Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Inovação

CPqD lança "Videoideias" para conteúdos multimídia em sala de aula

:: Da redação*
:: Convergência Digital :: 30/03/2012

O CPqD está lançando o "Videoideias", uma nova ferramenta de apoio pedagógico que permite utilizar conteúdos multimídia personalizados em sala de aula, com acesso via internet. O objetivo é tornar as aulas mais atraentes, estimulando a aprendizagem, e ao mesmo tempo oferecer aos professores uma série de recursos para facilitar a produção e gestão de conteúdos educacionais multimídia.

Voltada para o ensino fundamental, a ferramenta é constituída de dois módulos: "Videoideias na Classe" e "Videoideias Web". O primeiro permite a exibição dos conteúdos e o acesso a atividades interativas em sala de aula. No Videoideias Web, o professor pode criar seus planos de aula, além de selecionar e relacionar os conteúdos multimídia que pretende utilizar em cada uma delas.

O Videoideias traz mais de 700 vídeos e conteúdos livres - incluindo TV Escola e Portal do Professor, do MEC, e o Portal da Enciclopédia Britannica -, divididos por ano, disciplinas e temas. A ferramenta ainda permite que o professor inclua outros conteúdos específicos de sua área, próprios ou obtidos em diferentes fontes de informação, de modo a personalizar suas aulas. E esses conteúdos podem ser compartilhados com outros professores, ou até mesmo com outras escolas da mesma rede de ensino.

Para o aluno, o portal oferece vídeos, avaliações e a Fábrica de Ideias, um espaço no qual ele pode criar histórias em quadrinhos com fins pedagógicos, sob a orientação do professor. Trata-se de uma ferramenta de autoria que oferece personagens prontos, cenários, objetos, balões e outros elementos que facilitam a criação das histórias pelas crianças. A intenção é facilitar a fixação de novos conceitos, além de estimular a criatividade e contribuir para a ampliação da biblioteca de conteúdos da escola.

Para os gestores de ensino, o Videoideias fornece relatórios de acompanhamento e de uso da ferramenta, bem como recursos para a criação de pesquisas de opinião e a comunicação eletrônica com professores e escolas.

Na sala de aula, o acesso ao Videoideias pode ser feito por meio de lousa digital (qualquer modelo) ligada a um computador ou notebook, ou de um aparelho de TV comum conectado a um receptor que se comunica com o servidor de mídia - onde os conteúdos multimídia ficam armazenados. No futuro, o aplicativo poderá ser acessado também por meio de tablets e smartphones.

Com a disseminação da banda larga no país e nas escolas, o Videoideias poderá ser uma ferramenta importante para o compartilhamento dos conteúdos armazenados em servidores de mídia, por exemplo, de uma secretaria de educação - municipal ou estadual - por toda a rede de ensino.

*Fonte: Assessoria de Imprensa do CPqD.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 10/04/2015 12:26
Relógio Inteligente: inovação que veio para ficar popular

:: 09/04/2015 12:11
Imagine Cup: saem os vencedores da etapa brasileira

:: 07/04/2015 13:39
Aldo Rebelo vai estimular laboratórios científicos nas escolas

:: 07/04/2015 12:16
MCTI priorizará inovação em áreas estratégicas

:: 23/03/2015 18:30
Ser um banco reconhecido pelo BC é prioridade da FINEP

:: 12/03/2015 12:45
Linha do BNDES para TICs financiou mais de R$ 79 milhões na região Sul

:: 11/03/2015 12:40
Twitter vai às compras em vídeo móvel e investe US$ 100 milhões

:: 11/03/2015 10:55
Perto de virar um banco de inovação, FINEP troca de comando

:: 10/03/2015 15:11
Sebrae lança concurso de vídeos para estudantes universitários

:: 05/03/2015 13:57
Aldo volta a cobrar investimento em inovação e pede ajuda ao Congresso




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Governo institui sistema para integrar pesquisas com nanotecnologia

PRÓXIMA
Vale dos Sinos, no RS, terá Portal da Inovação




Red Hat Forum 2014
OpenStack vai vencer a batalha dos data centers

A afirmação é do presidente da Red Hat Brasil, Gilson Magalhães. "O OpenStack permite uma outra forma de fazer a Tecnologia", diz. No país, 2014 foi classifado com um ano desafiador.

Clique aqui e veja a cobertura completa do evento


MCTI priorizará inovação em áreas estratégicas

CDTVIdeia é reduzir o hiato existente entre o investimento público e o privado, afirmou o ministro Aldo Rebelo.

CDTV Aldo Rebelo vai estimular laboratórios científicos nas escolas

Brasil terá um novo serviço OTT a partir de junho

Batizado de InfiniTV, o serviço está em fase de testes e vai oferecer serviços de VOD e canais lineares. Sede da empresa ficou em Florianópolis, Santa Catarina.


Ser um banco reconhecido pelo BC é prioridade da FINEP

Ao tomar posse no cargo de presidente da instituição de fomento, o cientista político Luis Manuel Rebelo Fernandes disse que esse é um dos desafios da sua gestão. Também está como prioridade recompor a capacidade de investimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).





A Internet das Coisas terá um papel fundamental nas Cidades Inteligentes
:: Por Eduardo Prado *

A Internet das Coisas pode ser usada em praticamente todos os cenários para os serviços públicos por parte dos Governos. Ter acesso à informação em tempo real é um benefício sem igual à gestão pública.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital





Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!