SEGURANÇA

TSE altera sistema da urna, mas nega quebra do sigilo do voto

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/03/2012 ... Convergência Digital

O Tribunal Superior Eleitoral minimizou o sucesso da equipe que conseguiu identificar os votos depositados na urna eletrônica durante os testes desta semana. Segundo o TSE, apesar do sucesso de professores e alunos da UnB, não é possível associar os votos aos respectivos eleitores.

“É uma contribuição importante, mas não há quebra do sigilo. O que se fez foi simplesmente ordenar os votos, o que não permite uma relação direta com os eleitores, a não ser que se ficasse o dia inteiro cuidando a fila de votação”, afirma o secretario de TI do TSE, Giuseppe Janino.

Ainda assim, o Tribunal está – hoje mesmo – incorporando o resultado do teste à urna. “O resultado vai nos permitir fazer a correção, ou a melhoria, do algoritmo e já estamos fazendo, hoje mesmo, a alteração no sistema”, emenda Janino, ao enfatizar que a correção estará incorporada antes das eleições deste ano.

No teste, a equipe liderada pelo professor Diego Freitas Aranha, da Faculdade de Ciências da Computação da UnB, quebrou o sistema de embaralhamento do Registro Digital do Voto (RDV), identificando quem recebeu os votos de uma eleição simulada.

O secretário de TI explica que o RDV foi criado para permitir que os partidos possam fazer a recontagem dos votos das urnas. Assim, à medida que cada voto é depositado, é gravado em uma planilha Excel. Mas essa lista é construída aleatoriamente justamente para evitar a identificação dos eleitores.

“Eles observaram o código-fonte e conseguiram decifrar o que estava cifrado e reordenar os votos. É uma colaboração muito importante e, com quebra ou não, saímos vencedores. O teste é uma iniciativa inédita no mundo, nenhum país faz isso”, diz o secretario de TI do TSE.

De acordo com o Tribunal, o feito da UnB não permite a identificação dos eleitores, pois não seria possível combinar a ordem dos votados com a relação dos votantes – uma vez que a listagem é alfabética e não na sequência dos votos digitados. “Essa lista já chega impressa às seções eleitorais”, completa Janino.


IPv6: Bancos correm para corrigir bug em plug in que bloqueia Internet

Instituições como Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica já estão recebendo uma nova versão do plug in de segurança, revelou Antonio Marcos Moreiras, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do IPv6.br.

» IPv6: Bug em plugin de segurança dos bancos brasileiros bloqueia acesso à Internet

Criptografia nacional pronta para funcionar em qualquer smartphone e tablet

A ZTEC, empresa de Brasília e credenciada como Empresa Estratégica de Defesa do Governo, aposta no cartão MCI SD, que funciona no lugar do cartão de memória, para avançar no mercado privado.

Ex-diretor diz que segurança cibernética do governo está nas mãos de "dois vampiros e um 'zumbi'"

Congresso Nacional de Segurança CibernéticaFoi assim que o ex-diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), Raphael Mandarino, se referiu ao Serpro e à Dataprev, além da Telebras. Para ele, as ações do Governo Dilma são "patéticas" na área de Segurança.

Mais da metade das empresas brasileiras não exige troca de senha dos funcionários

Congresso Nacional de Segurança CibernéticaUma pesquisa realizada pela FIESP mostra ainda que 96,4% das corporações ainda acreditam que os antivírus já previnem as ameaças virtuais. O estudo também revela que 47% das companhias não monitoram os e-mails dos seus funcionários.

Ataques DDoS multiplicam e incidentes superam a casa de 1 milhão no Brasil

Número desse tipo de ataque cresce 21 vezes. Notificações de incidentes de rede cresceram 197% e de acordo com dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) passaram de 1 milhão.


Cobertura especial - Segurança - Biometria - Reconhecimento Facial
Bancos brasileiros testam reconhecimento facial

"A informação em tempo real ficou decisiva no combate ao crime", diz  o diretor de Negócios para a área de Governo da NEC Brasil, Massato Takakuwa.

Veja mais desta cobertura especial de segurança

  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G