Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital


Home - Gestão

TIM, Telefônica e Oi estão na lista das 10 mais reclamadas do Procon/SP

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 15/03/2012

A secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, e o diretor – executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Lencioni Góes apresentaram nesta terça-feira, 15 de março - “Dia Internacional dos Direitos do Consumidor" – o Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2011.

O grupo Bradesco liderou o ranking das empresas mais reclamadas ao Procon-SP, seguido pela B2W - empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime, Itaú Unibanco, LG. As operadoras de telecom figuram nesse ranking de reclamações: TIM aparece na 5ª posição, Telefônica, na 6ª posição, e Oi, na 7ª posição. No caso da Telefônica, houve uma grande melhora na performance, já que a operadora ocupou a primeira posição nos últimos dois anos.

De acordo com o ranking, a Telefônica recebeu um total de 835 queixas no ano passado. "Cercamos a empresa de diversas maneiras e ela se reorganizou internamente. Agora, vemos o resultado desse esforço", diz Selma do Amaral, diretora de atendimento do Procon-SP. Em 2011, a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas (37%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 28% e serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico, dentre outros), com 17%.

O destaque foram os atendimentos em relação às compras feitas pela internet, incluindo sites de compras coletivas. Em comparação a 2010, houve aumento de 86% das queixas, principalmente sobre a falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos. O total de atendimentos para consultas, orientações e queixas no ano passado pelo Procon-SP foi de 727.229, aumento de 15% em relação ao registrado em 2010. Deste total, apenas 33.401 (4,59%) transformaram-se em reclamações fundamentadas. Os atendimentos geraram 137.694 encaminhamentos da Carta de Informação Preliminar (CIP) ao fornecedor. Nesta fase preliminar 76% dos casos foram solucionados.

Segundo o Procon-SP, um dos destaques negativos do ranking de 2011 foi o crescimento do número de reclamações sobre empresas e prestadoras de serviço cujos serviços são contratados pela internet. A quantidade de atendimentos cresceu 86,6%, totalizando 43.978 demandas no ano passado, ante 23.571 em 2010. "Isso representa a expansão do setor de e-commerce no Brasil, mas também o despreparo de muitas empresas para lidar com essa explosão", diz Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP.

*Com Folha Online

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 12/03/2014 13:12
PROTESTE E UGT cobram operadoras e Anatel

:: 10/03/2014 13:07
Teles terão que melhorar atendimento ao usuário em quatro meses

:: 03/02/2014 12:22
Empresas de Telecom 'passam' os bancos e lideram reclamações em São Paulo

:: 19/09/2013 10:50
Serviços públicos podem entrar no ranking de piores atendimentos

:: 19/09/2013 10:43
Teles são as melhores posicionadas para minerar dados

:: 19/09/2013 10:33
Em busca da timeline dos consumidores

:: 18/09/2013 16:13
Pesquisadora da UNB reclama olhar positivo sobre reclamações

:: 18/09/2013 16:10
Vou Processar soma mais de 1000 ocorrências

:: 18/09/2013 11:05
Conflitos em telecom começam nas falhas de informação

:: 17/09/2013 15:43
Taxa de sucesso em acordos com consumidores chega a 80%




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
CNJ mantém certificação digital como item obrigatório

PRÓXIMA
Indústria eletroeletrônica perde 1.520 empregos em três meses






FNDE adota BYOD com capacidade para até 4,5 mil acessos simultâneos
:: 14/04/2014 :: Gestão

Infraestrutura também está apta para suportar aplicação de VoIP (Voz sobre IP) no ambiente wireless, permitindo ligações sem tarifas entre celulares.


Serpro termina migração de PCs para Ubuntu em abril
:: 09/04/2014 :: Gestão

Hoje, o Serpro possui mais de 7 mil estações de trabalho já com Ubuntu, revela o analista Ney Senna. Migração acontece para a versão 12.4. Sistema operacional, baseado em open source, é usado na estatal desde 2008.


Brasileiro com bitcoins vai declarar à Receita e pagar imposto de renda
:: 07/04/2014 :: Gestão

De acordo com a receita, as bitcoins - ou moedas digitais - devem ser declaradas como "outros bens" por quem possuía o equivalente a R$ 1.000 ou mais em dezembro de 2013.


Softex fará a gestão do plano TI Maior
:: 04/04/2014 :: Gestão

Entidade também fará toda a a execução de operações do Programa Start-up Brasil, incluindo a seleção de projetos, definição de critérios de seleção, entre outras funções.



Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Compras governamentais: governo forma pregoeiros

Modelo de formação será com curso a distância.

» Ansiedade: combata o 'mal do século'
» Quero trocar de carreira. Posso?

Veja as edições da revista digital do Convergência Digital
Revista eletrônica do Convergência Digital
Clique aqui para ver todas as edições





Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!