Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital


Home - Gestão

TIM, Telefônica e Oi estão na lista das 10 mais reclamadas do Procon/SP

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 15/03/2012

A secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, e o diretor – executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Lencioni Góes apresentaram nesta terça-feira, 15 de março - “Dia Internacional dos Direitos do Consumidor" – o Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2011.

O grupo Bradesco liderou o ranking das empresas mais reclamadas ao Procon-SP, seguido pela B2W - empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime, Itaú Unibanco, LG. As operadoras de telecom figuram nesse ranking de reclamações: TIM aparece na 5ª posição, Telefônica, na 6ª posição, e Oi, na 7ª posição. No caso da Telefônica, houve uma grande melhora na performance, já que a operadora ocupou a primeira posição nos últimos dois anos.

De acordo com o ranking, a Telefônica recebeu um total de 835 queixas no ano passado. "Cercamos a empresa de diversas maneiras e ela se reorganizou internamente. Agora, vemos o resultado desse esforço", diz Selma do Amaral, diretora de atendimento do Procon-SP. Em 2011, a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas (37%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 28% e serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico, dentre outros), com 17%.

O destaque foram os atendimentos em relação às compras feitas pela internet, incluindo sites de compras coletivas. Em comparação a 2010, houve aumento de 86% das queixas, principalmente sobre a falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos. O total de atendimentos para consultas, orientações e queixas no ano passado pelo Procon-SP foi de 727.229, aumento de 15% em relação ao registrado em 2010. Deste total, apenas 33.401 (4,59%) transformaram-se em reclamações fundamentadas. Os atendimentos geraram 137.694 encaminhamentos da Carta de Informação Preliminar (CIP) ao fornecedor. Nesta fase preliminar 76% dos casos foram solucionados.

Segundo o Procon-SP, um dos destaques negativos do ranking de 2011 foi o crescimento do número de reclamações sobre empresas e prestadoras de serviço cujos serviços são contratados pela internet. A quantidade de atendimentos cresceu 86,6%, totalizando 43.978 demandas no ano passado, ante 23.571 em 2010. "Isso representa a expansão do setor de e-commerce no Brasil, mas também o despreparo de muitas empresas para lidar com essa explosão", diz Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP.

*Com Folha Online

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 01/08/2014 14:55
PROTESTE: Decisão judicial a favor das teles é um retrocesso

:: 01/08/2014 11:35
AGU quer pressão dos consumidores contra liminar das teles

:: 01/08/2014 11:33
TIM mantém uso das regras da Anatel pró-consumidor

:: 01/08/2014 10:55
RGC: provedores Internet devem manter atenção às obrigações

:: 31/07/2014 19:15
Telcomp: RGC estipula prazos que não podem ser cumpridos

:: 31/07/2014 17:45
Teles ganham liminar e suspendem direitos dos consumidores

:: 24/07/2014 13:06
Direito do Consumidor: Rede social escancara insatisfação do brasileiro

:: 18/07/2014 11:37
Direito do Consumidor impõe um novo modelo aos Provedores Internet

:: 07/07/2014 14:12
Telecom: entra em vigor regulamento que facilita vida do consumidor

:: 02/07/2014 10:14
Justiça publica portaria que institui o Consumidor.gov




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
CNJ mantém certificação digital como item obrigatório

PRÓXIMA
Indústria eletroeletrônica perde 1.520 empregos em três meses




Soluções de TI Simples
'CRM in box' é aposta para chegar às PMEs

Ideia é minimizar a ausência de uma equipe dedicada ao suporte de TI. Pacote engloba infraestrutura e aplicativos.

» Porta aberta à falha na Segurança
» CSO: pronto para assumir a culpa nas violações da segurança
» Não deixe a TI causar um estrago incalculável



eSocial: Um adeus a papelada e uma arma no combate à sonegação
:: 28/07/2014 :: Gestão

Para os especialistas, o tipo de controle que será colocado em prática pelo novo regime trará mais garantias e direitos trabalhistas e previdenciários, vai racionalizar as obrigações, aprimorar a qualidade das informações (em relação a cargo, função e horários de trabalho. O eSocial deve entrar em testes a partir do ano que vem (2015). Sua implantação definitiva está prevista para 2016.


Redes corporativas estão obsoletas e sem suporte
:: 23/07/2014 :: Gestão

Mais de 51% dos dispositivos presentes atualmente em redes corporativas do mundo estão com mais de cinco anos de uso e sem suporte técnico.


Direito do Consumidor impõe um novo modelo aos Provedores Internet
:: 18/07/2014 :: Gestão

A entrada em vigor do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) implicará em mudança de software, reestruturação de processos e treinamento de pessoal.


Governo torna permanente desoneração da folha
:: 10/07/2014 :: Gestão

Benefício é um anunciados após reunião com empresários no Planalto, em junho. Medida Provisória traz este e outros estímulos, como a volta do programa que devolve impostos na exportação de manufaturados.



Cobertura em vídeo do Convergência Digital


Leonardo Capdeville assume como CTO da TIM

Executivo, que estava na Vivo, responderá para área de Redes e de TI, na operadora.

» Algoritmos do big data chegam aos call centers
» Trabalhar em casa: prazer e obrigação


Veja a primeira edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC


A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina. Nessa primeira edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade: a governança da Internet. Boa leitura!

Clique aqui para ver todas as edições





Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!