Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Internet

Bancos, compras e emprego impulsionam uso da Internet

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 03/04/2012

Serviços bancários e financeiros, compras e procurar emprego são os principais usos da internet em todo o mundo, de acordo com uma nova pesquisa internacional, divulgada nesta terça-feira, 03/04.

Quase 60% das pessoas entrevistadas, em 24 países, usaram a web para verificar suas contas bancárias e outros ativos financeiros nos últimos 90 dias, o que faz dessa atividade o uso mais popular da internet. As compras não ficaram muito atrás, com 48%, segundo a pesquisa conduzida pela Ipsos para a Reuters, e 41% dos entrevistados recorreram à internet para procurar emprego.

"É fácil. Você pode fazê-lo a qualquer momento do dia, e a maior parte das transações são gratuitas", disse Keren Gottfried, gerente de pesquisa da Ipsos Global Public Affairs, sobre os serviços bancários on-line. Os suecos são os maiores usuários de bancos on-line, com quase 90% dos adultos recorrendo a esse tipo de serviço, mas a popularidade dos bancos na internet também é elevada na França, no Canadá, na Austrália, na Polônia, na África do Sul e na Bélgica, países nos quais cerca de 75% dos habitantes usam bancos on-line.

Já no que tange às compras pela web, alemães e britânicos lideram. Nos últimos três meses, 74% dos entrevistados nos dois países compraram alguma coisa on-line, seguidos por 68% dos suecos, 65% dos norte-americanos e 62% dos sul-coreanos. "É revelador que os quatro líderes sejam todos países ocidentais desenvolvidos", disse Gottfried. "Afinal, faz menos de dez anos que essa tecnologia existe."

Cerca de metade dos entrevistados em todo o mundo já comprou alguma coisa on-line, e proporção ainda maior, 61%, recorreu à web em busca de informações sobre produtos que estão pensando em comprar. As compras on-line exibiam sua menor popularidade na Arábia Saudita, no México, na Hungria e na Rússia, onde 28% ou menos dos entrevistados fizeram compras pela internet.

Outra indicação de como as coisas mudaram ante a época em que as pessoas procuravam empregos por meio de classificados de jornal: 41% dos pesquisados disseram ter procurado emprego na internet. Os poloneses lideram nessa categoria, com 61%, seguidos pelos húngaros, sul-africanos e mexicanos. No entanto, apenas 17% dos japoneses e 25% dos franceses e sul-coreanos usaram a web para procurar emprego.

A Ipsos entrevistou 19.216 adultos na África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Polônia, Rússia, Reino Unido, Suécia e Turquia.

Fonte: Agência Reuters

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 17/05/2013 11:57
"Pai" da web defende aprovação do Marco Civil

:: 16/05/2013 17:40
Internet ainda está longe de ser instrumento de inclusão

:: 16/05/2013 11:10
Internet chega a 46,5% dos brasileiros

:: 16/05/2013 10:55
Raupp, do MCTI, defende Internet livre no país

:: 15/05/2013 14:35
Contra “pirataria”, indústria de copyright ataca os melhores clientes

:: 15/05/2013 10:24
Minicom: 4G em 700MHz só depois que não houver interferência na TV

:: 14/05/2013 20:45
PNBL 2.0: investimento das teles será abatido de licitações

:: 14/05/2013 09:00
BNDES: esforço brasileiro em P&D está abaixo do esperado

:: 13/05/2013 16:36
Terminais Bloomberg tinham ‘backdoor’ para coletar informações

:: 13/05/2013 11:45
RNP amplia rede metropolitana de fibra óptica em Brasília


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Planejamento cede à Telebras uso de fibras da Infovia Brasília

PRÓXIMA
Teles cobram acordo que extinguiu metas de banda larga



Leia a edição nº 4 da revista eletrônica do Convergência Digital

A quarta edição da revista eletrônica do portal Convergência Digital reúne matérias especiais sobre temas que estão na agenda do setor - crimes na Internet; computação na nuvem; carreira e compras públicas. Boa leitura!

Para ler no iPad, clique aqui


"Pai" da web defende aprovação do Marco Civil
:: 17/05/2013 :: Internet

No Brasil para a conferência WWW2013, no Rio de Janeiro, o físico inglês Tim Berners-Lee, que em 1989 desenvolveu o que se tornaria a world wide web, conclamou os brasileiros a adotarem a proposta de “direitos humanos” representada pelo projeto de lei. “Precisamos de algo que reforce a neutralidade de rede em benefício dos usuários”, afirmou.

» Em Raupp, do MCTI, defende Internet livre no país

Contra “pirataria”, indústria de copyright ataca os melhores clientes
:: 15/05/2013 :: Internet

Estudo encomendado pela Ofcom, o regulador britânico de telecomunicações, mostra que os internautas que mais baixam conteúdos “ilegais” são também os que gastam três vezes mais com arquivos legalizados do que aqueles que nunca “pirateiam”. 


Terminais Bloomberg tinham ‘backdoor’ para coletar informações
:: 13/05/2013 :: Internet

Nesta segunda-feira, 13/5, o editor chefe da Bloomberg News admitiu que os repórteres da empresa tinham acesso a informações pessoais dos clientes dos ‘Terminais Bloomberg” – uma espécie de computador que se espalhou no mundo financeiro na década de 1990 que traz informações de mercado. 


Rede social: corporações nacionais riscam o Facebook de suas estratégias
:: 13/05/2013 :: Internet

Não é apenas o poder público que está criando regras rígidas para o uso das redes sociais no ambiente de trabalho. Pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje - revela que grandes conglomerados nacionais optaram pela estratégia radical de não ter nenhum vínculo com o facebook, rede que tem a adesão de mais de 70 milhões de brasileiros.


Compras online: 43% dos consumidores recomendaram ofertas no Facebook
:: 07/05/2013 :: Internet

Pesquisa da Webshooppers mostra essa tendência de interação do e-commerce com as redes sociais, mas alerta para a proteção à marca.



4G supera marca de 100 milhões de conexões

De janeiro a maio, foram feitas 32 milhões de adições líquidas à base 4G.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Em telecom, priorizar é mais que preciso
:: Por Rogério Tomirotti*

Tratar as informações de acordo com a sua importância e evitar, a todo custo, congestionamento como forma de garantir a qualidade de serviço é tarefa essencial para evitar congestionamentos e paradas de redes.




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2013 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.