INTERNET

Google sofre pressão mundial com relação à politica de privacidade

Da redação ... 16/03/2012 ... Convergência Digital
Autoridades regulatórias dos Estados Unidos e da União Europeia estão investigando o Google sob a suspeita de que a companhia tenha ignorado configurações de privacidade de milhões de usuários do Safari, navegador da Apple. A informação foi publicada pelo jornal "The Wall Street Journal", nesta sexta-feira, 16/03. A empresa suspendeu a prática em fevereiro, depois de ter sido contatada pela publicação.

Com o envolvimento de agências federais americanas e órgãos similares na Europa, liderados pela França, o caso pode levar o Google a enfrentar uma extensa série de batalhas jurídicas, além de impor multas pesadas pela violação de privacidade. No mês passado, o mesmo jornal revelou que o Google estava usando um código especial para instalar arquivos de rastreamento nos dispositivos de alguns usuários de iPhones e iPads.

Nos Estados Unidos, a Comissão de Comércio Federal está analisando se essas ações infringem uma resolução judicial estabelecida em 2011, na qual o Google se comprometeu a não deturpar suas práticas de privacidade para os consumidores, segundo pessoas familiarizadas com as investigações.

A multa pela violação ao acordo é de US$ 16 mil por cada incidente. Em outra frente, um grupo de procuradores gerais também está investigando o caso. Nessa esfera, as multas podem chegar a até US$ 5 mil por infração.

Na Europa, uma comissão francesa incorporou à investigação ao caso em que apura a recente mudança da política de privacidade do Google. O órgão é o mesmo que no ano passado definiu uma sanção de 100 mil euros (US$ 130,5 mil) à companhia por recolher informações pessoais para o serviço de mapas Google Street View. Na época, a empresa se desculpou e disse que iria apagar os dados coletados.

*Fonte: Valor Online

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Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

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