GESTÃO

Software livre: ITI troca Mandriva por Ubuntu

Da redação ... 30/03/2012 ... Convergência Digital

O ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - responsável pelo Sistema Nacional de Certificação Digital, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil - decidiu trocar de sistema operacional, baseado no software livre. Sai o Mandriva e entra o Ubuntu. De acordo com o coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e administração, Júlio César Pereira, a atualização foi necessária.

“Migramos do Mandriva para o Ubuntu, plataforma mais robusta e atualizada e que atende a política do Governo Federal de utilizar softwares livres. Já houve testes realizados pelos setores de informática e auditoria, cujos resultados atestam a segurança e a capacidade operacional do Ubuntu”.

A chefe de Gabinete do ITI, Adriana Fetter, confirma a avaliação do coordenador-geral. Fetter já utiliza o Ubuntu em sua estação de trabalho e diz se tratar de um sistema bastante prático e corporativo. “O Ubuntu é uma versão de sistema operacional mais intuitivo e mais interativo. Acredito que as melhoras serão sentidas à medida em que os colegas trabalho estiverem familiarizados com essa versão do sistema”, destaca.

Para o analista de Tecnologia da Informação do ITI, Halisson Gomides, haverá maior produtividade na manipulação da informação por parte dos usuários, reduzindo assim as solicitações de suporte. “Essa mudança traz em seu cerne o remodelamento da disposição das informações institucionais a partir de uma padronização, promovendo desta forma maior organização do ambiente digital corporativo”, destaca.

De acordo com Gomides, as otimizações também alcançarão os profissionais que prestam serviços de suporte de rede e helpdesk no ITI. “Os profissionais terão melhores condições de gestão e operação. Prevemos um impacto positivo no tempo de resolução de problemas, além de preparar nosso ambiente com vistas à plena adesão à nossa Política de Segurança da Informação e Comunicações (POSIC) recém-publicada”, diz.

A migração do sistema operacional é uma das premissas do plano de ações para renovar a estrutura tecnológica do ITI. Também estão em curso alterações nas políticas de identificação virtual e maior autonomia na administração de conteúdos compartilhados pelos diversos setores do Instituto.


Matérias relacionadas
Cloud Computing ... 26/01/2015 ... 09:31
Por big data, Microsoft vai às compras em open source
Cloud Computing ... 13/01/2015 ... 10:33
Interoperabilidade entre nuvens desafia gestores de TI
Cloud Computing ... 25/09/2014 ... 17:23
BM&F Bovespa aposta em multiplataformas em TI
Cloud Computing ... 25/09/2014 ... 17:10
OpenStack será a protagonista da nova era da TI

Só um terço dos municípios regulamentou a Lei de Acesso à Informação

Levantamento da Controladoria-Geral da União mostra que 81% dos estados e 74% das capitais já adequaram a legislação à Lei 12.527/2011. Mas o percentual é de apenas 36% nas 254 cidades do país com mais de 100 mil habitantes – já incluindo as capitais.

Inventário de ativos de TI vira serviço na Compusoftware

O gerenciamento de ativos de hardware e software é uma ação que vai além de minimizar o uso de ferramentas ilegais. Ele permite a elaboração de uma política de controle e reduz gastos em tempos de crise, afirma Adriano Vieira, COO da companhia.

Kimberly Clark adota BI para unir áreas de marketing e comercial no Brasil

Empresa, uma das maiores do mundo no setor de higiene e bem-estar, concluiu um projeto de integração da base de dados de inteligência de vendas com a plataforma SQL Server 2014, da Microsoft. Solução inclui a geolocalização para identificar onde o item da empresa foi comprado.

Fábrica de software da Globalweb Corp é certificada no MPS-SW da Softex

São atendidas por meio da fábrica de software, clientes como Caixa Econômica Federal e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Grau alcançado foi o C, exigido para atender aos editais de governo e similar ao modelo norte-americano CMMI (Capability Maturity Model Integration).

Executivos de negócios desbancam CIOs na tomada de decisão de TIC

Pesquisa realizada em 24 países constatou que 57% dos gestores de Tecnologia acreditam que os executivos de negócios ganharam mais poder nos últimos 12 meses. Mas boa parte dos CIOs não está vendo o poder diminuir sem lutar. A hora é de uma virada de planos.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G