Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital


Home - Gestão

Consumerização pressiona gestores de Tecnologia

:: Fabio Barros
:: Convergência Digital :: 10/04/2012

2011 marcou o início da era da mobilidade, conhecida no mundo corporativo como a era da computação em nuvem. Esta foi uma das constatações apresentadas pela IDC nesta terça-feira, 10, durante o IDC LA Cloud Solutions Road Show, realizado em São Paulo.

De acordo com Luciano Crippa, gerente de pesquisas da IDC Brasil, esta nova era será marcada por quatro grandes tendências: serviços em nuvem, big data, negócios sociais e banda larga móvel. No final das contas, todas elas convergem para uma fato comum: a personalização da tecnologia, o que significa usuários envoltos em seus próprios ambientes de TI, também chamada de consumerização.

Um exemplo? Segundo Crippa, a era PC produziu um total de 75 mil aplicativos para computadores. Na recém iniciada era da mobilidade, já há um total de 1,3 milhão de aplicativos disponíveis para usuários, que deverão comprar 660 milhões de smartphones ao longo deste ano (15 milhões deles no Brasil).

Na prática, isso representa um desafio para as áreas de TI, que cada dia mais precisam dar suporte a este novo universo de aparelhos comprados sem sua permissão ou indicação. E a pesquisa da IDC mostra que negar este suporte não é alternativa. A demanda parte dos executivos CXO (42%), alta gerência (43%) e gerentes (26%).

Não por acaso o número de acessos a sistemas corporativos, partindo de equipamentos adquiridos pelos funcionários, cresceu de 30,7% em 2010, para 40,7% em 2011. “Na América Latina, 43% das empresas autorizam o acesso a e-mails por smartphones pessoais, e 19% fazem o mesmo com tablets”, ressalta Crippa. “O usuário foi promovido a CIO e conta com um microambiente com equipamentos, plataformas, aplicativos etc.”, completa.

Além de ampliar o inferno astral das áreas de TI, a tendência cria um novo conceito: as nuvens pessoais, usadas por estes usuários para acessar seu próprio conteúdo onde ele estiver. Obviamente há uma série de benefícios embutidos aí, que vão desde a possibilidade de atrair e reter talentos até o aumento de produtividade e inovação dentro das empresas.

Mas que eles sejam tangíveis, há alguns desafios que precisam ser superados pelas áreas de TI, como:

- Segurança – precisa mudar seu foco da proteção de equipamentos para a proteção da informação. Essa é a principal preocupação de 83% dos CIOs, seguida pela propagação de vírus (56%).

- Conformidade – há que se definir papeis e responsabilidades. Está claro que as empresas são as responsáveis pela segurança e privacidade dos dados, mas o resto?

- Custo – para metade dos CIOs ouvidos pela IDC, conviver e suportar essa variedade de equipamentos vai aumentar os custos da área moderadamente (31%) ou drasticamente (19%).

- Cultura - como ensinar as pessoas a usar seus aparelhos? O que acontece se alguns tiverem permissão para usar e outros não? Quem é o responsável pela manutenção em caso de quebra?

Para Crippa, o mercado corporativo deve buscar respostas para estas questões o quanto antes. “O mercado está mudando muito rápido e as empresas não podem ser inflexíveis. Ao contrário, devem investir em tecnologias e serviços que deem mais segurança para os equipamentos que o CIO não controla”, afirma.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 22/07/2014 16:15
m-Gov: 66% dos órgãos federais e estaduais não têm serviços móveis

:: 18/07/2014 13:15
Bancos avançam, enfim, no compartilhamento de ATMs

:: 18/07/2014 11:45
TV Digital: Anatel fará ajustes no conversor para o Bolsa Família

:: 18/07/2014 11:37
Direito do Consumidor impõe um novo modelo aos Provedores Internet

:: 16/07/2014 15:00
Governo proíbe uso de criptografia estrangeira em dados de órgãos públicos

:: 16/07/2014 12:11
Brasil foi país mais atacado pelo trojan bancário Shylock

:: 15/07/2014 18:55
Ao regular ofertas de atacado, Anatel volta à fronteira entre telecom e Internet

:: 15/07/2014 18:05
Novo relator, Walter Pinheiro (PT-BA) quer texto original da Lei das Antenas

:: 15/07/2014 17:42
Na Copa das 'Selfies', O Maracanã vira a estrela maior

:: 15/07/2014 14:12
Uso dos postes: Anatel promete 'mudanças importantes' em acordo com Aneel




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Ceitec, estatal de semicondutores, abre concurso público

PRÓXIMA
RIC: Projeto 'encalha' no Ministério da Justiça




Soluções de TI Simples
CSO: pronto para assumir a culpa nas violações da segurança

Empresas e governos buscam um profissional para assumir a gestão dos sistemas de dados. O cargo não é para fracos. Exige habilidade e 'jogo de cintura' diante da rotina de trabalho.

» Fui invadido. Minha marca está arranhada. Como reagir?
» Não deixe a TI causar um estrago incalculável
» Mídias sociais e cloud: quando o dano se alastra em tempo real



Direito do Consumidor impõe um novo modelo aos Provedores Internet
:: 18/07/2014 :: Gestão

A entrada em vigor do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) implicará em mudança de software, reestruturação de processos e treinamento de pessoal.


Governo torna permanente desoneração da folha
:: 10/07/2014 :: Gestão

Benefício é um anunciados após reunião com empresários no Planalto, em junho. Medida Provisória traz este e outros estímulos, como a volta do programa que devolve impostos na exportação de manufaturados.


Justiça publica portaria que institui o Consumidor.gov
:: 02/07/2014 :: Gestão

Site se propõe a funcionar como um ‘Procon virtual’ ao buscar a mediação de conflitos entre consumidores e empresas. Entre as mais reclamadas, as teles - Vivo, TIM, Claro e Oi - aderiram voluntariamente ao portal.


Comércio brasileiro ignora 'morte' e mantém uso do Windows XP
:: 24/06/2014 :: Gestão

Pesquisa constata ainda que 18% das PMEs mantêm o uso do sistema operacional, descontinuado em abril pela Microsoft, apesar dos riscos na área de segurança.



Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Empresas alegam falta de dinheiro para não capacitar profissionais

Funcionários reclamam do pouco estímulo aos estudos.

» CIOs perderam o controle de 34% do orçamento de TI no Brasil
» Saiba quais são as 10 profissões mais demandadas no mundo


Veja a primeira edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC


A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina. Nessa primeira edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade: a governança da Internet. Boa leitura!

Clique aqui para ver todas as edições





Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!