Home - Convergência Digital

Smartphones: No Brasil, homens dominam busca por aplicativos

Convergência Digital - Carreira
:: Convergência Digital - 02/04/2012

Um novo estudo do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, identificou que o uso de smartphones é diferente entre mulheres e homens. Enquanto as mulheres utilizam mais os serviços de comunicação, como voz, e-mail e SMS, os homens preferem os serviços de entretenimento e estão mais dispostos a experimentar novos serviços como o VoIP (Voz sobre IP).

O estudo destaca que a utilização de smartphones é alta durante todo o dia, assim como da internet. No Brasil, enquanto 36% dos homens pesquisados utilizam seus smartphones para jogar, entre as mulheres esse número cai para 16%. São os homens também os que assistem mais TV, vídeos e escutam música pelo celular. Além disso, são eles que dominam o download de aplicativos com mais que o dobro da frequência que o público feminino.

O quadro se inverte em relação à atividade de tirar fotos. Enquanto aproximadamente 80% das brasileiras participantes da pesquisa afirmam utilizar o dispositivo para esta função, somente 60% dos homens fazem uso do mecanismo. Porém, são eles os líderes no envio e recebimento de imagens, MMS e fotos.

Julia Casagrande, especialista do Ericsson ConsumerLab e uma das responsáveis pelo estudo no Brasil, diz: “Com a introdução dos smartphones no mercado, a internet passou a ter uma relação natural com os usuários em vários segmentos de consumo, gerando uma relação de codependência. Hoje, mais de 40% dos usuários de smartphones no Brasil já utilizam o dispositivo para navegar na internet e 33% para acessar as mídias sociais diariamente”.

Para o acesso das redes sociais, o aparelho é mais utilizado entre os homens, que preferem realizar o acesso quando em trânsito, no período da tarde e no final do dia. As mulheres lideram os acessos das redes sociais no período da manhã, antes mesmo de sair da cama, durante o almoço e novamente na cama antes de dormir. Dessa maneira, os smartphones têm impactado diretamente na frequência com que os serviços são utilizados, em comparação ao uso de computadores e celulares comuns.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

LEIA TAMBÉM:

17/04/2015
Allied e Oi firmam aliança para distribuição de dispositivos móveis

16/04/2015
Já há mais smartphones do que PCs em uso no Brasil

16/04/2015
Ano começa com alta de 26% nas vendas de smartphones

08/04/2015
Loucos por smartphones, jovens incrementam mercado de seguro

06/04/2015
Smartphones ficam imunes à crise no Brasil e 4G vira 'objeto de consumo'

02/04/2015
Brasileiros seguem sem querer pagar pelo uso dos aplicativos

02/04/2015
OTTs crescem 164% e 80% checam smartphones a cada 30 minutos

30/03/2015
Aeroporto Santos Dumont investe em carregador movido a sol

25/03/2015
Brasileiros repõem smartphones roubados em 24 horas

24/03/2015
Smartphones: telas grandes e celulares abaixo de US$ 100 salvam 2015

Destaques
Destaques

Brasil fica para trás no consumo de apps na América Latina

Brasileiro usa, em média, 16 aplicativos, em seus smartphones e tablets, revela estudo da ComScore, e perde para mexicanos, colombianos, chilenos, argentinos e peruanos. No acesso à Internet, 80% dos brasileiros recorrem ao Wi-Fi quando o acesso é por smartphones. Estudo mostra que o 4G é usado por 19% dos usuários nacionais, abaixo da média latino-americana que é de 23%.

Brasileiros seguem sem querer pagar pelo uso dos aplicativos

A venda de apps não atrai mais de 70% dos consumidores e desenvolvedores e teles precisam encontrar um novo modelo de negócios.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet das Coisas:"Wearable" vai ser o futuro do banco?

:: Por Eduardo Prado*


Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site