Home - Convergência Digital

Smartphones: No Brasil, homens dominam busca por aplicativos

Convergência Digital - Carreira
:: Convergência Digital - 02/04/2012

Um novo estudo do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, identificou que o uso de smartphones é diferente entre mulheres e homens. Enquanto as mulheres utilizam mais os serviços de comunicação, como voz, e-mail e SMS, os homens preferem os serviços de entretenimento e estão mais dispostos a experimentar novos serviços como o VoIP (Voz sobre IP).

O estudo destaca que a utilização de smartphones é alta durante todo o dia, assim como da internet. No Brasil, enquanto 36% dos homens pesquisados utilizam seus smartphones para jogar, entre as mulheres esse número cai para 16%. São os homens também os que assistem mais TV, vídeos e escutam música pelo celular. Além disso, são eles que dominam o download de aplicativos com mais que o dobro da frequência que o público feminino.

O quadro se inverte em relação à atividade de tirar fotos. Enquanto aproximadamente 80% das brasileiras participantes da pesquisa afirmam utilizar o dispositivo para esta função, somente 60% dos homens fazem uso do mecanismo. Porém, são eles os líderes no envio e recebimento de imagens, MMS e fotos.

Julia Casagrande, especialista do Ericsson ConsumerLab e uma das responsáveis pelo estudo no Brasil, diz: “Com a introdução dos smartphones no mercado, a internet passou a ter uma relação natural com os usuários em vários segmentos de consumo, gerando uma relação de codependência. Hoje, mais de 40% dos usuários de smartphones no Brasil já utilizam o dispositivo para navegar na internet e 33% para acessar as mídias sociais diariamente”.

Para o acesso das redes sociais, o aparelho é mais utilizado entre os homens, que preferem realizar o acesso quando em trânsito, no período da tarde e no final do dia. As mulheres lideram os acessos das redes sociais no período da manhã, antes mesmo de sair da cama, durante o almoço e novamente na cama antes de dormir. Dessa maneira, os smartphones têm impactado diretamente na frequência com que os serviços são utilizados, em comparação ao uso de computadores e celulares comuns.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

LEIA TAMBÉM:

11/07/2014
Smartphones já são 76% da base de celulares no Brasil

08/07/2014
Smartphone se revela soberano frente aos tablets

18/06/2014
CELISTICS amplia contrato com Vivo e mira recarga no Brasil

08/05/2014
Para o Governo, fabricação no país vai expor empresas à tecnologia de ponta

08/05/2014
Governo e Qualcomm fazem acordo para atrair a produção de semicondutores

06/05/2014
Apple impõe derrota à Samsung na batalha de patentes

22/04/2014
Smartphones já representam 65% do mercado de celulares

02/04/2014
A cada minuto, 68 smartphones vendidos no Brasil

24/03/2014
Classe C foi às compras

07/03/2014
Smartphone responde por 40% dos acessos à Internet no Brasil

Destaques
Destaques

4G cresce 110% em seis meses. Modems 3G não param de cair

De janeiro a junho, foram desativados 247.526 mil modems 3G na base das operadoras.

700 MHz: Teles terão controle sobre dinheiro do ressarcimento às TVs

Ao aprovar versão final do edital da faixa de 700 MHz, Anatel se cerca de cuidados. Radiodifusores emplacaram distribuição de antenas externas aos mais pobres e carência de um ano entre desligamento analógico e uso do LTE. Empresa constituída pelas operadoras móveis vai administrar transição para a TV Digital.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

M-commerce: como evitar as fraudes e os riscos

:: Por Paulo Abreu*


Copyright © 2014 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site