INOVAÇÃO

CPqD lança "Videoideias" para conteúdos multimídia em sala de aula

Da redação* ... 30/03/2012 ... Convergência Digital

O CPqD está lançando o "Videoideias", uma nova ferramenta de apoio pedagógico que permite utilizar conteúdos multimídia personalizados em sala de aula, com acesso via internet. O objetivo é tornar as aulas mais atraentes, estimulando a aprendizagem, e ao mesmo tempo oferecer aos professores uma série de recursos para facilitar a produção e gestão de conteúdos educacionais multimídia.

Voltada para o ensino fundamental, a ferramenta é constituída de dois módulos: "Videoideias na Classe" e "Videoideias Web". O primeiro permite a exibição dos conteúdos e o acesso a atividades interativas em sala de aula. No Videoideias Web, o professor pode criar seus planos de aula, além de selecionar e relacionar os conteúdos multimídia que pretende utilizar em cada uma delas.

O Videoideias traz mais de 700 vídeos e conteúdos livres - incluindo TV Escola e Portal do Professor, do MEC, e o Portal da Enciclopédia Britannica -, divididos por ano, disciplinas e temas. A ferramenta ainda permite que o professor inclua outros conteúdos específicos de sua área, próprios ou obtidos em diferentes fontes de informação, de modo a personalizar suas aulas. E esses conteúdos podem ser compartilhados com outros professores, ou até mesmo com outras escolas da mesma rede de ensino.

Para o aluno, o portal oferece vídeos, avaliações e a Fábrica de Ideias, um espaço no qual ele pode criar histórias em quadrinhos com fins pedagógicos, sob a orientação do professor. Trata-se de uma ferramenta de autoria que oferece personagens prontos, cenários, objetos, balões e outros elementos que facilitam a criação das histórias pelas crianças. A intenção é facilitar a fixação de novos conceitos, além de estimular a criatividade e contribuir para a ampliação da biblioteca de conteúdos da escola.

Para os gestores de ensino, o Videoideias fornece relatórios de acompanhamento e de uso da ferramenta, bem como recursos para a criação de pesquisas de opinião e a comunicação eletrônica com professores e escolas.

Na sala de aula, o acesso ao Videoideias pode ser feito por meio de lousa digital (qualquer modelo) ligada a um computador ou notebook, ou de um aparelho de TV comum conectado a um receptor que se comunica com o servidor de mídia - onde os conteúdos multimídia ficam armazenados. No futuro, o aplicativo poderá ser acessado também por meio de tablets e smartphones.

Com a disseminação da banda larga no país e nas escolas, o Videoideias poderá ser uma ferramenta importante para o compartilhamento dos conteúdos armazenados em servidores de mídia, por exemplo, de uma secretaria de educação - municipal ou estadual - por toda a rede de ensino.

*Fonte: Assessoria de Imprensa do CPqD.


BNDES conduz PPP de troca de 620 mil lâmpadas na cidade de São Paulo

Banco priorizará conteúdo local e quer estimular parcerias entre fabricantes de luminárias e empresas de semicondutores.

Hardware será protagonista na Internet das coisas

Diretor de Internet das Coisas da Intel Brasil, Max Leite, diz que país é prioridade, mas precisa ser mais veloz nas ações de fomento para garantir os investimentos.

Lares inteligentes: Teles entram na briga por um mercado estimado em US$ 3 bi em 2020

O gerente de Novos Negócios da Oi, Leonardo Gadelha, diz que startups são parceiras nesse novo segmento. "Internet das Coisas é a tecnologia da próxima decáda", sustenta.

SINIAV não sai do papel e Brasil perde chance de liderar megapiloto em Internet das Coisas

Implantação do programa - que prevê colocar chips em toda a frota de carros do Brasil, estimada em 50 milhões de chips ativos - não vai começar em 30 de junho, como determinado pelo governo federal.

Planejamento lança tradutor de conteúdos digitais para surdos

Versão foi elaborada em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba.

Certificado digital é a porta para massificar o voto online

Meta da SCYTL é triplicar o uso de chaves especiais no Brasil e alcançar seis milhões de eleitores online.

Em 2020, mais de 1,6 zettabytes armazenados a partir da IoT

Volume imenso de dados determina uma reestruturação dos fornecedores de software e hardware.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G