GOVERNO

Falha no Serpro paralisou emissão de carteiras de habilitação

Da redação ... 13/03/2012 ... Convergência Digital

Uma falha no sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública que presta serviços de tecnologia para o governo, paralisou a emissão de carteiras de habilitação e outros documentos em todo o Brasil nesta terça-feira, 13/03. Os problemas começaram na madrugada e só foram corrigidos no início da noite - às 18:30hs.

A estatal informou que foram paralisadas as emissões de Carteira de Habilitação (CNH), do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), onde são computadas as multas recebidas em locais fora do Estado onde um veículo foi licenciado.

Em nota, a assessoria do Serpro informou que os técnicos corrigiram o problema que afetou a base de dados do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) às 18:30hs. Segundo ainda a estatal, o problema não afetou a integridade das informações. A falha começou no início da madrugada e atrapalhou também o funcionamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).

Os Detrans de todo o País ficaram impossibilitados de iniciar processo de habilitação, transferência de documentos e veículos e comunicação de venda. De acordo com o Detran no Distrito Federal, o serviço de habilitação oscilou durante o dia e algumas consultas e emissão de segunda via de multas foram feitas. Apesar da paralisação na emissão de carteiras de habilitação, o problema não causou tumultos na sede do órgão, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Para o Detran-SP, os serviços oferecidos em todo o Estado, incluindo os realizados nos postos Poupatempo, funcionaram parcialmente devido indisponibilidade do sistema. Desta forma, o órgão ficou impossibilitado de emitir Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e de realizar serviços que exigessem consulta ou validação junto à base de dados nacional, como início do processo de habilitação, transferências de documentos e veículos e comunicação de venda.

Segundo o Detran-RJ, a falha bloqueiou apenas a emissão do CRV (Certificado de Registro de Veículo), obrigatório para os procedimentos relativos à primeira licença (emplacamento), transferência de propriedade e transferência de município. Para os clientes que pediram esses serviços, "o atendimento foi manual, com o responsável pelo veículo tendo cinco dias, sem a necessidade de agendamento, para retornar ao posto e receber o CRV".

*Com agência de notícias


ESPECIAL » ESPIONAGEM DIGITAL
Espionagem: EUA negam pedido de perdão para Edward Snowden

Documento assinado por mais de 167 mil pessoas foi rejeitado pelo governo Obama. Snowden, que denunciou a espionagem a autoridades, entre elas, a presidente Dilma Rousseff, se voltar ao país poderá ser condenado a 30 anos de prisão.


Clique aqui para ver a cobertura completa

Acompanhe a Cobertura Especial do RioInfo 2015

Rodada de Negócios atrai empresas de todo o Brasil

Evento terá a presença de delegações de 17 estados. Pela primeira vez, haverá delegação da Região Norte.

Acompanhe a Cobertura Especial do RioInfo 2015

Reoneração da folha é sancionada, mas entidades tentam ainda mudança de plano

A partir de 01 de dezembro, as empresas de TI passam a voltar a pagar 4,5% da receita para a contribuição previdenciária. Mas segue uma mobilização no setor para tentar emplacar a alíquota de 3%.

Berzoini assume cortes, mas diz que setor digital precisa de nova política industrial

"O Brasil precisa 'produzir valor agregado como forma de galgar um lugar no mundo", disse o ministro.

Reoneração da folha: Empresas tentam 3%. Senado adia votação

ATUALIZADO - Representantes de 44 entidades empresariais, entre elas as que representam o setor de TIC, levaram uma proposta final onde aceitam o reajuste de 50% na alíquota paga ao governo. Não houve acordo. Partes ganham mais 24 horas para negociação.

Adesão de órgãos públicos à transição para IPv6 ainda é baixa

Primeiro relatório semestral de implantação do novo protocolo internet na administração federal mostra que apenas um em cada quatro órgãos apresentou progressos – e somente a metade desses cumpriu parte das metas.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G