Convergência Digital - Home
CARREIRA EM FOCO

Motorola University capacita mais de 4 mil profissionais em 2011

IT Careers - Convergência Digital
:: Da redação - 10/04/2012

A Motorola Mobility comemora a marca de mais de 4 mil profissionais treinados em 2011 na Motorola University (MU). Com esses, a companhia soma mais de 50 mil colaboradores capacitados desde a implementação do modelo de treinamento no País, em 1997. No ano passado, foram cerca de 20 temas ministrados em aulas presenciais e cerca de 150 em formato on-line.

A Motorola University é responsável por apoiar os negócios e disponibilizar cursos que agreguem solução e valor aos diversos assuntos tratados na empresa. Além disso, também faz parte do seu conceito apoiar a cultura de ética e respeito por indivíduos, bem como o foco no cliente interno e externo.

Em 2011, foram mais de 10 mil horas/aula para a capacitação de profissionais da companhia, com programas desenvolvidos e disseminados mundialmente. Um dos objetivos é buscar sempre a excelência dos processos, a melhoria no desempenho dos colaboradores e nos resultados da empresa. “Os cursos ministrados na Motorola University estão alinhados com as necessidades e estratégias das unidades de negócios e diversas áreas da companhia. Nas aulas, o funcionário encontra conhecimentos que são aplicados em seu dia a dia, que facilitam a associação dos conteúdos teóricos com o cumprimento dos objetivos de sua respectiva área, além do desenvolvimento profissional de cada um”, explica Ana Paula Cavioli, diretora de Recursos Humanos da Motorola Mobility.

O conceito de manter um centro de treinamento na companhia foi criado em 1986, nos Estados Unidos, quando Bill Smith, engenheiro sênior e cientista da Motorola, introduziu o Six Sigma, para padronizar os processos de redução de defeitos na manufatura. Hoje, disseminado como modelo por diversas empresas, o Six Sigma tornou-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento de processos de melhoria contínua e o padrão para métricas de qualidade, além de ser a origem da universidade da companhia, que tem atuado como disseminadora do conhecimento, tanto para o público interno quanto externo. Ao implementar a universidade, os fundadores buscaram suprir as demandas de capacitação e conhecimento tecnológico que possibilitassem à empresa manter-se competitiva.

Atualmente, a grade de cursos está voltada para as áreas de tecnologia, software, ferramentas, comportamental, desenvolvimento de gerentes, liderança, vendas e marketing, além dos que disseminam a cultura e os valores da empresa, considerados obrigatórios. Entre estes, estão incluídos os cursos de ética, foco no cliente, qualidade, gerenciamento de desempenho e respeito às pessoas, entre outros.

A MU está sempre renovando o seu formato para se adequar às necessidades da companhia e do mercado. Em 2011, por exemplo, 13 cursos foram inseridos na grade, como o focado em gerenciamento de pessoas, em habilidades de negociação e na gestão de projetos e gestão de contratos, por exemplo. Além disso, a empresa criou um Centro de Aprendizado para capacitação que já contou com mais de 2 mil funcionários da manufatura treinados desde a inauguração em setembro do ano passado. Nesse caso, as aulas são direcionadas para questões técnicas, para melhoria nas operações do Campus Industrial e Tecnológico da Motorola, localizado em Jaguariúna (interior de São Paulo).


Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 
Veja mais vídeos

Flávio Gikovate: 'Necessidade, desejo, hábito e vício: para onde vamos?'

Veja mais artigos

Como aproveitar melhor o período sabático

:: Por Lilian Simões*

Na tradição hebraica, a cada colheita a terra ganhava um “descanso” de algumas semanas para a recomposição dos seus recursos naturais. Esse período...

Oportunidades Robert Half Veja mais oportunidades
Gerente de TI
Copyright © 2013 IT Careers / Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site