Convergência Digital - Home
EVENTOS

Intel leva startups brasileiras para workshop em Stanford

IT Careers - Convergência Digital
:: Da redação - 10/04/2012

A Intel Brasil, como parte de seu projeto de fomento à inovação e ao empreendedorismo no país, está levando professores de três universidades brasileiras – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) no Brasil – bem como três startups nascidas dentro destas universidades para o Entrepreneurship Bootcamp, um workshop de empreendedorismo de uma semana promovido pela Universidade de Stanford, no Vale do Silício.

O E-Bootcamp, que acontece entre 12 e 15 de Abril, colocará os empreendedores e professores brasileiros em contato com empreendedores de sucesso e profissionais de venture capital com vasta experiência no desenvolvimento de empresas de tecnologia no Vale do Silício. Essa experiência única inclui intensos treinamentos, palestras, workshops e eventos de relacionamento.

“Um dos principais objetivos dessa iniciativa é fazer com que esses jovens tenham a experiência e visão de negócios necessária para aprimorarem o desenvolvimento de seus projetos, além de se relacionarem com os melhores consultores de negócios tecnológicos do mundo”, afirma Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel. “Para os professores, será uma excelente oportunidade de conhecer, a fundo, o ambiente de uma das mais inovadoras escolas do mundo e depois trazer esta experiência para dentro de suas universidades”, completa.

Os estudantes terão a oportunidade de conhecer em primeira mão as melhores práticas de desenvolvimento de negócios e receberão consultoria de especialistas. Professores ligados às três universidades, que também participarão do E-Bootcamp, trarão essas melhores práticas para suas salas de aula.

De acordo com Cristiano Araújo, coordenador geral de estágios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e responsável por uma das startups que participará do treinamento, a Ubee – um plataforma voltada para potencializar o mercado varejista com uma forma inovadora de adquirir novos consumidores –  esse treinamento permite que as iniciativas desenvolvidas dentro das universidades tenham a oportunidade de serem aperfeiçoadas para alcançar as exigências de potenciais investidores. “Essa iniciativa estimula a criatividade dos estudantes, ao mesmo tempo em que os desafia para que possam profissionalizar suas ideias como um negócio atraente para o mercado”.

Outro projeto que participará do treinamento é a Kryptus, especialista em segurança da informação em múltiplos domínios, como consultoria, computação confiável, certificação digital, comunicação segura e análise de malware, criada em 2003, a partir do Computer Systems Laboratory (LSC) da UNICAMP.

Para Sandro Rigo, professor da UNICAMP que acompanhará a startup Kryptus, essa iniciativa da Intel estimula o empreendedorismo dentro das Universidades. “O ecossistema empreendedor do Vale do Silício é um exemplo mundial. O contato próximo com a Universidade de Stanford beneficia toda a comunidade acadêmica, pois motiva os alunos a entrarem em contato com o empreendedorismo, a partir de seu modelo de sucesso, além de ampliar nossa visão e oportunidades de negócios”.


Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 
Veja mais vídeos

Flávio Gikovate: 'Necessidade, desejo, hábito e vício: para onde vamos?'

Veja mais artigos

Como aproveitar melhor o período sabático

:: Por Lilian Simões*

Na tradição hebraica, a cada colheita a terra ganhava um “descanso” de algumas semanas para a recomposição dos seus recursos naturais. Esse período...

Oportunidades Robert Half Veja mais oportunidades
Gerente de TI
Copyright © 2013 IT Careers / Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site