NEGÓCIOS

Contrabando de tablets aumenta 440% no Brasil

Da redação ... 26/03/2012 ... Convergência Digital

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (Abradisti), mostra que a entrada de tablets ilegais subiu de 5% para 27% em 2011. A boa notícia é que os notebooks contrabandeados tiveram uma forte redução: caíram de 23% para 5%. Smartphones e games passam a liderar a lista de produtos pelo chamado mercado cinza.

De acordo com o levantamento, feito pela IT Data, para a Abradisti, dentre os principais produtos do setor eletroeletrônico, os notebooks tiveram uma queda na ilegalidade de 23% para 5%. Já os projetores, caíram de 48% para 8%. Além disso, produtos de redes e componentes caíram de 5% para 2% e 12% para 4%. Já os tablets subiram de 5% para 27%.

“O mercado ilegal está colocando foco em outros produtos que possibilitam melhores margens, como bolsas, óculos, perfumes etc. Dentro da área de eletrônicos, a preferência tem sido por smartphones, tablets e console de games, que tende a reduzir com a produção local”, afirma Mariano Gordinho, presidente da Abradisti. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 90% desses produtos ilegais que entram no país vem diretamente do Paraguai.


Matérias relacionadas
Internet Móvel 3G / 4G ... 26/01/2015 ... 15:25
GOL lança site exclusivo para tablets
Inclusão Digital ... 23/01/2015 ... 18:56
Mais de 30% dos internautas no Brasil terão um tablet em 2015
Internet Móvel 3G / 4G ... 28/11/2014 ... 12:22
Brasileiro prefere smartphone ao tablet
Cloud Computing ... 04/11/2014 ... 16:35
Brasil é top 3 no uso dos tablets nas empresas

NEC vence licitação para Centro Aquático dos Jogos Olímpicos do Rio

Fabricante vai implementar e integrar sistemas de automação às diversas tecnologias utilizadas na unidade, que receberá até 18 mil espectadores.

Acordo na OMC vai zerar tarifas em cerca de 200 produtos de TI. Brasil está fora

Tratativas para ampliar o acordo, originalmente firmado em 1996, envolve 54 países e inclui itens como semicondutores, aparelhos de GPS e videogames. Mesmo de fora, o Brasil poderá ter algum benefício dessa medida.

ITAG garante RFID para microempresas via cartão BNDES

Radiofrequência padrão GS1 pode ser adquirida com o cartão da instituição financeira do governo federal junto a empresa homologada pela Associação Brasileira de Automação.

Crise não afeta os investimentos da Dell no Brasil

Luis Gonçalves, presidente da fabricante no país, reforça a aposta em software e serviços. E determina: a Internet das Coisas chegou para mudar o DNA do setor.

Software protagoniza a nova era dos data centers

No futuro, os data centers serão totalmente diferentes do que temos hoje, com novos modelos operacionais. “Software está dominando. SDN é o que está mais desenvolvido”, afirmou Henrique Cecci, do Gartner, durante o CIAB.