Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital


Home - Opinião


Esteja seguro no dia mundial do backup, e em todos os outros!

 :: Por Paulo Padro*
 Convergência Digital
:: 30/03/2012 
    

No dia 31 de março, um dia antes do Dia da Mentira, comemora-se o Dia Mundial do Backup. Quem já passou por uma falha total de sistema e, em seguida, notou que não tinha as ferramentas corretas para restaurá-lo, entende a ligação entre as datas. A sensação de impotência quando se está trabalhando para recuperar os danos nos faz pensar que tal situação só pode ser uma mentira. Falhas do sistema custam muito em tempo e dinheiro - já que a maioria dos negócios são suportados por algum tipo de sistema de informação - e podem ocorrer no pior momento possível.

A gravidade do período de inatividade aumentará sensivelmente no caso de um servidor físico que hospeda várias máquinas virtuais críticas sofrer uma pane, resultando em um número ainda maior de máquinas inativas. Algumas das razões mais comuns que geram defeitos nos sistemas são problemas de hardware, erros cometidos pelos usuários, ataques maliciosos e catástrofes naturais.

Independentemente da causa, o tempo de inatividade e a paralisação dos negócios podem custar milhares e até milhões de reais em perda de receita e de produtividade à sua organização, caso a mesma não tenha uma solução adequada de backup e de recuperação de dados. Considerando a importância do backup e a proximidade de 31 de Março, preparamos um passo a passo para desvendar “Os cinco mitos principais sobre backup”: ‘Faça backup de seus arquivos diariamente’. Esse é um conselho sábio que todos nós já ouvimos porém, muito provavelmente, ignoramos em alguns momentos. Muitos acreditam que se trata de um processo que toma muito tempo ou que simplesmente não é necessário.

Mas é indispensável desmentir esses mitos e ajudar a encontrar a resposta certa para proteger essas informações. Mito 5: Acreditar que nada acontecerá com seus arquivos Acabei de comprar um computador que está em perfeitas condições. Por que me preocupar? O computador não vai fugir com seus dados, certo? Na verdade, é possível - com um pouco de ajuda e maldade. Os notebooks continuam sendo um dos objetos mais roubados nos aeroportos e campus universitários.

E se seu computador desaparecer, sumirá também todo o seu trabalho. A menos que você tenha backup. Às vezes, o custo dos dados e do trabalho podem superar em muito o custo do próprio equipamento. Além de evitar essa situação, fazer o backup dos seus arquivos “na nuvem” - ou seja, salvá-los on-line - permite que você armazene os dados externamente e transfira seus documentos de qualquer local com acesso à Internet.

Apenas se certifique de que esse armazenamento ofereça uma conexão segura. Em geral, o e-mail não oferece. Mito 4: Acreditar que os Pen Drives são a única solução Pen Drives podem ser bastante úteis. São suficientemente pequenas para caber no bolso e serem levadas para todas as partes. No entanto, esse ponto forte também pode ser o ponto fraco, uma vez que essas unidades minúsculas têm capacidade limitada. Se você precisar fazer backup de vários arquivos grandes, estará em apuros. Além disso, é fácil perder uma unidade USB.

Muitas acabam na lavanderia, esquecidas no bolso da calça. E a planilha em que você trabalhou durante três dias acabará tão limpa quanto suas meias? Talvez sim ou talvez não. Mas isso pode acontecer. E falando de descuidos, a menos que você se lembre de sempre conectar a unidade manualmente, não terá o backup de que necessitará mais tarde. Mito 3: Depender completamente do disco rígido O disco rígido local pode ser imprevisível. Alguns oferecem anos de serviço confiável; outros deixam de funcionar após poucos meses.

A menos que seu computador tenha uma bola de cristal, pode ser difícil adivinhar quando seu disco vai parar de funcionar. Mesmo no caso de sua unidade funcionar perfeitamente, um pico de energia no seu computador ou uma queda de tensão no seu notebook podem apagar tudo em segundos, incluindo suas fotos digitais. O armazenamento seguro dos dados em um local externo pode evitar isso. Mito 2: Confiar plenamente no backup manual Todos nós nos esquecemos de fazer backup dos dados em algum momento. A razão pode ser uma reunião inesperada ou, simplesmente, um esquecimento no fim da noite.

E, quase sempre, isso acontece depois que finalizamos um projeto enorme, seguido de uma falha de computador. Ninguém tem memória infalível. Procure uma solução de backup automatizada, que não exija que você a inicialize. Mito 1: Assumir que fazer backup diariamente é muito difícil Em geral, esse é o maior de todos os mitos. Fazer backup diariamente não exige muito esforço se você tiver as ferramentas corretas. Se você quiser evitar o aborrecimento de ter uma unidade externa que exija backup manual, pode instalar um software para fazer backup de tudo em um HD externo ou na nuvem.

Isso permite que você o esqueça completamente. Até que precise do backup, quando ocorrer algum imprevisto. Seguindo essas dicas básicas, os seus dados, os dados de sua empresa e de seus funcionários estarão protegidos nas mais diversas ocorrências. *Paulo Prado é Gerente Regional de Marketing de Produtos da Symantec


Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Big data: Sobreviva ao tsunami dos dados

PRÓXIMA
Sua rede e o 'boom' da informação



Veja a primeira edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC


A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina. Nessa primeira edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade: a governança da Internet. Boa leitura!

Clique aqui para ver todas as edições



:: 29/08/2014 17:57 :: Negócios
Big data: "Não há solução matadora para a proteção da informação'

:: 29/08/2014 17:45 :: Negócios
Jogos Olímpicos deverão demandar 120 terabytes de armazenamento

:: 29/08/2014 17:14 :: Gestão
BNDES financiará PMEs da área de TIC

:: 29/08/2014 16:50 :: Internet
Celulares com acesso à Internet já são maioria no Brasil

:: 29/08/2014 16:40 :: Inclusão Digital
Prefeitura de São Paulo oferece app gratuito para acessibilidade




IT Careers
Justiça mantém demissão por justa causa por uso indevido do Facebook

Funcionário foi demitido após postar comentários ofensivos na rede social. Decisão é da 1ª Turma do TRT do Paraná.

» Executivos saem em busca do trabalho flexível
» Feedback: evite os erros e colecione acertos


4G cresce 400 mil novas linhas por mês

Tecnologia chega a 3,6 milhões de acessos enquanto, pela primeira vez, as linhas 2G representam menos da metade do total.

» 700 MHz: teles e radiodifusores podem compartilhar torres
» Minicom distribui R$ 4,5 milhões em concurso de apps
» 3G Brasil: pequenos municípios entram na rota das teles
» 4G cresce 110% em seis meses. Modems 3G não param de cair


CDTV - Cobertura em vídeo do Convergência Digital




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!