Home - Convergência Digital

Smartphones: No Brasil, homens dominam busca por aplicativos

Convergência Digital - Carreira
:: Convergência Digital - 02/04/2012

Um novo estudo do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, identificou que o uso de smartphones é diferente entre mulheres e homens. Enquanto as mulheres utilizam mais os serviços de comunicação, como voz, e-mail e SMS, os homens preferem os serviços de entretenimento e estão mais dispostos a experimentar novos serviços como o VoIP (Voz sobre IP).

O estudo destaca que a utilização de smartphones é alta durante todo o dia, assim como da internet. No Brasil, enquanto 36% dos homens pesquisados utilizam seus smartphones para jogar, entre as mulheres esse número cai para 16%. São os homens também os que assistem mais TV, vídeos e escutam música pelo celular. Além disso, são eles que dominam o download de aplicativos com mais que o dobro da frequência que o público feminino.

O quadro se inverte em relação à atividade de tirar fotos. Enquanto aproximadamente 80% das brasileiras participantes da pesquisa afirmam utilizar o dispositivo para esta função, somente 60% dos homens fazem uso do mecanismo. Porém, são eles os líderes no envio e recebimento de imagens, MMS e fotos.

Julia Casagrande, especialista do Ericsson ConsumerLab e uma das responsáveis pelo estudo no Brasil, diz: “Com a introdução dos smartphones no mercado, a internet passou a ter uma relação natural com os usuários em vários segmentos de consumo, gerando uma relação de codependência. Hoje, mais de 40% dos usuários de smartphones no Brasil já utilizam o dispositivo para navegar na internet e 33% para acessar as mídias sociais diariamente”.

Para o acesso das redes sociais, o aparelho é mais utilizado entre os homens, que preferem realizar o acesso quando em trânsito, no período da tarde e no final do dia. As mulheres lideram os acessos das redes sociais no período da manhã, antes mesmo de sair da cama, durante o almoço e novamente na cama antes de dormir. Dessa maneira, os smartphones têm impactado diretamente na frequência com que os serviços são utilizados, em comparação ao uso de computadores e celulares comuns.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

LEIA TAMBÉM:

16/10/2014
Venda de smartphones cresce 17% em agosto

07/10/2014
Samsung x Microsoft: tensão aumenta com litígio por patentes

01/10/2014
Confiança em baixa e smartphones derrubam vendas de PCs e tablets

12/09/2014
Brasil: recorde na venda de smartphones no 2º trimestre

03/09/2014
Angústia e coceira são sintomas de abstinência dos smartphones

22/08/2014
Startup cria plataforma para vender tablets e smartphones usados

19/08/2014
Desoneração de smartphones aumentou arrecadação do governo

14/08/2014
Lenovo já faz mais smartphones que PCs

11/07/2014
Smartphones já são 76% da base de celulares no Brasil

08/07/2014
Smartphone se revela soberano frente aos tablets

Destaques
Destaques

Compartilhamento: Anatel cobra licenciamento duplo de Oi e Tim

Empresas firmaram acerto para compartilhar antenas 4G, mas a agência sustenta que apesar das ERBs representarem um único conjunto de equipamentos a serem licenciados, o uso de radiofrequências distintas implica que o pagamento do Fistel deve ser feito por ambas as operadoras.

» Anatel espera Lei das Antenas para decidir sobre compartilhamento de torres

Anatel não tem pressa para vender fatia que sobrou em 700 MHz

Presidente da agência, João Rezende, descarta a inclusão da faixa no megaleilão de sobras de frequência, programado para 2015. E diz que o preço - R$ 2,7 bilhões- será mantido para o novo comprador.

» Anatel autoriza 70-80 GHz para ‘backhaul sem fio’

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Billing das coisas: o desafio de remunerar parceiros de serviços no cenário da IoT

:: Por Sandra Lis Granado*


Copyright © 2014 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site