Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Telecom

Anatel marca votação do edital do 2,5 GHz/450 MHz para 12 de abril

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 29/03/2012

O Conselho Diretor da Anatel decidiu fixar a reunião de 12 de abril para a votação do edital da faixa de 2,5 GHz – a ser realizado em conjunto com a faixa de 450 MHz. O sorteio do relator será na próxima segunda-feira, 2/4.

“O sorteio do 2,5 GHz será na próxima segunda-feira e, nesse sentido, gostaria que o conselho se comprometesse a votar no dia 12, por conta do calendário”, propôs o presidente João Rezende.

A data leva em conta o previsto no Decreto Presidencial 5512/2011 – sobre o Plano Geral de Metas de Universalização – que manda a Anatel “licitar, até 30 de abril de 2012, as duas frequências.

Não há mais tempo hábil para a efetiva realização do leilão no prazo – ficou para junho. Mas o Ministério das Comunicações e a Anatel trabalham com o entendimento de que a publicação do edital serve como cumprimento do Decreto.

Apesar das reclamações das operadoras, a Anatel manteve atreladas as faixas de 450 MHz e 2,5 GHz, no leilão previsto para o início de junho. A faixa de 450 MHz até poderá ser comprada separadamente, mas não será possível levar apenas um naco do 2,5 GHz. Se houver comprador, passa-se em seguida aos lotes relativos ao 2,5 GHz. Se não, o lote seguinte será das duas faixas combinadas.

Os compromissos da faixa de 450 MHz preveem que 100% dos municípios do país e das escolas públicas rurais terão acesso a serviço de dados até o fim de 2015 – embora ainda a 256 kbps – 30% em 2013, mais 30% em 2014 e o restante no ano seguinte. Em 2017, a velocidade das conexões na zona rural terá que subir para 1 Mbps. Além disso, o sistema do leilão prevê que no primeiro lote (faixa de 450 MHz), o vencedor será aquele que apresentar o menor preço nos serviços de voz e dados. Nos demais lotes (2 a 76), leva as frequências a empresa que oferecer o maior valor.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 17/05/2013 11:57
"Pai" da web defende aprovação do Marco Civil

:: 16/05/2013 18:05
4G supera marca de 100 milhões de conexões

:: 15/05/2013 14:35
Contra “pirataria”, indústria de copyright ataca os melhores clientes

:: 15/05/2013 10:24
Minicom: 4G em 700MHz só depois que não houver interferência na TV

:: 14/05/2013 20:45
PNBL 2.0: investimento das teles será abatido de licitações

:: 14/05/2013 18:24
Para Anatel, 4G dentro dos estádios é obrigação do edital

:: 14/05/2013 09:00
BNDES: esforço brasileiro em P&D está abaixo do esperado

:: 13/05/2013 16:36
Terminais Bloomberg tinham ‘backdoor’ para coletar informações

:: 13/05/2013 11:45
RNP amplia rede metropolitana de fibra óptica em Brasília

:: 13/05/2013 10:33
Rede social: corporações nacionais riscam o Facebook de suas estratégias


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
TV paga: NeoTV recorre ao STF contra novas regras do setor

PRÓXIMA
No Amazonas, telefonia avança pouco e deputados ameaçam com CPI



Leia aqui a edição nº 4 da revista eletrônica do Convergência Digital
A quarta edição da revista eletrônica do portal Convergência Digital reúne matérias especiais sobre temas que estão na agenda do setor - crimes na Internet; computação na nuvem; carreira e compras públicas. Boa leitura!


Boa leitura!

Para ler no iPad, clique aqui


Minicom: 4G em 700MHz só depois que não houver interferência na TV
:: 15/05/2013 :: Telecom

“Nosso compromisso é implantar o 4G sem qualquer interferência”, garantiu, mais uma vez, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.


Custo para "limpar" faixa de 700 MHz pode passar de R$ 6 bilhões
:: 08/05/2013 :: Telecom

Emissoras de TV levam à Anatel estudo japonês que indica haver muita interferência do 4G na TV Digital. “O edital deve prever que os custos para evitar interferência sejam cobertos pelas teles”, diz o presidente da Abert, Daniel Slaviero.


Minicom: Bens reversíveis inibem investimentos
:: 07/05/2013 :: Telecom

Secretário de telecomunicações, Maximiliano Martinhão, nega que o governo planeje “doar” o patrimônio vinculado às concessões de telefonia às operadoras, mas também reconheceu que esse é um tema no qual “não existe posição final do Ministério das Comunicações”.


Procon-SP lista fabricantes de celulares com mais queixas
:: 07/05/2013 :: Telecom

Motorola aparece como a empresa com maior número de queixas e uma das que menos soluciona os problemas dos clientes. Nokia e Samsung aparecem na segunda e terceira posições.

CDTV Anatel só reconhece 30% dos usuários como "insatisfeitos" com serviços
:: Em São Paulo, reclamações contra operadoras crescem mais que vendas


4G supera marca de 100 milhões de conexões

De janeiro a maio, foram feitas 32 milhões de adições líquidas à base 4G.

» Brasileiros querem aplicativos pré-instalados nos smartphones


NFC - real e urgente
:: Fábio de Lara Gonsalez *
Brasil precisa agilizar a regulamentação do sistema de pagamentos móveis. É hora de trazer as ideias para a realidade.

Cobertura em vídeo do Convergência Digital




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2013 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.