Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Telecom

WiMAX agoniza com 4G batendo à porta

:: Ana Paula Lobo*
:: Convergência Digital :: 10/04/2012

Apesar de em 2011 ter registrado um crescimento de 14% na base de assinantes - chegando a 25 milhões, as operadoras relegaram o WiMAX a um segundo plano nos seus negócios e estão restringindo a adição de novos consumidores, selando assim o destino da tecnologia, destaca a analista Cintia Garza, da Maravedis. Muitas teles jogam a toalha, abandonam seus projetos e preveem migração para o LTE. E nesse jogo, a América Latina é a grande força para o 4G em 2012, sustenta ainda a consultoria.

Isso porque, explica Cintia Garza, Colômbia, Chile, México e Brasil mantém o propósito de fazer a venda de espectro e, caso esses editais se concretizem, novas redes serão construídas na região. A previsão da Maravadis é que o LTE somou 12 milhões de assinantes em 2011 e passará a 469 milhões, em 2016, o que significará um impulso significativo de 4500% na base de usuários.

Segundo ainda a consultoria, hoje, 224 operadoras móveis estão comprometidas com redes LTE mundialmente, sendo que destas 193 estão com FDD-LTE e 31 operadoras com TD-LTE. Neste ritmo, inclusive, 75% dos 469 milhões de assinantes previstos para 2016 serão usuários do FDD-LTE ( 350 milhões). Na América Latina, cinco redes comerciais de LTE foram anunciadas - UNE (Colômbia), Antel (Uruguai), Sky (Brasil), One Mobile (Porto Rico) e Claro (Porto Rico e outros países da região).

Enquanto o LTE cresce e aparece, o WiMAX agoniza. Fabricantes como Nokia Siemens e Motorola jogaram a toalha e abandonaram os negócios na área. Segundo a Maravids, o ano de 2011 foi trágico - quase uma sentença de morte - para a tecnologia. O ritmo de crescimento de usuários - de 25% a 30% mantido nos últimos anos, caiu drasticamente, ficando em apenas 14%.

Para Cintia Garza, analista da consultoria, o WiMAX, hoje, é tão somente uma opção para o provimento de serviços fixos por parte das teles, como forma de ampliar a capacidade dos backbones para sustentar a oferta de banda larga, deixando de ser um 'rival' para o LTE no mundo da quarta geração da telefonia móvel celular.

*Com informações da Maravadis

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 10/04/2012 08:00
WiMAX agoniza com 4G batendo à porta




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Nos EUA, teles se unem contra roubo de celulares

PRÓXIMA
TIM alerta para risco e diz que leilão 4G é uma 'iniciativa prematura'




Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC . nº 2


Nesta segunda edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade dos gestores de TI: o BIG DATA

A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina.

Clique aqui para ver outras edições

Telefônica tenta acordo com Anatel sobre oferta clandestina de serviço
:: 19/09/2014 :: Telecom

Ao contrário da área técnica, Conselho Diretor acredita possível firmar Termo de Ajustamento de Conduta mesmo quando não há mais conduta a ser ajustada. Processo trata da então subsidiária ATelecom, que, segundo a agência, servia como fachada para burlar a competição no mercado corporativo. Na prática, multa de R$ 30 milhões deverá ser transformada em compromisso alternativo.


Claro pede que Nextel não tenha vantagens de empresa sem poder de mercado
:: 18/09/2014 :: Telecom

Anatel indica negar o pleito e manter a caçula das móveis com os benefícios da regulação assimétrica, mas vai estudar a revisão – ou mesmo eliminação – de alguns dos pontos previstos no Plano Geral de Metas de Competição.


TIM desmente interesse da Telecom Italia na Oi
:: 17/09/2014 :: Telecom

Em comunicado à CVM, operadora tenta minimizar os rumores do mercado que dariam conta de uma contraproposta da Telecom Italia, sua controladora, para ficar com a Oi. No final de agosto, a Oi contratou o BTG Pactual para tentar formalizar uma proposta pelo controle da TIM Brasil.


Nextel Brasil diz não fazer parte da reestruturação judicial da NII Holdings
:: 15/09/2014 :: Telecom

Como já era esperado pelo mercado, a NII Holdings fez uma petição voluntária para o Capítulo 11, pedido de proteção contra falência, em uma corte de Nova York. Em comunicado, a Nextel Brasil garante que a reestruturação não irá afetar os negócios no país.




SP Serviços lança pacotes de apps

O presidente da Prodesp, Célio Bozola, diz que expectativa do governo é chegar a 100 aplicativos até o fim de 2015.

» Brasil fica atrás no uso do banco móvel na América Latina


A TV está morrendo!
:: Por Eduardo Prado

Cobertura em vídeo do Convergência Digital

Veja as coberturas especiais do Convergência Digital







Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!