Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital


Home - Gestão

RIC: Projeto 'encalha' no Ministério da Justiça

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 10/04/2012

Lançado há mais de um ano pelo Ministério da Justiça, o Registro de Identidade Civil (RIC), que deveria substituir a carteira de identidade de pelo menos 2 milhões de pessoas, ainda não saiu do papel. De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, um problema de execução no programa prejudicou a emissão dos cartões com chip.

“Houve um problema de execução, inclusive do cartão, que, acredito eu, possa ser resolvido em um curto espaço de tempo. Há um atraso nesse programa, mas é justificável”, explicou o ministro. A nova identidade é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que incluirá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. A estimativa do Ministério da Justiça é que a substituição da carteira de identidade seja feita ao longo de dez anos.

De acordo com Cardozo, o RIC estava sendo implementado pelo ex-secretário executivo, Luiz Paulo Barreto. Com a troca de comando da secretaria, o programa passará a ser responsabilidade da nova secretária executiva, Márcia Pelegrini, empossada nesta segunda-feira, 09/04. “É um programa complexo, conta com a necessidade de uma pactuação com os estados. Ele [o projeto] andou, mas acho que ainda falta muito.”

Em dezembro de 2010, além da cerimônia de lançamento, foram veiculadas campanhas publicitárias em rede nacional de rádio e TV. O objetivo, na época, era implantar o projeto piloto em Brasília, Salvador, Hidrolândia (GO), Nísia Floresta (RN), Rio Sono (TO), no Rio de Janeiro e na Ilha de Itamaracá (PE).

Os moradores dessas cidades, contemplados na etapa inicial, seriam escolhidos aleatoriamente e receberiam uma carta indicando a possibilidade de troca do RG pelo RIC. Pelo menos 125 mil pessoas receberiam o RIC nessa primeira etapa. Segundo o ministério, o investimento no primeiro ano alcançaria cerca de R$ 90 milhões.

“Pedimos um relatório atualizado para que, diante da saída do Luiz Paulo Barreto, possamos tomar pé da situação e fixarmos um cronograma bastante rígido. Vamos esperar esse relatório para vermos que medidas poderemos tomar”, disse o ministro da Justiça. De acordo com Cardozo, ainda não há previsão para a implantação total do programa nem para a troca das cédulas da carteira de identidade pelo RIC.

*Fonte: Agência Brasil

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 16/10/2013 08:54
RIC empaca e São Paulo cria projeto próprio para nova identidade

:: 10/04/2012 12:45
RIC: Projeto 'encalha' no Ministério da Justiça




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Consumerização pressiona gestores de Tecnologia

PRÓXIMA
Governo define uso da CNDT nas licitações públicas




Soluções de TI Simples
Mídias sociais e cloud: quando o dano se alastra em tempo real

Mensurar o impacto de uma ação equivocada é, hoje, um desafio para as corporações. Mitigar o impacto exige táticas mais eficientes.

» Fui invadido. Minha marca está arranhada. Como reagir?
» Não deixe a TI causar um estrago incalculável
» Seis passos para não deixar seu negócio fracassar



Direito do Consumidor impõe um novo modelo aos Provedores Internet
:: 18/07/2014 :: Gestão

A entrada em vigor do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) implicará em mudança de software, reestruturação de processos e treinamento de pessoal.


Governo torna permanente desoneração da folha
:: 10/07/2014 :: Gestão

Benefício é um anunciados após reunião com empresários no Planalto, em junho. Medida Provisória traz este e outros estímulos, como a volta do programa que devolve impostos na exportação de manufaturados.


Justiça publica portaria que institui o Consumidor.gov
:: 02/07/2014 :: Gestão

Site se propõe a funcionar como um ‘Procon virtual’ ao buscar a mediação de conflitos entre consumidores e empresas. Entre as mais reclamadas, as teles - Vivo, TIM, Claro e Oi - aderiram voluntariamente ao portal.


Comércio brasileiro ignora 'morte' e mantém uso do Windows XP
:: 24/06/2014 :: Gestão

Pesquisa constata ainda que 18% das PMEs mantêm o uso do sistema operacional, descontinuado em abril pela Microsoft, apesar dos riscos na área de segurança.



Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Empresas alegam falta de dinheiro para não capacitar profissionais

Funcionários reclamam do pouco estímulo aos estudos.

» CIOs perderam o controle de 34% do orçamento de TI no Brasil
» Saiba quais são as 10 profissões mais demandadas no mundo


Veja a primeira edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC


A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina. Nessa primeira edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade: a governança da Internet. Boa leitura!

Clique aqui para ver todas as edições





Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!