foi liderada pela AES Eletropaulo, em parceria com a Senergy, empresa do Grupo Nansen, desenvolvedora nacional de medidores eletrônicos.

As empresas estão implantando uma plataforma de medição inteligente do consumo de energia em 1 mil clientes, localizados no bairro de Morro Doce, na cidade de São Paulo. O projeto utiliza tecnologia wireless para medição, supervisão e comandos remotos para reduzir custos operacionais e as perdas não técnicas, além de aperfeiçoar os serviços de eletricidade.

A iniciativa também permite aos clientes acompanhar o seu consumo de energia. A primeira fase de instalação dos medidores já foi concluída. Nesta nova etapa, as equipes do projeto estão coletando as primeiras informações dos clientes para avaliação dos resultados da ação – que deve estar finalizada em até 12 meses.

“Estamos bastante entusiasmados com a tecnologia da Plataforma de Medição Centralizada desenvolvida pela parceria Silver Spring e grupo Nansen, que pode vir a permitir uma redução nos custos operacionais, de perdas não técnicas e uma melhoria nos serviços oferecidos”, afirma Maria Tereza Vellano, Diretora de Tecnologia e Serviços da AES Eletropaulo. “As soluções e a plataforma de medição inteligente com rede unificada poderão permitir avaliar, desenvolver e executar programas que atendam as novas demandas por energia de forma mais rápida e eficiente”.

A solução implementada incluiu a Plataforma de Rede Inteligente da Silver Spring e Sistema Distribuído de Medição de Energia Elétrica (SDMEE), desenvolvido pelas empresas Senergy e Nansen. A infraestrutura de comunicação aplicada neste projeto também poderá permitir à concessionária, futuramente, conectar outros dispositivos, como por exemplo, equipamentos de automação da distribuição, compartilhando assim a rede de comunicação.


Lares inteligentes: Teles entram na briga por um mercado estimado em US$ 3 bi em 2020

O gerente de Novos Negócios da Oi, Leonardo Gadelha, diz que startups são parceiras nesse novo segmento. "Internet das Coisas é a tecnologia da próxima decáda", sustenta.

SINIAV não sai do papel e Brasil perde chance de liderar megapiloto em Internet das Coisas

Implantação do programa - que prevê colocar chips em toda a frota de carros do Brasil, estimada em 50 milhões de chips ativos - não vai começar em 30 de junho, como determinado pelo governo federal.

Planejamento lança tradutor de conteúdos digitais para surdos

Versão foi elaborada em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba.

Certificado digital é a porta para massificar o voto online

Meta da SCYTL é triplicar o uso de chaves especiais no Brasil e alcançar seis milhões de eleitores online.

Em 2020, mais de 1,6 zettabytes armazenados a partir da IoT

Volume imenso de dados determina uma reestruturação dos fornecedores de software e hardware.

Biometria está presente em mais da metade dos ATMs bancários no Brasil

Febraban diz que 60% dos ATM fazem uso de diferentes tipos de identificação biométrica do cliente, um montante 20% superior ao registrado em 2013.

Corporações dão vida à Internet das Coisas

Pesquisa mostra que 60% dos objetos conectados são usados nas empresas.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G