Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Internet

Nos EUA, Comissão pede privacidade, mas não apoia o fim do rastreamento

:: Da redação*
:: Convergência Digital :: 26/03/2012

Um relatório apresentado nesta segunda-feira, 26/3, pela Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês), pede aos legisladores que aprovem uma lei para garantir aos consumidores acesso a informações detidas por “corretores de dados” – empresas que se especializam em mapear informações sobre internautas para fins comerciais.

Mas no relatório de 120 páginas, a FTC não chegou a apoiar uma legislação que torne obrigatório o mecanismo conhecido como Do Not Track (Não Rastreie), limitando-se a declarar que “a indústria tem feito progressos significativos” voluntariamente – um projeto nesse sentido foi apresentado no Congresso americano no ano passado.

Para alguns analistas ligados a consultorias pró-livre mercado, a proibição a esses mecanismos rastreadores seria prejudicial à publicidade e, consequentemente, a gratuitade de diversos sites na Internet – e poderia ter impacto mesmo nos conhecidos botões “Like”, do Facebook ou Google+.

Embora o relatório em si não impeça os parlamentares americanos de eventualmente aprovarem o projeto relativo a regras mais severas de privacidade na Internet, é de se esperar que deputados e senadores se mostrem mais relutantes em apoiar a proposta diante das considerações do órgão regulador – o FTC tem competência em questões relacionadas à privacidade.

Naturalmente, militantes que defendem restrições mais diretas se mostraram desapontados com o relatório final da FTC. O Eletronic Privacy Information Center, por exemplo, sustentou que a Comissão “não foi longe o bastante” nas recomendações e “erroneamente sustentou a auto-regulação”

Em essência, a Comissão Federal do Comércio defende que empresas de Internet adotem políticas internas de privacidade mais severas, que garantam a segurança dos dados dos consumidores, bem como limitem a compilação e retenção de tais informações.

* Com informações da Cnet.news

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 16/05/2013 17:40
Internet ainda está longe de ser instrumento de inclusão

:: 16/05/2013 11:10
Internet chega a 46,5% dos brasileiros

:: 16/05/2013 10:55
Raupp, do MCTI, defende Internet livre no país

:: 08/05/2013 15:46
Governo Obama apoia "grampo" na Internet

:: 22/04/2013 12:45
IPv.6: NIC.br oferece treinamento gratuito para redes corporativas

:: 11/04/2013 10:45
Dados pessoais na Internet estão fora de controle

:: 19/03/2013 16:53
Porta 25: Brasil sai da lista dos 10 mais que enviam spams

:: 18/03/2013 17:50
Pioneiros da Internet recebem prêmio de R$ 3 milhões

:: 08/02/2013 10:57
Número de fusões e aquisições de empresas de Internet cresce 124% em 2012

:: 17/12/2012 18:58
Minicom/Anatel: Tratado da UIT não envolve conteúdo da Internet


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Banda larga: Governo da Austrália bane Huawei de projeto nacional

PRÓXIMA
Telebras e Angola Cables assinam acordo para conexão entre Brasil e África



Leia a edição nº 4 da revista eletrônica do Convergência Digital

A quarta edição da revista eletrônica do portal Convergência Digital reúne matérias especiais sobre temas que estão na agenda do setor - crimes na Internet; computação na nuvem; carreira e compras públicas. Boa leitura!

Para ler no iPad, clique aqui


"Pai" da web defende aprovação do Marco Civil
:: 17/05/2013 :: Internet

No Brasil para a conferência WWW2013, no Rio de Janeiro, o físico inglês Tim Berners-Lee, que em 1989 desenvolveu o que se tornaria a world wide web, conclamou os brasileiros a adotarem a proposta de “direitos humanos” representada pelo projeto de lei. “Precisamos de algo que reforce a neutralidade de rede em benefício dos usuários”, afirmou.

» Em Raupp, do MCTI, defende Internet livre no país

Contra “pirataria”, indústria de copyright ataca os melhores clientes
:: 15/05/2013 :: Internet

Estudo encomendado pela Ofcom, o regulador britânico de telecomunicações, mostra que os internautas que mais baixam conteúdos “ilegais” são também os que gastam três vezes mais com arquivos legalizados do que aqueles que nunca “pirateiam”. 


Terminais Bloomberg tinham ‘backdoor’ para coletar informações
:: 13/05/2013 :: Internet

Nesta segunda-feira, 13/5, o editor chefe da Bloomberg News admitiu que os repórteres da empresa tinham acesso a informações pessoais dos clientes dos ‘Terminais Bloomberg” – uma espécie de computador que se espalhou no mundo financeiro na década de 1990 que traz informações de mercado. 


Rede social: corporações nacionais riscam o Facebook de suas estratégias
:: 13/05/2013 :: Internet

Não é apenas o poder público que está criando regras rígidas para o uso das redes sociais no ambiente de trabalho. Pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje - revela que grandes conglomerados nacionais optaram pela estratégia radical de não ter nenhum vínculo com o facebook, rede que tem a adesão de mais de 70 milhões de brasileiros.


Compras online: 43% dos consumidores recomendaram ofertas no Facebook
:: 07/05/2013 :: Internet

Pesquisa da Webshooppers mostra essa tendência de interação do e-commerce com as redes sociais, mas alerta para a proteção à marca.



4G supera marca de 100 milhões de conexões

De janeiro a maio, foram feitas 32 milhões de adições líquidas à base 4G.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Em telecom, priorizar é mais que preciso
:: Por Rogério Tomirotti*

Tratar as informações de acordo com a sua importância e evitar, a todo custo, congestionamento como forma de garantir a qualidade de serviço é tarefa essencial para evitar congestionamentos e paradas de redes.




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2013 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.