Home - Convergência Digital

Aplicativos: Sem lei no Brasil, termo de uso é a única proteção do usuário

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos - 26/03/2012

Para o advogado e presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da Fecomércio/São Paulo, Renato Opice Blum, falta clareza para a garantia dos direitos dos usuários de aplicativos móveis. Segundo Opice Blum, hoje, quem determina as regras do jogo é o desenvolvedor do aplicativo. E o especialista lembra: Não há aplicativo gratuito sem interesse em retorno financeiro.

"Não há jurisprudência que proteja os dados pessoais no caso dos aplicativos móveis", observou Renato Opice Blum, que no último dia 21, participou do debate Aplicativos X Privacidade, na Fecomércio/SP. E, hoje, o Termo de Uso - com suas longas páginas, a maioria tem mais de 40 - é a única proteção para o usuário. "Teria sido melhor se antes da explosão do consumo de aplicativos móveis, se tivesse uma regra transparente, mas infelizmente não temos", afirma Opice Blum.

"Hoje quem determina o norte das ações é o desenvolvedor de conteúdo. E temos que lembrar que apesar do aplicativo ser gratuito, há, sim, uma questão de remuneração para o desenvolvedor e há regras de uso. Só que, hoje, faltam modelos claros para definir as responsabilidades", acrescenta o advogado, especializado em Direito Eletrônico. Opice Blum.

Ele observa ainda que, hoje, as pessoas baixam aplicativos sem saber quais dados são coletados e para que serão usados. "Esse é um problema a ser enfrentado", adverte. Assista a palestra de Renato Opice Blum sobre privacidade de dados em aplicativos móveis.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

03/09/2015
Vivo cria apps para ser uma OTT e aumentar market share no pré e no pós-pago

02/09/2015
App Ringo prioriza Brasil e quer desbancar OTTs e teles

31/08/2015
App usa GPS no combate à criminalidade

28/08/2015
Senador defende aprovação da regulamentação do Uber no Brasil

24/08/2015
Loggi recebe aporte de R$ 50 milhões

18/08/2015
Rio Info 2015 terá app especial para participantes

18/08/2015
Globo faz maratona Hackathon na casa do Big Brother

17/08/2015
FIESP convoca para Hackathon direcionado à economia compartilhada

13/08/2015
Senado se propõe a regulamentar o UBER e outros aplicativos

12/08/2015
Oi registra 10 milhões de downloads nos seus aplicativos

Destaques
Destaques

Usuários não acessam 4G nem metade do tempo de uso

Medição em amostra de 82 mil clientes no Brasil indica que a cobertura LTE está disponível entre 42% e 49% das vezes que os clientes acessam dados.

Amway adere ao pagamento móvel para ampliar vendas no Brasil

Empresa é o primeiro cliente da parceria firmada entre a Braspag e a MobiUp. "Simplificar a conversão da venda é o grande desafio do comércio eletrônico", disse o presidente da Braspag, Gastão Mattos.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet das Coisas vai "mudar" o jogo no mercado de Seguros

Por Eduardo Prado *

As seguradoras interessadas em cortar custos, melhorar as práticas do negócio, ofertar novos serviços e avaliar melhor os níveis de risco dos clientes, cada vez mais vão investir em IoT.


Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site