NEGÓCIOS

Brasileiro amplia migração para cartões de crédito e débito

Da redação ... 21/03/2012 ... Convergência Digital

A indústria brasileira de cartões deve desacelerar em 2012, previu nesta quarta-feira, 21/03, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Credito e Serviços (Abecs)."No varejo, a coisa não está bem", disse à Reuters o presidente da entidade, Claudio Yamaguti, explicando que as recentes medidas do governo para estimular a economia ainda não se refletiram integralmente no consumo.

Em 2011, o faturamento do setor de cartões no Brasil somou R$ 670 bilhões, uma expansão de 24% sobre o ano anterior. Para este ano, a previsão é de aumento de 20%. Apesar da atividade econômica moderada, em meio aos efeitos da crise internacional e de medidas do governo brasileiro para conter a inflação, o setor de cartões continuou no ano passado se beneficiando da gradual migração dos meios de pagamento, de cheque e dinheiro, para plásticos de débito e de credito.

Só no ano passado, a participação desses meios eletrônicos nos pagamentos do consumo privado subiu de 24,3 por cento para 26,8 por cento do total. A expectativa da entidade é que esse percentual chegue a 36 por cento em 2015. O número total de plásticos em circulação chegou a 687 milhões de unidades, um avanço anual de 9 por cento.

Segundo a Abecs, o aumento dos gastos de brasileiros no exterior pagos com cartões (19 por cento em 2011, para 21,2 bilhões de reais), em meio a valorização do real contra o dólar, também contribuiu com a expansão do setor. Com o recente ciclo de cortes na taxa básica de juro Selic e medidas de incentivo ao consumo a Abecs avalia que alguma melhora possa acontecer ao longo do ano, o que poderia levar a uma revisão das projeções.

Fonte: Agência Reuters


Rio Info 2015: Desoneração da folha é política estruturante do TI Maior

O presidente do TI Rio e coordenador do evento, Benito Paret, admite que o governo criou uma questão macroeconômica ao estender para vários segmentos a desoneração da folha de pagamento. Políticas de fomento à TI é uma das trilhas da 13ª edição do Rio Info 2015, que acontecerá de 15 a 17 de setembro, no Rio de Janeiro.

Com preços mais baixos, venda de PCs cresce e impulsiona mercado de Informática

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, o cenário é de queda de 3,1% nas vendas do comércio em geral em fevereiro, sobre fevereiro de 2014, pior desempenho desde 2003. Mas para equipamentos de informática e comunicação, as vendas foram 8,4% maiores no mesmo período.

STF derruba ação do DEM para impedir contratação de software livres no RS

Decisão de considerar improcedente a ADI 3.059, ajuizada há 13 anos contra a Lei gaúcha nº 11.871/2002, foi por unanimidade dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A ação foi movida pelo Democratas a pedido das empresas proprietárias de software.

Uber x táxis: Apps entram em batalha legal no Brasil

Ainda não se sabe como as autoridades vão reagir ao movimento dos taxistas e quais ações serão, efetivamente, tomadas. Ministério Público do Trabalho abriu investigações contra o Uber, que reitera: não é uma empresa de táxi, mas, sim, de tecnologia.

» Taxistas declaram guerra ao Uber e se manifestam no Brasil

Top 5 nos negócios, Brasil vira sede do Twitter na América Latina

Executivos do país assumem a gestão do microblog na região, entre eles, o diretor-geral da empresa, Guilheerme Ribenboim, que vai acumular o cargo de vice-presidente para a América Latina.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G