INTERNET

Irã vai criar “internet” exclusiva para o país

Da redação* ... 10/04/2012 ... Convergência Digital

O Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações iraniano anunciou, na semana passada, um plano para que seja estabelecida, em cinco meses, uma intranet nacional – uma “Internet limpa”, nas palavras do ministro Reza Taghipour.

Na prática, significa que os milhões de internautas do país estarão permanentemente bloqueados de acessar a WWW, redes sociais e mesmo serviços internacionais de e-mail, segundo relata reportagem do International Business Times.

“Todos os Provedores de Serviços de Internet devem apresentar apenas a internet nacional até agosto”, afirmou Taghipour em pronunciamento. Páginas como Google, Hotmail ou Yahoo serão bloqueadas e substituídas por serviços, de buscadores a e-mails, administrados pelo governo.

O governo iraniano já começou o processo de registro dos interessados em usar o Irã Mail, o que inclui a verificação e gravação do nome completo dos usuários e seus endereços.

* Com informações da Cnet


WhatsApp é o serviço que mais cresce na preferência do internauta

O Snapchat também tem forte adesão, revela estudo da Pew Research. Já o consumo das demais redes sociais  - Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Twitter - estagnou.

Avança no Senado PEC que inclui direito à Internet na Constituição

Proposta de emenda à Constituição foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O texto ainda terá de ser votado em dois turnos pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Governança da Internet: EUA adiam o fim do contrato com a ICANN

Extensão do prazo já era esperada uma vez que ainda não foi aprovado o plano de transição para a ‘globalização’ das funções de atribuição de nomes e números da internet. Mas NTIA ressalta que a data pode ser esticada por mais três anos.

Remoção de conteúdo com direito autoral exige endereço exato na internet

STJ aproveita caso sobre vídeos postados ainda no Orkut para revisitar a jurisprudência.

Revista Abranet 13 . Junho 2015
Veja edição 13 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet Pesquisa inédita encomendada pela Abranet ao IBPT mostrou a relevância do segmento de Internet, cujas empresas faturaram R$ 144,7 bilhões em 2014. No período de 2012 a 2014, foram gerados 51.180 novos postos de trabalho, um incremento de 17,5%.
Clique aqui para ver outras edições