Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Inovação

CPqD lança "Videoideias" para conteúdos multimídia em sala de aula

:: Da redação*
:: Convergência Digital :: 30/03/2012

O CPqD está lançando o "Videoideias", uma nova ferramenta de apoio pedagógico que permite utilizar conteúdos multimídia personalizados em sala de aula, com acesso via internet. O objetivo é tornar as aulas mais atraentes, estimulando a aprendizagem, e ao mesmo tempo oferecer aos professores uma série de recursos para facilitar a produção e gestão de conteúdos educacionais multimídia.

Voltada para o ensino fundamental, a ferramenta é constituída de dois módulos: "Videoideias na Classe" e "Videoideias Web". O primeiro permite a exibição dos conteúdos e o acesso a atividades interativas em sala de aula. No Videoideias Web, o professor pode criar seus planos de aula, além de selecionar e relacionar os conteúdos multimídia que pretende utilizar em cada uma delas.

O Videoideias traz mais de 700 vídeos e conteúdos livres - incluindo TV Escola e Portal do Professor, do MEC, e o Portal da Enciclopédia Britannica -, divididos por ano, disciplinas e temas. A ferramenta ainda permite que o professor inclua outros conteúdos específicos de sua área, próprios ou obtidos em diferentes fontes de informação, de modo a personalizar suas aulas. E esses conteúdos podem ser compartilhados com outros professores, ou até mesmo com outras escolas da mesma rede de ensino.

Para o aluno, o portal oferece vídeos, avaliações e a Fábrica de Ideias, um espaço no qual ele pode criar histórias em quadrinhos com fins pedagógicos, sob a orientação do professor. Trata-se de uma ferramenta de autoria que oferece personagens prontos, cenários, objetos, balões e outros elementos que facilitam a criação das histórias pelas crianças. A intenção é facilitar a fixação de novos conceitos, além de estimular a criatividade e contribuir para a ampliação da biblioteca de conteúdos da escola.

Para os gestores de ensino, o Videoideias fornece relatórios de acompanhamento e de uso da ferramenta, bem como recursos para a criação de pesquisas de opinião e a comunicação eletrônica com professores e escolas.

Na sala de aula, o acesso ao Videoideias pode ser feito por meio de lousa digital (qualquer modelo) ligada a um computador ou notebook, ou de um aparelho de TV comum conectado a um receptor que se comunica com o servidor de mídia - onde os conteúdos multimídia ficam armazenados. No futuro, o aplicativo poderá ser acessado também por meio de tablets e smartphones.

Com a disseminação da banda larga no país e nas escolas, o Videoideias poderá ser uma ferramenta importante para o compartilhamento dos conteúdos armazenados em servidores de mídia, por exemplo, de uma secretaria de educação - municipal ou estadual - por toda a rede de ensino.

*Fonte: Assessoria de Imprensa do CPqD.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 02/03/2015 17:23
Inmetro e Capes aproximam comunidade científica da indústria

:: 24/02/2015 18:21
"País que não evolui em Ciência e Tecnologia é um país altamente vulnerável", diz Aldo Rebelo

:: 20/02/2015 16:12
ABES incentiva inovação no Parque Tecnológico Itaipu

:: 09/02/2015 10:51
Riosoft lança guia rápido em vídeo sobre o desafio de empreender em TI

:: 05/02/2015 10:51
Governo credencia CPqD como empresa estratégica de defesa

:: 05/02/2015 10:33
Trabalha em startup? Saiba que você é um objeto de desejo!

:: 03/02/2015 18:45
Prefeitura de SP prepara licitação para Fab Labs, centros de fomento à computação

:: 27/01/2015 12:00
Gaúcha WOW abre processo de seleção para startups brasileiras

:: 22/01/2015 15:53
App gratuito Me Atende vence desafio de empreendedorismo no Brasil

:: 21/01/2015 11:50
Startup brasileira ZeroPaper é vendida para a americana Intuit




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Governo institui sistema para integrar pesquisas com nanotecnologia

PRÓXIMA
Vale dos Sinos, no RS, terá Portal da Inovação




Red Hat Forum 2014
OpenStack vai vencer a batalha dos data centers

A afirmação é do presidente da Red Hat Brasil, Gilson Magalhães. "O OpenStack permite uma outra forma de fazer a Tecnologia", diz. No país, 2014 foi classifado com um ano desafiador.

Clique aqui e veja a cobertura completa do evento


Inmetro e Capes aproximam comunidade científica da indústria

Instituiições lançam edital  para  selecionar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que possam ampliar a conexão entre grupos científicos de alto nível e representantes da indústria


Startup brasileira ZeroPaper é vendida para a americana Intuit

Desenvolvedora de um sistema online financeiro na nuvem com mais de 450 mil usuários era acelerada pela 21212, participante também  do programa Start Up Brasil. O valor da transação não foi revelado. A Intuit é responsável pelos produtos QuickBooks, Quicken e TurboTax.


Novo ministro do Desenvolvimento quer marco legal para Inovação

Armando Monteiro Neto, confirmado nesta segunda, 1º/12, no MDIC, defendeu o uso de política industrial, modernização do parque fabril e no marco legal pró inovação, bem como avanços em acordos internacionais, especialmente entre Mercosul e União Europeia. 





Sua ideia não vale nada
:: Mariana Lemos*

Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC . nº 2


Nesta segunda edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade dos gestores de TI: o BIG DATA

A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina.

Clique aqui para ver outras edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!