INTERNET

Para NIC.br, seleção de empresa para medir Internet foi direcionada

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/03/2012 ... Convergência Digital

Ao pedir a revisão da escolha da PriceWaterhouseCoopers como entidade aferidora da qualidade, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR alega pelo menos três indícios de que o processo foi direcionado. Segundo o NIC.br, os critérios de seleção favoreceram a solução da empesa britânica SamKnows, parceira técnica da consultoria eleita.

“A consulta direcionou para uma solução de mercado, o que atendia a maneira como a SamKnow faz. Os requerimentos de isolamento de tráfego e da funcionalidades do equipamento também direcionaram para a SamKnows”, sustentou o diretor de desenvolvimento do NIC.br, Milton Kashiwakura.

O NIC.br, que perdeu a disputa para a PwC, alega que os termos da resolução da Anatel sobre os critérios de qualidade desqualificam exigências de isolamento e da funcionalidade de bridge, visto que a norma previa que a medição no Ponto de Troca de Tráfego.

Além disso, aponta que ao determinar que as medições feitas pelo software deverão ter armazenamento local (no computador do usuário), o critério eliminou o programa desenvolvido pelo NIC.br, o Simet, que até então era o recomendado pela agência – tanto que ainda é possível acessá-lo pela página da Anatel.

O parecer técnico sobre o pedido de revisão será concluído na próxima semana, informa o superintendente de Serviços Privados da agência, Bruno Ramos. A partir daí segue para a Procuradoria Especializada da Anatel – o que significa que só chegará ao Conselho Diretor em duas ou três semanas.


Senador defende aprovação da regulamentação do Uber no Brasil

Para o senador e autor do projeto, Ricardo Ferraço, do PMDB/ES, apesar das angústias dos taxistas, será impossível o Senado impedir a oferta do serviço no Brasil, já que é um fenômeno que ocorre no mundo.

WhatsApp é o serviço que mais cresce na preferência do internauta

O Snapchat também tem forte adesão, revela estudo da Pew Research. Já o consumo das demais redes sociais  - Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Twitter - estagnou.

Avança no Senado PEC que inclui direito à Internet na Constituição

Proposta de emenda à Constituição foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O texto ainda terá de ser votado em dois turnos pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Governança da Internet: EUA adiam o fim do contrato com a ICANN

Extensão do prazo já era esperada uma vez que ainda não foi aprovado o plano de transição para a ‘globalização’ das funções de atribuição de nomes e números da internet. Mas NTIA ressalta que a data pode ser esticada por mais três anos.

Revista Abranet 13 . Junho 2015
Veja edição 13 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet Pesquisa inédita encomendada pela Abranet ao IBPT mostrou a relevância do segmento de Internet, cujas empresas faturaram R$ 144,7 bilhões em 2014. No período de 2012 a 2014, foram gerados 51.180 novos postos de trabalho, um incremento de 17,5%.
Clique aqui para ver outras edições