NEGÓCIOS

IBM e Grupo EBX fecham acordo de US$ 1 bi para outsourcing de TI

Convergência Digital ... 04/04/2012 ... Convergência Digital

O Grupo EBX e a IBM anunciaram nesta quarta-feira, 04/04, um acordo estratégico que envolve três focos principais: (1) o investimento da IBM na SIX Automação; (2) a criação, na SIX Automação, de um centro para desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas e investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) voltado principalmente para os setores de recursos naturais e infraestrutura e (3) o “outsourcing” para a IBM de atividades operacionais de TI do Grupo EBX.

O acordo estratégico inclui a aquisição pela IBM de 20% da SIX Automação, subsidiária da SIX Soluções Inteligentes, empresa do Grupo EBX focada na área de tecnologia. A SIX Automação foi criada em outubro de 2011, após a compra da AC Engenharia, companhia com 18 anos de experiência de mercado.

A IBM contribuirá com soluções inteligentes de indústria, provendo novos produtos, softwares e serviços que complementam a expertise da SIX Automação para os setores de Petróleo e Gás, Mineração, Construção Naval, Portos e outros a serem definidos. A combinação das duas empresas cria um portfólio expandido para esses segmentos, consolidando uma posição estratégica e única no mercado.

A parceria abrange ainda a realização de pesquisas colaborativas, que garantem sinergia do Grupo EBX com a organização de pesquisa da IBM (IBM Research) na medida em que SIX Automação e IBM desenvolverão conjuntamente programas de pesquisa e propriedade intelectual com foco nos setores de recursos naturais, sustentabilidade e soluções aderentes à estratégia Planeta mais Inteligente da IBM e às necessidades de negócios do Grupo EBX e mercado. Será criado também um centro de soluções industriais conjuntas para que clientes dos quatro países da América Latina (Brasil, Chile, Colômbia e Peru) realizem testes, provas de conceito e customizem a tecnologia para suas necessidades específicas.

Ainda como parte do acordo, a IBM ficará responsável pelas atividades operacionais de TI do Grupo EBX dentro de um programa de “outsourcing” no valor de aproximadamente US$1 bilhão. Este contrato tem duração de 10 anos e inclui investimentos na infraestrutura de TI do Grupo EBX, serviços de operação e suporte e o desenvolvimento de novos projetos de tecnologia. O contrato atenderá todas as empresas do Grupo, inclusive as operações no exterior, como Chile e Colômbia.


Matérias relacionadas
IBM Resiliencia ... 11/05/2015 ... 17:35
Elimine a complexidade da sua operação de TI
IBM Resiliencia ... 11/05/2015 ... 17:15
De nuvem em nuvem, a busca pelo melhor provedor
IBM Resiliencia ... 11/05/2015 ... 17:10
Dados perdidos doem no bolso dos CIOs
IBM Resiliencia ... 11/05/2015 ... 17:03
Nuvem assume papel de guardiã dos apps corporativos
Carreira ... 29/01/2015 ... 12:05
Marcelo Porto é o novo presidente da IBM Brasil
IBM Resiliencia ... 18/11/2014 ... 11:42
Wi-Fi público: Você está consciente dos riscos?
IBM Resiliencia ... 17/11/2014 ... 11:03
Brasil segue sem política de segurança para BYOD
Cloud Computing ... 13/11/2014 ... 14:33
CISS aposta na nuvem para levar app às PMEs

Windows 10: Microsoft centra atenção na loja de aplicativos

Para clientes corporativos, o novo sistema operacional só estará disponível no dia 1 de agosto. A atualização é gratuita para quem tem Windows 7 ou Windows 8.1.

NEC vence licitação para Centro Aquático dos Jogos Olímpicos do Rio

Fabricante vai implementar e integrar sistemas de automação às diversas tecnologias utilizadas na unidade, que receberá até 18 mil espectadores.

Acordo na OMC vai zerar tarifas em cerca de 200 produtos de TI. Brasil está fora

Tratativas para ampliar o acordo, originalmente firmado em 1996, envolve 54 países e inclui itens como semicondutores, aparelhos de GPS e videogames. Mesmo de fora, o Brasil poderá ter algum benefício dessa medida.

ITAG garante RFID para microempresas via cartão BNDES

Radiofrequência padrão GS1 pode ser adquirida com o cartão da instituição financeira do governo federal junto a empresa homologada pela Associação Brasileira de Automação.

Crise não afeta os investimentos da Dell no Brasil

Luis Gonçalves, presidente da fabricante no país, reforça a aposta em software e serviços. E determina: a Internet das Coisas chegou para mudar o DNA do setor.