INOVAÇÃO

Escolas da Bahia usam RFID para monitorar alunos

Da redação ... 22/03/2012 ... Convergência Digital
As escolas municipais de Vitória da Conquista, na Bahia, serão as primeiras do Brasil a utilizar a tecnologia, com investimento de R$ 1,2 milhão. Primeiramente, mais de 20 mil alunos da rede municipal receberão o Uniforme Escolar Inteligente (DCC Student Id) gratuitamente e 25 escolas municipais serão contempladas.

Cada Uniforme Escolar Inteligente terá uma etiqueta com um número universal, o qual deverá ser cadastrado no sistema escolar com as informações dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Na entrada da escola, será instalado um sensor, que vai monitorar a entrada e saída do estudante, enviando imediatamente uma mensagem de texto (SEM) para os telefones registrados. Os pais ou responsáveis também poderão ser notificados pela secretaria das instituições de ensino a qualquer momento.

O diretor do Caic, Sidiney Soares, está com boas expectativas em relação à adoção do novo uniforme. “Esse projeto vem nos dar um grande apoio. Com o controle da frequência escolar, vão melhorar a assiduidade dos alunos, o nível de aprendizagem, de aprovação. E a presença da família na escola vai nos ajudar bastante a melhorar ainda mais a educação”, afirma.

Para o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o projeto “alia educação, segurança e possibilita parcerias com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, sempre defendendo a comunidade escolar, os alunos e a própria família. Todo esse cuidado é muito importante para que a escola seja um lugar seguro”.

Fonte: Agência de noticias

Corte Europeia decidirá se Uber é serviço de transporte ou app digital

Juiz da Espanha transfere para o órgão superior do judiciário da União Europeia a decisão sobre como a empresa deve ser tratada – e, com isso, a validade de liminares contra o Uber também na Holanda, França, Alemanha, Bélgica.

Taxistas x Uber: Estudantes de BSB vão ao CADE contra proibição do app

Petição pede que sejam tomadas medidas contra 'práticas anticoncorrenciais' de sindicatos de taxistas do Distrito Federal e de São Paulo. Estudantes alegam 'abuso de direito' dos taxistas.

Waze, do Google, entra no mercado de apps de carona

Se o Uber assusta aos taxistas, agora, há um novo player entrando nessa disputa: o Waze. Empresa está com um piloto em Israel.

Professores buscam financiamento para aulas de código com robôs em escolas

Projeto é inspirado no americano Hora do Código. Tentativa é angaria R$ 100 mil via crowdfunding.

Banco do Brasil terá wallet concorrente da Apple Pay

"Os bancos comeram bola nessa corrida, mas acredito no poder de reação. Vamos recuperar esse mercado", afirmou o vice-presidente de TI do BB, Geraldo Dezena. A wallet do banco, além de ter dinheiro virtual, permitirá que não correntistas também possam concretizar uma transferência de valores.

Com serviços caros e ultrapassados, bancos estão fadados ao fracasso

O alerta foi feito por Chris Skinner, uma das personalidades mais influentes no setor financeiro mundial, durante o CIAB 2015, em São Paulo. "O modelo atual não funciona mais. É hora de repensar. As empresas digitais chegaram", sustentou.

BNDES conduz PPP de troca de 620 mil lâmpadas na cidade de São Paulo

Banco priorizará conteúdo local e quer estimular parcerias entre fabricantes de luminárias e empresas de semicondutores.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G