Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Governo - Política Industrial

Governo promete Política Nacional de Software para maio

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 11/04/2012

O Ministério de Ciência e Tecnologia promete para o próximo mês, maio, o lançamento da Política Nacional de Software - em desenvolvimento desde o ano passado. A lógica dessa iniciativa é criar instrumentos para impulsionar os programas - em contraposição aos instrumentos legais hoje disponíveis, especialmente a Lei de Informática, que privilegiam o hardware.

O coordenador geral de software e serviços do MCTI, Rafael Moreira, não adiantou pontos específicos dessa nova política nacional. Mas, ao participar de debate sobre o setor no Senado, afirmou que “o Brasil não quer ser apenas um parceiro comercial [das grandes empresas mundiais de software], mas também um parceiro intelectual”.

Segundo ele, já existe um conjunto relevante de recursos no setor - seja via BNDES, Finep ou demais instrumentos públicos de fomento - da ordem de R$ 1,2 bilhão por ano. “Há recursos, mas não articulação para fortalecer diferentes partes da cadeia”

Para o MCTI, porém, um marco legal para o setor de software deve levar em conta algumas questões importantes. Primeiro, algum tratamento para a proteção de dados pessoais, especialmente como crescimento (e a tendência) de aplicações que fazem uso da computação em nuvem. “Somos o único país do Mercosul que ainda não tem uma lei nesse sentido”, disse Moreira.

A exemplo da indústria, e apesar das medidas do Plano Brasil Maior - especialmente a substituição da contribuição previdenciária por um percentual sobre o faturamento - o coordenador acredita que a legislação deve tratar também de terceirização, visto tratar-se de algo inerente à produção de programas de computador.

E, finalmente, defendeu que sejam aprofundadas as discussões relacionadas à patenteabilidade do software. “Esse é um ponto muito controverso que precisa ser melhor discutido. É algo que pode ajudar, mas também pode tolher a competitividade”, afirmou Moreira.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 17/05/2013 11:57
"Pai" da web defende aprovação do Marco Civil

:: 15/05/2013 14:35
Contra “pirataria”, indústria de copyright ataca os melhores clientes

:: 15/05/2013 10:24
Minicom: 4G em 700MHz só depois que não houver interferência na TV

:: 14/05/2013 20:45
PNBL 2.0: investimento das teles será abatido de licitações

:: 14/05/2013 09:00
BNDES: esforço brasileiro em P&D está abaixo do esperado

:: 13/05/2013 16:36
Terminais Bloomberg tinham ‘backdoor’ para coletar informações

:: 13/05/2013 11:45
RNP amplia rede metropolitana de fibra óptica em Brasília

:: 13/05/2013 10:33
Rede social: corporações nacionais riscam o Facebook de suas estratégias

:: 10/05/2013 18:33
Crimes na Web: Brasil lidera ataques de Conficker no mundo

:: 08/05/2013 14:43
Custo para "limpar" faixa de 700 MHz pode passar de R$ 6 bilhões


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Diretor da Abinee cobra desoneração para serviços de hardware

PRÓXIMA
Software quer liberar terceirização e reclama de competir com Estado



Leia a edição nº 4 da revista eletrônica do Convergência Digital

A quarta edição da revista eletrônica do portal Convergência Digital reúne matérias especiais sobre temas que estão na agenda do setor - crimes na Internet; computação na nuvem; carreira e compras públicas. Boa leitura!

Para ler no iPad, clique aqui


Nuvem do Serpro será 100% em código aberto
:: 06/05/2013 :: Governo

O Serpro quer concluir até agosto o projeto de implantação da computação na nuvem, revela o presidente da estatal, Marcos Mazoni. Até lá, informa, a regional do Paraná - que gerencia o projeto - vai finalizar o desenvolvimento, na plataforma "openstack", da solução definitiva de processamento em nuvem, migrando os atuais ambientes que dispõe, inclusive proprietários, para uma exclusiva em código aberto.


Compras públicas: PCs devem ficar fora da margem de preferência
:: 06/05/2013 :: Compras governamentais

Regra que favorece fabricação e desenvolvimento nacional para equipamentos de informática nas compras públicas está em elaboração. Mas parte do governo – Ministério do Planejamento e Receita Federal – sustenta que os micros já são fartamente beneficiados com as desonerações de PIS e Cofins.

:: Tecnologia nacional: governo refuta protecionismo e mantém margem nas compras públicas

TV digital: aberta seleção para o Ginga Br.Labs
:: 03/05/2013 :: Política industrial

Ministério das Comunicações vai selecionar 10 entidades, de direito público ou privado, para o desenvolvimento de aplicações interativas usando o Ginga, plataforma de interatividade do SBTVD. Ideia é formar mão de obra qualificada na produção de conteúdo digital.  Prazo para a entrega das propostas vai até o dia 17 de junho.  Portal Convergência Digital publica a íntegra do edital.


TV Digital: Por falta de espectro, Minicom flexibiliza migração
:: 24/04/2013 :: Governo

Governo vai liberar o simulcast - ida direta do analógico para o digital - por meio de Decreto. Medida tem como alvo principalmente cidades como São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, onde já não há radiofrequência disponível para que todas as emissoras façam a transmissão nos dois sistemas, analógico e digital.



Cobertura em vídeo do Convergência Digital




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2013 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.