Convergência Digital - Home
EDUCAÇÃO

Cast fecha parceria para formação de jovens talentos

IT Careers - Convergência Digital
:: Da redação - 10/04/2012

A Cast anuncia sua parceria com a Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) para a capacitação de novos talentos. A empresa se une à instituição, localizada em São Bernardo do Campo (SP) para oferecer a seus estudantes um curso com conhecimentos de linguagens de programação valorizados no mercado de trabalho.

Com a parceria, a Cast leva seu Programa de Formação de Profissionais, realizado desde 2006 em suas unidades distribuídas pelo País, à faculdade. Com carga de 180 horas, o programa é disponibilizado aos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FTT, que tem seis semestres de duração. Esse curso da Termomecanica já foi premiado, em 2008, como o melhor da região do Grande ABC, segundo o MEC.

“Trata-se de uma instituição que prima pela qualidade de ensino e busca a excelência de seus alunos, características também inerentes aos profissionais da Cast”, comenta Eliana Oliveira, gerente de Recursos Humanos da Cast, sobre a escolha da FTT como parceira do projeto.

Inaugurada em 2002, a Faculdade de Tecnologia Termomecanica faz parte da Fundação Salvador Arena, criada em 1964 pelo engenheiro que lhe empresta o nome. Hoje a instituição é administrada por um conselho curador, que é responsável pela concretização dos ideais humanitários defendidos pelo engenheiro Salvador Arena e que se manifestam por meio de quatro pilares de sustentação: educação, saúde, assistência social e habitação, todos com certificação ISO 9001:2008.

Para o diretor acadêmico da faculdade, professor doutor Wilson Carlos da Silva Junior, essa sinergia entre a empresa e a fundação é fundamental. “A Cast demonstrou a maturidade e o desprendimento que só empresas com consciência social podem ter. Independentemente do aproveitamento ou não desses futuros profissionais em seu quadro de funcionários, está contribuindo para a formação desses estudantes”, comenta.

Todos os cursos oferecidos pela Termomecanica são gratuitos. No entanto, exigem o comprometimento do aluno: se não alcançar a nota mínima em alguma disciplina, o estudante é automaticamente dispensado. O vestibular é realizado duas vezes ao ano. Em média, concorrem ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 16 candidatos por vaga.

O Programa de Formação de Profissionais da Cast na Termomecanica terá duas turmas de 32 alunos por ano. No final de cada semestre, uma avaliação será feita para verificar os resultados. Ministrado por um consultor selecionado pela Cast, o curso utiliza a infraestrutura do laboratório da faculdade, que disponibiliza um equipamento por aluno.

O conteúdo programático do curso inclui módulos como: Introdução à Linguagem Java e ao Paradigma Orientado a Objetos (30 horas); Programação Orientada a Objetos (30 horas); Conectividade de Banco de Dados – JDBC (20 horas); Aplicação de Padrões Orientada a Objetos (12 horas); Programação Concorrente (8 horas); e Desenvolvimento Web J2EE (80 horas).

“O mercado de tecnologia é bastante dinâmico, e, nesse sentido, o curso ministrado pela Cast é importante, pois traz conhecimentos e experiência do mercado aos nossos alunos”, afirma o diretor da FTT, que também comenta que o programa fez a faculdade analisar possíveis mudanças na sua própria grade curricular. 

Além dos benefícios educacionais, o Programa de Formação de Profissionais promove o ingresso desses estudantes no mercado de trabalho. Na Faculdade de Tecnologia Termomecanica, a realização de 400 horas de estágio é obrigatória em todos os cursos. A parceria dá aos estudantes a oportunidade de realizá-lo na Cast.

“Ao término do curso, os alunos serão avaliados e poderão fazer parte do quadro de funcionários da Cast, onde passarão pelo programa de integração, para que possam conhecer a empresa e seus valores. Posteriormente, terão tutores para acompanhar o desenvolvimento de suas atividades no início de sua vida profissional”, explica Eliana Oliveira.


Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 
Veja mais vídeos

Flávio Gikovate: 'Necessidade, desejo, hábito e vício: para onde vamos?'

Veja mais artigos

Como aproveitar melhor o período sabático

:: Por Lilian Simões*

Na tradição hebraica, a cada colheita a terra ganhava um “descanso” de algumas semanas para a recomposição dos seus recursos naturais. Esse período...

Oportunidades Robert Half Veja mais oportunidades
Gerente de TI
Copyright © 2013 IT Careers / Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site