Convergência Digital - Home

Brasil define certificação de software

Convergência Digital - Cobertura Especial CeBIT 2012
:: Da redação - 14/03/2012

A CebIT 2012 foi palco de debate sobre o futuro do software brasileiro. o secretário do MCTI, Virgílio de Almeida, presente ao evento, comentou sobre a política de software nacional que está voltada para o fortalecimento das empresas no mercado interno, política esta que não pode ser comparada com uma reserva de mercado.

“Todas as empresas estrangeiras são bem-vindas, elas devem ser parceiras intelectuais do país”, afirmou o secretário. A política está alicerçada na certificação do software nacional, que passará a ter preferência nas compras governamentais.

Para Rafael Henrique de Moreira, coordenador-geral de serviços e programas de computador da Sepin (Secretaria de Informática), a certificação do software nacional terá conceitos diferentes aos da Portaria 950 (que define o que é tecnologia nacional para o hardware) e será usada para o governo dar preferência na compra para os software que tiverem este certificado.

“A certificação irá verificar a competência tecnológica da empresa e também a competência correlata”, afirma. Isso significa, que será medido, por exemplo, se uma empresa tem a capacidade de manipular o código fonte do software, se ela importou ou não o software, etc. Nas competências correlatas, o MCT vai querer saber, por exemplo, quantos pesquisadores trabalham para a empresa.

Almeida enfatiza que o governo quer empresas nacionais fortes e quer também atrair empresas estrangeiras para desenvolver software aqui. “Queremos criar empresas de qualidade, com vínculos na sociedade, na vida cotidiana. Temos um mercado de R$ 32 bilhões e queremos desenvolvimento da tecnologia de software de modo que ele gere inovação e torne mais competitivo o setor,” concluiu.

Com informações do Softex Recife

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

LEIA TAMBÉM:

09/03/2012
CeBIT poderá gerar negócios de US$ 60 milhões

14/03/2012
Brasil define certificação de software

13/03/2012
Com.sat investe em Parque Tecnológico da Bahia

12/03/2012
Brasileiras firmam parcerias comerciais

08/03/2012
Rio Grande do Sul abre fronteiras em TI

07/03/2012
Design brasileiro mostra seu talento na Alemanha

07/03/2012
Bahia busca parceiros para parque tecnológico

06/03/2012
Brasil quer mais negócios na área de Inovação e Tecnologia

05/03/2012
Dilma Rousseff: Exclusão digital acirra a desigualdade social

05/03/2012
Para Google, a Internet ainda é para poucos

Copyright © 2012 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site