Home - Convergência Digital

Blackberry: Venda à vista?

Convergência Digital - Carreira
Por: Da redação - 30/03/2012

A Research in Motion (RIM) vai enfrentar um ano difícil, com competição mais intensa, alertaram analistas, reduzindo suas avaliações quanto aos preços das ações da companhia depois que a fabricante de celulares inteligentes anunciou prejuízo, com queda nas vendas de BlackBerrys no quarto trimestre.

Nesta quinta-feira, 29/03, a RIM anunciou seu primeiro prejuízo trimestral desde o quarto trimestre fiscal de 2005 e informou que não apresentaria mais projeções financeiras. "A falta de projeções, a desaceleração no crescimento do volume de vendas e o acúmulo de estoques são negativos para a cadeia de suprimento tecnológico da RIM, a saber Celestica, Flextronics International e Jabil Circuit", apontaram analistas do Citigroup. A RIM responde por 20% das vendas da Celestica, 15% na Jabil e 10% na Flextronics, reportaram o RBC e o Citigroup.

As vendas do Blackberry caíram em 21% ante o trimestre anterior, o primeiro declínio no trimestre em que ocorre o Natal desde 2006. A maioria dos analistas considera que o lançamento da nova geração do BlackBerry, dentro de alguns meses, será uma batalha de vida ou morte para a empresa, e alertam sobre uma intensificação da concorrência.

A RIM está enfrentando concorrência intensificada em todos os seus produtos -de parte da Apple, com o iPhone 4S e o novo iPad; e de celulares inteligentes equipados com a plataforma Google Android, afirmaram analistas da Cannacord Genuity. Analistas da Cannacord Genuity, Barclays Capital, Nomura, BMO, RBC e Credit Suisse reduziram sua avaliação de preços para as ações da empresa que são cotadas nos Estados Unidos.

Em um "mercado florescente para os celulares inteligentes", o volume de vendas da RIM pode cair em 25% nos próximos 12 meses, porque os modelos BB7 existentes não são competitivos e a fatia da empresa nos mercados internacionais está se erodindo rapidamente, disse o Credit Suisse. Melhoras nos modelos mais baratos da Nokia também podem prejudicar a fatia da RIM nos mercados internacionais, afirmou o Credit Suisse, acrescentando que apenas a possibilidade de venda da empresa o leva a manter sua recomendação neutra quanto às ações do grupo.

O novo presidente-executivo da RIM, Thorsten Heins, anunciou passos iniciais de uma revisão estratégica e não excluiu uma eventual venda da companhia. Mas analistas se mostram céticos sobre os esforços de recuperação da empresa.

Analistas do Nomura, em relatório intitulado "Too Little, Too Late" (Muito Pouco, Muito Tarde), afirmam que a RIM provavelmente não vai ter sucesso como uma plataforma independente, mesmo se encontrar parceiros. "A gestão ainda parece acreditar em ter sucesso em ambas as pontas do mercado de smartphones, e isso enquanto desenvolvem um ecossistema de aplicações independente", disseram analistas do Nomura.

Fonte: Agência Reuters

LEIA TAMBÉM:

22/04/2015
Smartphones já são 95% dos celulares vendidos

17/04/2015
Allied e Oi firmam aliança para distribuição de dispositivos móveis

16/04/2015
Já há mais smartphones do que PCs em uso no Brasil

16/04/2015
Ano começa com alta de 26% nas vendas de smartphones

08/04/2015
Loucos por smartphones, jovens incrementam mercado de seguro

06/04/2015
Smartphones ficam imunes à crise no Brasil e 4G vira 'objeto de consumo'

02/04/2015
Brasileiros seguem sem querer pagar pelo uso dos aplicativos

02/04/2015
OTTs crescem 164% e 80% checam smartphones a cada 30 minutos

30/03/2015
Aeroporto Santos Dumont investe em carregador movido a sol

25/03/2015
Brasileiros repõem smartphones roubados em 24 horas

Destaques
Destaques

Brasil fica para trás no consumo de apps na América Latina

Brasileiro usa, em média, 16 aplicativos, em seus smartphones e tablets, revela estudo da ComScore, e perde para mexicanos, colombianos, chilenos, argentinos e peruanos.

Brasileiros seguem sem querer pagar pelo uso dos aplicativos

A venda de apps não atrai mais de 70% dos consumidores e desenvolvedores e teles precisam encontrar um novo modelo de negócios.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet das Coisas:"Wearable" vai ser o futuro do banco?

Por: Por Eduardo Prado*

A Internet das Coisas tem motivado o mundo todo. Na “cola” da IoT, a tecnologia vestível (ou “wearable”) tem tido um desenvolvimento estonteante pelo mundo afora...


Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site