Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Negócios

Por medo de fraudes, 30% dos pedidos de compras online são rejeitados na América Latina

:: Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos
:: Convergência Digital :: 20/03/2012

Um dos maiores entraves para o comércio eletrônico é o medo, por parte dos lojistas, das fraudes nas vendas virtuais. E para evitar prejuízos - e ruídos de comunicação com o consumidor - 30% dos lojistas da América Latina rejeitam pedidos de compras via Internet, percentual 10 vezes maior do que o registrado, por exemplo, nos Estados Unidos, onde esse índice, em 2011, ficou em 2,8%.

Para minimizar o medo das fraudes online, nesta terça-feira, 20/03, a Cielo anunciou uma aliança estratégica com a Cybersource e oferecerá, inclusive para outras bandeiras de meios de pagamentos, uma solução de detecção de fraudes eletrônicas. No Brasil, o índice de fraudes - com perdas efetivas para o lojista, de acordo com a Cielo, está em 0,75% das transações online, revela o vice-presidente executivo de produtos e negócios da Cielo, Eduardo Chedid. Mundialmente a perda do lojista por transação fraudulenta é orçada em US$ 250.

No mundo físico, afirma ainda a Cielo, com a adoção do cartão de crédito com chip pelos bancos brasileiros - uma migração iniciada há 15 anos, o índice de fraudes caiu para 0,04%. "Posso garantir que o Brasil está no estado de arte no mundo dos cartões de crédito", sustenta Eduardo Chedid. O momento, agora, é o de levar essa perfomance para o mundo online e, mais adiante, para o móvel, grande expectativa de mercado para vendas virtuais.

A Cielo, hoje, tem 9 mil clientes ativos/mês para pagamentos online e diz que há muito espaço para crescer no Brasil. No ano passado, a Cielo capturou mais de 80 milhões de transações em lojas virtuais, o que representou cerca de 7% do total de pagamentos intermediados pela empresa, ou o equivalente a 28 bilhões de reais.

No evento realizado na capital paulista, o diretor geral da Cybersource para a América Latina, Guilhermo Rospigliosi, mandou um recado aos interessados em apostar no comércio eletrônico: não há ferramenta capaz de reduzir as fraudes 100%. "As fraudes fazem parte do comércio eletrônico. É do negócio. Mas temos a obrigação de minimiza-las", afirmou.

Segundo ainda o executivo, o comércio eletrônico deverá movimentar US$ 1 trilhão em 2012. Em 2011, a América Latina gerou US$ 35 bilhões, sendo que o Brasil respondeu por 65% - US$ 22,75 milhões. Na parte de fraudes, nos EUA, o prejuízo, no ano passado, foi estimado em US$ 3,4 bilhões, com um tiquete médio de transação fraudulenta em US$ 250.

Em entrevista exclusiva à CDTV, do Convergência Digital, o vice-presidente executivo da Cielo, Eduardo Chedid, fala sobre a evolução do comércio eletrônico no Brasil; da intervenção do governo no pagamento móvel e diz que o país precisa agir para criar leis que punam os cibercriminosos e diz que, em breve, os cartões de débito também farão parte do modelo online de vendas. Assista.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 01/08/2014 14:00
Com dados em alta, cobertura é prioridade da TIM Brasil

:: 01/08/2014 10:55
RGC: provedores Internet devem manter atenção às obrigações

:: 31/07/2014 17:45
Teles ganham liminar e suspendem direitos dos consumidores

:: 31/07/2014 17:36
Claro vai integrar operações da Net e da Embratel

:: 30/07/2014 13:35
Level 3 reforça estratégia de Comunicação Unificada no Brasil

:: 30/07/2014 12:10
Comércio eletrônico: varejo não está preparado para os smartphones

:: 30/07/2014 11:45
Anatel se impõe metas anuais, com foco em contratos de compartilhamento

:: 30/07/2014 10:05
Para PGR, acesso a registros telefônicos não exige ordem judicial

:: 29/07/2014 16:58
Espionagem faz China apertar o cerco à Microsoft, Google e Apple

:: 29/07/2014 16:14
TV paga:'Gatonet' migra para o serviço DTH de satélite




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Brasileiro amplia migração para cartões de crédito e débito

PRÓXIMA
CNI: Um em cada cinco produtos industriais foi importado no Brasil em 2011



Soluções de TI Simples
'CRM in box' é aposta para chegar às PMEs

Ideia é minimizar a ausência de uma equipe dedicada ao suporte de TI. Pacote engloba infraestrutura e aplicativos.

» Porta aberta à falha na Segurança
» CSO: pronto para assumir a culpa nas violações da segurança
» Não deixe a TI causar um estrago incalculável

Cobertura Especial BITS 2014

Games: O Brasil precisa repatriar seus melhores profissionais

Responsáveis pelo estudo patrocinado pelo BNDES sobre a indústria de Games no Brasil, os professores David Nakano e Luis Sakuda, falam da janela de oportunidade para quem faz games no país. A gamificação é top das prioridades.

» SEPRORGS: Poder de compra favorece às empresas estrangeiras
» Eficiência energética: De Santa Catarina para o mundo
» SENAI/SESI vão subsidiar ideias vencedoras do Grand Prix Inovação


Level 3 reforça estratégia de Comunicação Unificada no Brasil
:: 30/07/2014 :: Negócios

Provedora de serviços fechou uma parceria com a Microsoft para vender a plataforma de mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e reuniões online Lync.


Comércio eletrônico: varejo não está preparado para os smartphones
:: 30/07/2014 :: Negócios

As vendas por tablets e smartphones não param de crescer e até dezembro deverão responder por 10% do total comercializado no segmento, mas a maioria das lojas não está preparada para o canal. "Os sites móveis não existem", adverte Pedro Guasti, da E-Bit.


IBM assume operações da Scopus junto ao Bradesco
:: 29/07/2014 :: Negócios

As atividades de suporte e manutenção de hardware e software atualmente prestadas ao banco pela Scopus Tecnologia passarão a ser prestadas pela IBM. Scopus Soluções em TI permanecerá sob controle do Bradesco. Comunicado não fala de valores.


Direito do Consumidor: Rede social escancara insatisfação do brasileiro
:: 24/07/2014 :: Negócios

Se a relação é precária com os canais de relacionamento das empresas, as mídias sociais surgem como a opção mais rápida para estabelecer o diálogo. No dia-a-dia,o telefone ainda supera o e-mail.


Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Lições da Copa
:: Luiz Gonzaga Bertelli*

Veja as coberturas especiais do Convergência Digital



Veja a primeira edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC


A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina. Nessa primeira edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade: a governança da Internet. Boa leitura!

Clique aqui para ver todas as edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!