INOVAÇÃO

Escolas da Bahia usam RFID para monitorar alunos

Da redação ... 22/03/2012 ... Convergência Digital
As escolas municipais de Vitória da Conquista, na Bahia, serão as primeiras do Brasil a utilizar a tecnologia, com investimento de R$ 1,2 milhão. Primeiramente, mais de 20 mil alunos da rede municipal receberão o Uniforme Escolar Inteligente (DCC Student Id) gratuitamente e 25 escolas municipais serão contempladas.

Cada Uniforme Escolar Inteligente terá uma etiqueta com um número universal, o qual deverá ser cadastrado no sistema escolar com as informações dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Na entrada da escola, será instalado um sensor, que vai monitorar a entrada e saída do estudante, enviando imediatamente uma mensagem de texto (SEM) para os telefones registrados. Os pais ou responsáveis também poderão ser notificados pela secretaria das instituições de ensino a qualquer momento.

O diretor do Caic, Sidiney Soares, está com boas expectativas em relação à adoção do novo uniforme. “Esse projeto vem nos dar um grande apoio. Com o controle da frequência escolar, vão melhorar a assiduidade dos alunos, o nível de aprendizagem, de aprovação. E a presença da família na escola vai nos ajudar bastante a melhorar ainda mais a educação”, afirma.

Para o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o projeto “alia educação, segurança e possibilita parcerias com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, sempre defendendo a comunidade escolar, os alunos e a própria família. Todo esse cuidado é muito importante para que a escola seja um lugar seguro”.

Fonte: Agência de noticias

Waze, do Google, entra no mercado de apps de carona

Se o Uber assusta aos taxistas, agora, há um novo player entrando nessa disputa: o Waze. Empresa está com um piloto em Israel.

Professores buscam financiamento para aulas de código com robôs em escolas

Projeto é inspirado no americano Hora do Código. Tentativa é angaria R$ 100 mil via crowdfunding.

Com serviços caros e ultrapassados, bancos estão fadados ao fracasso

O alerta foi feito por Chris Skinner, uma das personalidades mais influentes no setor financeiro mundial, durante o CIAB 2015, em São Paulo. "O modelo atual não funciona mais. É hora de repensar. As empresas digitais chegaram", sustentou.

BNDES conduz PPP de troca de 620 mil lâmpadas na cidade de São Paulo

Banco priorizará conteúdo local e quer estimular parcerias entre fabricantes de luminárias e empresas de semicondutores.

Utilities se unem para testar smart grid no Paraná

Para a Copel, distribuidora de energia do Estado, as redes móveis não são a melhor opção para a transmissão de dados, uma vez que há problemas de disponibilidade, de latência e queda de links.

Inovação no Brasil agoniza com 'burrocracia' na concessão de patentes

Brasil não consegue avançar na reestruturação da área e um pedido leva, em média, 11 anos para ser concedido. No mundo, esse prazo é de, no máximo, três anos. Maior parte das empresas busca, então, os Estados Unidos.

Hardware será protagonista na Internet das coisas

Diretor de Internet das Coisas da Intel Brasil, Max Leite, diz que país é prioridade, mas precisa ser mais veloz nas ações de fomento para garantir os investimentos.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G