Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Inovação

CPqD lança "Videoideias" para conteúdos multimídia em sala de aula

:: Da redação*
:: Convergência Digital :: 30/03/2012

O CPqD está lançando o "Videoideias", uma nova ferramenta de apoio pedagógico que permite utilizar conteúdos multimídia personalizados em sala de aula, com acesso via internet. O objetivo é tornar as aulas mais atraentes, estimulando a aprendizagem, e ao mesmo tempo oferecer aos professores uma série de recursos para facilitar a produção e gestão de conteúdos educacionais multimídia.

Voltada para o ensino fundamental, a ferramenta é constituída de dois módulos: "Videoideias na Classe" e "Videoideias Web". O primeiro permite a exibição dos conteúdos e o acesso a atividades interativas em sala de aula. No Videoideias Web, o professor pode criar seus planos de aula, além de selecionar e relacionar os conteúdos multimídia que pretende utilizar em cada uma delas.

O Videoideias traz mais de 700 vídeos e conteúdos livres - incluindo TV Escola e Portal do Professor, do MEC, e o Portal da Enciclopédia Britannica -, divididos por ano, disciplinas e temas. A ferramenta ainda permite que o professor inclua outros conteúdos específicos de sua área, próprios ou obtidos em diferentes fontes de informação, de modo a personalizar suas aulas. E esses conteúdos podem ser compartilhados com outros professores, ou até mesmo com outras escolas da mesma rede de ensino.

Para o aluno, o portal oferece vídeos, avaliações e a Fábrica de Ideias, um espaço no qual ele pode criar histórias em quadrinhos com fins pedagógicos, sob a orientação do professor. Trata-se de uma ferramenta de autoria que oferece personagens prontos, cenários, objetos, balões e outros elementos que facilitam a criação das histórias pelas crianças. A intenção é facilitar a fixação de novos conceitos, além de estimular a criatividade e contribuir para a ampliação da biblioteca de conteúdos da escola.

Para os gestores de ensino, o Videoideias fornece relatórios de acompanhamento e de uso da ferramenta, bem como recursos para a criação de pesquisas de opinião e a comunicação eletrônica com professores e escolas.

Na sala de aula, o acesso ao Videoideias pode ser feito por meio de lousa digital (qualquer modelo) ligada a um computador ou notebook, ou de um aparelho de TV comum conectado a um receptor que se comunica com o servidor de mídia - onde os conteúdos multimídia ficam armazenados. No futuro, o aplicativo poderá ser acessado também por meio de tablets e smartphones.

Com a disseminação da banda larga no país e nas escolas, o Videoideias poderá ser uma ferramenta importante para o compartilhamento dos conteúdos armazenados em servidores de mídia, por exemplo, de uma secretaria de educação - municipal ou estadual - por toda a rede de ensino.

*Fonte: Assessoria de Imprensa do CPqD.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 22/07/2014 12:00
Startups podem ganhar até R$ 1 milhão em Concurso

:: 07/07/2014 09:41
Empresa cria app para levar Internet para quem não pode usar as mãos

:: 04/07/2014 10:00
MCT fixa em 10% equalização de juros na Finep

:: 17/06/2014 12:30
Governo desqualifica aceleradora do Startup Brasil

:: 17/06/2014 11:36
Brasil puxa investimentos mundiais em TI na área de Seguros

:: 10/06/2014 14:44
Robôs feitos no Brasil atuam na manutenção da rede elétrica

:: 27/05/2014 17:50
Hardware entra na segunda chamada do programa Startup Brasil

:: 19/05/2014 11:31
Grand Prix Inovação: Pipi Rodas vence disputa

:: 16/05/2014 17:40
Mentalidade e má execução decepcionam investidores no Brasil

:: 15/05/2014 13:40
Presidente da FIERGS lamenta desinteresse da indústria pela Inovação




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Governo institui sistema para integrar pesquisas com nanotecnologia

PRÓXIMA
Vale dos Sinos, no RS, terá Portal da Inovação




Startups podem fugir do 'labirinto legal' brasileiro

Além do suporte especializado para lidar com a burocracia que sufoca negócios iniciantes, Brasil começa a contar com instrumentos que facilitam a vida tributária das startups.
Assista a palestra de Ivandick Rodrigues, da Bessa Advogados
Clique aqui e veja a cobertura completa do U-Start Conference Brasil 2014


Empresa cria app para levar Internet para quem não pode usar as mãos
:: 07/07/2014 :: Inovação

No Brasil, empresas como Renner, Magazine Luiza, Masstercard, Walmart, entre outras, já estão usando o aplicativo da canadense eSsential.


Suprema Corte dos EUA restringe patente para software
:: 20/06/2014 :: Inovação

Decisão sustenta entendimento de que a implementação de ideias abstratas em um computador não as torna patenteáveis.


Smart grids: investimentos passam de R$ 1,6 bilhão no Brasil
:: 13/06/2014 :: Inovação

Governo prevê a possibilidade de concender incentivos fiscais a partir da Lei de Informática e da Lei do Bem para incentivar a produção dos medidores inteligentes no país. País soma mais de 200 pilotos na área.



Convergência Digital e a Network Eventos disponibilizam a 1ª edição da revista eletrônica do Fórum TIC Brasil. Clique e boa leitura!

Veja as coberturas especiais do Convergência Digital



A era da Internet de todas as coisas
:: Por Juliana Ferreira*

Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Veja a primeira edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC


A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina. Nessa primeira edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade: a governança da Internet. Boa leitura!

Clique aqui para ver todas as edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!