INOVAÇÃO

Escolas da Bahia usam RFID para monitorar alunos

Da redação ... 22/03/2012 ... Convergência Digital
As escolas municipais de Vitória da Conquista, na Bahia, serão as primeiras do Brasil a utilizar a tecnologia, com investimento de R$ 1,2 milhão. Primeiramente, mais de 20 mil alunos da rede municipal receberão o Uniforme Escolar Inteligente (DCC Student Id) gratuitamente e 25 escolas municipais serão contempladas.

Cada Uniforme Escolar Inteligente terá uma etiqueta com um número universal, o qual deverá ser cadastrado no sistema escolar com as informações dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Na entrada da escola, será instalado um sensor, que vai monitorar a entrada e saída do estudante, enviando imediatamente uma mensagem de texto (SEM) para os telefones registrados. Os pais ou responsáveis também poderão ser notificados pela secretaria das instituições de ensino a qualquer momento.

O diretor do Caic, Sidiney Soares, está com boas expectativas em relação à adoção do novo uniforme. “Esse projeto vem nos dar um grande apoio. Com o controle da frequência escolar, vão melhorar a assiduidade dos alunos, o nível de aprendizagem, de aprovação. E a presença da família na escola vai nos ajudar bastante a melhorar ainda mais a educação”, afirma.

Para o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o projeto “alia educação, segurança e possibilita parcerias com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, sempre defendendo a comunidade escolar, os alunos e a própria família. Todo esse cuidado é muito importante para que a escola seja um lugar seguro”.

Fonte: Agência de noticias

Lares inteligentes: Teles entram na briga por um mercado estimado em US$ 3 bi em 2020

O gerente de Novos Negócios da Oi, Leonardo Gadelha, diz que startups são parceiras nesse novo segmento. "Internet das Coisas é a tecnologia da próxima decáda", sustenta.

SINIAV não sai do papel e Brasil perde chance de liderar megapiloto em Internet das Coisas

Implantação do programa - que prevê colocar chips em toda a frota de carros do Brasil, estimada em 50 milhões de chips ativos - não vai começar em 30 de junho, como determinado pelo governo federal.

Planejamento lança tradutor de conteúdos digitais para surdos

Versão foi elaborada em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba.

Certificado digital é a porta para massificar o voto online

Meta da SCYTL é triplicar o uso de chaves especiais no Brasil e alcançar seis milhões de eleitores online.

Em 2020, mais de 1,6 zettabytes armazenados a partir da IoT

Volume imenso de dados determina uma reestruturação dos fornecedores de software e hardware.

Biometria está presente em mais da metade dos ATMs bancários no Brasil

Febraban diz que 60% dos ATM fazem uso de diferentes tipos de identificação biométrica do cliente, um montante 20% superior ao registrado em 2013.

Corporações dão vida à Internet das Coisas

Pesquisa mostra que 60% dos objetos conectados são usados nas empresas.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G