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Sua rede e o 'boom' da informação

 :: Por Olavo Poleto Filho*
 Convergência Digital
:: 29/03/2012 
    

As novas tecnologias estão mudando o modo como vivemos. Todos estão online e as informações correm pela rede em tempo real. As mídias sociais, como por exemplo o Facebook, ditam tendências e conectam pessoas ao redor do mundo. Mas isso não afeta apenas nossa vida pessoal. Empresas antenadas a essas mudanças estão se adaptando e se preparando para este grande fluxo de informação, que se tornou o principal ativo das organizações e uma peça fundamental para a continuidade dos negócios. Imagine um site de vendas de uma grande empresa. Se ele não estiver preparado para receber um grande número de visitas, vai apresentar problemas para o consumidor.

Caso ele decida fazer uma promoção, por exemplo, sua rede precisará suportar o aumento de acessos, ou, consequentemente, vai deixar de lucrar no seu potencial máximo. Essa é a razão pela qual o grau de dependência das redes de telecomunicações e da infraestrutura de tecnologia da informação aumenta. Deixar de monitorar e gerenciar o desempenho pode significar muitas perdas e prejuízos. Neste contexto, a gerência e monitoramento do desempenho de redes corporativas tornam-se imprescindíveis. É preciso conhecer o impacto dos problemas de rede nos lucros. Problemas na rede, como por exemplo o aumento do tempo de resposta de um site, dificilmente são detectados, causando uma experiência negativa nos usuários. São esses os casos em que a empresa deve aplicar o gerenciamento e monitoramento de redes.

Sob a ótica de negócios, a rede deve ser eficiente e capaz de suportar a expansão das atividades da empresa, o aumento do número de lojas, de produtos e serviços em um site de e-commerce, de campanhas, de aplicações e do crescimento de vendas. Diante deste cenário, o grande desafio do gestor de TI e Telecom é conseguir acompanhar a evolução dos indicadores de qualidade do ambiente e a relação disso com as oscilações de demanda. Muito provavelmente a companhia vai precisar de ferramentas de gerenciamento capazes de mapear os ambientes LAN/WAN para qualificar, quantificar e caracterizar o tráfego.

Também muito provavelmente apenas as ferramentas não serão suficientes sem a experiência e dedicação de profissionais qualificados para esse tipo de avaliação. Podemos citar algumas das ações mais comuns na implementação de melhorias na rede, como isolamento das estações geradoras de tráfego suspeito, mudança na frequência e horário de execução do antivírus, notificação dos usuários com atividades excessivas na rede, rateio dos custos com os upgrades de banda pelas unidades da empresa, revisão das classes de serviço das aplicações e priorização máxima daquelas mais críticas para o negócio.

Tudo isso pode diminuir o tempo total de resposta de um sistema em uma margem de 10 a 20%. Quando isso se trata de um site de comércio eletrônico, por exemplo, a redução desse tempo de compra significa um incremento proporcional no faturamento da empresa. Todas essas ações têm um custo em planejamento, equipamentos e eventualmente impacto nos sistemas e usuários. A grande questão é saber como cada uma dessas ações impacta o resultado e selecionar qual efetivamente levar adiante. As melhorias podem trazer redução do tempo de espera dos clientes, diminuição de filas em pontos de atendimento e mais vendas por hora, além da redução da taxa de desistência de compras.

O gerenciamento e monitoramento de redes devem ser considerados como investimentos, e não como custos. Essas medidas influenciam diretamente na eficiência e produtividade de uma empresa. O resultado disso pode representar o simples aumento dos lucros.

Olavo Poleto Filho - Especialista em Marketing de Produtos da Level 3


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