Home - Convergência Digital

Smartphones: No Brasil, homens dominam busca por aplicativos

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 02/04/2012

Um novo estudo do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, identificou que o uso de smartphones é diferente entre mulheres e homens. Enquanto as mulheres utilizam mais os serviços de comunicação, como voz, e-mail e SMS, os homens preferem os serviços de entretenimento e estão mais dispostos a experimentar novos serviços como o VoIP (Voz sobre IP).

O estudo destaca que a utilização de smartphones é alta durante todo o dia, assim como da internet. No Brasil, enquanto 36% dos homens pesquisados utilizam seus smartphones para jogar, entre as mulheres esse número cai para 16%. São os homens também os que assistem mais TV, vídeos e escutam música pelo celular. Além disso, são eles que dominam o download de aplicativos com mais que o dobro da frequência que o público feminino.

O quadro se inverte em relação à atividade de tirar fotos. Enquanto aproximadamente 80% das brasileiras participantes da pesquisa afirmam utilizar o dispositivo para esta função, somente 60% dos homens fazem uso do mecanismo. Porém, são eles os líderes no envio e recebimento de imagens, MMS e fotos.

Julia Casagrande, especialista do Ericsson ConsumerLab e uma das responsáveis pelo estudo no Brasil, diz: “Com a introdução dos smartphones no mercado, a internet passou a ter uma relação natural com os usuários em vários segmentos de consumo, gerando uma relação de codependência. Hoje, mais de 40% dos usuários de smartphones no Brasil já utilizam o dispositivo para navegar na internet e 33% para acessar as mídias sociais diariamente”.

Para o acesso das redes sociais, o aparelho é mais utilizado entre os homens, que preferem realizar o acesso quando em trânsito, no período da tarde e no final do dia. As mulheres lideram os acessos das redes sociais no período da manhã, antes mesmo de sair da cama, durante o almoço e novamente na cama antes de dormir. Dessa maneira, os smartphones têm impactado diretamente na frequência com que os serviços são utilizados, em comparação ao uso de computadores e celulares comuns.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

25/08/2015
Phablet: o novo objeto de desejo no mundo móvel

20/08/2015
Microsoft perde vez no mercado de smartphones

31/07/2015
Xiaomi recebe aval do Minicom e terá benefício da Lei do Bem

31/07/2015
Huawei passa Microsoft e é terceiro maior fornecedor de celulares

21/07/2015
Alcatel OneTouch abandona feature phones e entra na briga dos smartphones

21/07/2015
Mercado de aparelhos mira em smartphones de baixo custo

17/07/2015
Venda de smartphones será maior que soma de PCs, tablets, TVs e videogames em 2015

16/07/2015
Vivo quer renovar base e aceita smartphone usado como moeda de troca

08/07/2015
Consumidor brasileiro desperta para os smartphones seminovos

02/07/2015
Asus enfrenta Xiaomi e vende 1000 smartphones em menos de 2 minutos

Destaques
Destaques

Usuários não acessam 4G nem metade do tempo de uso

Medição em amostra de 82 mil clientes no Brasil indica que a cobertura LTE está disponível entre 42% e 49% das vezes que os clientes acessam dados.

Amway adere ao pagamento móvel para ampliar vendas no Brasil

Empresa é o primeiro cliente da parceria firmada entre a Braspag e a MobiUp. "Simplificar a conversão da venda é o grande desafio do comércio eletrônico", disse o presidente da Braspag, Gastão Mattos.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet das Coisas vai "mudar" o jogo no mercado de Seguros

Por Eduardo Prado *

As seguradoras interessadas em cortar custos, melhorar as práticas do negócio, ofertar novos serviços e avaliar melhor os níveis de risco dos clientes, cada vez mais vão investir em IoT.


Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site