INCLUSÃO DIGITAL

Diretor de Infraestrutura, Heliomar Lima vai deixar o Minicom

Da Redação* ... 02/04/2012 ... Convergência Digital

O Diretor de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima, vai desembarcar do governo. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, ele se aposenta este mês.

O próprio Lima indicou sua saída, ao comentar, no Facebook, o programa de cidades digitais, lançado pelo Minicom na semana passada. “Umas das minhas participações derradeiras no Ministério das Comunicações”, escreveu.

Hoje diretor de infraestrutura, Lima chegou ao Minicom em 2005, durante a gestão do ministro Hélio Costa. Antes, foi responsável pelas soluções de TICs no Banco do Brasil e diretor de TI da Cobra Tecnologia.

Quando da ida de Lima para o Minicom, a pasta já estudava a implantação de uma Secretaria de Inclusão Digital, o que só veio a acontecer de fato no ano passado, já com Paulo Bernardo como ministro.

Como era então diretor de Serviços de Inclusão Digital, especulou-se que Lima poderia ser indicado para a nova secretaria, mas Bernardo preferiu chamar a companheira de partido no Paraná, Lygia Pupatto, que acabara de perder a eleição para deputada estadual.

Apesar da aposentadoria, Lima deve participar da comissão que vai selecionar os municípios do projeto-piloto de cidades digitais, que começa em 80 cidades de até 50 mil habitantes.


TV Digital: Por meta, Anatel exclui lares com parabólicas e TV paga

A contagem regressiva para o desligamento dos sinais analógicos começa no dia 08/04, em Brasília. E para facilitar que a recepção digital esteja garantida em 93% dos domicílios de cada cidade, serão retirados cerca de 40 milhões de lares dos 66 milhões existentes no país.

Telebras encerra 2014 com prejuízo de R$ 117 milhões

Desempenho é melhor que 2013, quando o prejuízo foi de R$ 145 milhões. Reestruturada para tocar o Plano Nacional de Banda Larga, empresa tem 21 mil km de rede ativada, mas vende apenas 30 Gbps.

Radiodifusor prefere 3G fora da TV Digital

Embora apostem na Internet como ferramenta de interatividade, emissoras comerciais defendem conversor digital sem canal de retorno. Decisão vai basear a compra de aparelhos que serão distribuídos a 14 milhões de famílias e viabilizar desligamento dos sinais analógicos.

Infraestrutura de telecom é maior fragilidade das TICs, diz TCU

Tribunal de Contas da União analisou o uso das tecnologias da informação no país a partir de um relatório do Fórum Econômico Mundial e lamentou o fosso digital entre os brasileiros. “O indicador ‘usuários de Internet’, com apenas 50% da população, é preocupante”, conclui o TCU.

Boa parte dos brasileiros segue sem acesso à Internet

Estudo da Fecomércio RJ/Ipsos, realizada em 70 municípios do país, mostra que ainda há um abismo digital considerável, mesmo com a explosão da banda larga móvel. Quem não usa a Internet, alega falta de dinheiro e desconhecimento. Quem usa, prioriza as redes sociais. 



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G