INCLUSÃO DIGITAL

Telebras troca fibras com Algar e chega a São Paulo

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/03/2012 ... Convergência Digital

Um acerto de troca de fibras levará a rede da Telebras para a região metropolitana de São Paulo. Firmado com a Algar Telecom, o contrato viabiliza um anel óptico na capital paulista e a oferta do Plano Nacional de Banda Larga em contratos como o negociado com as prefeituras do ABC.

Assinado nesta terça-feira, 13/3, o contrato prevê uma troca de fibras apagadas e não envolve acerto financeiro. Com ele, a Algar ganha redundância no trecho entre Paulínia-SP e Curitiba-PR, enquanto a estatal chega à Avenida Paulista e ao Grande ABC, com extensão programada a Santos-SP.

“Fazemos uma troca entre um trecho não-urbano por um urbano que é muito importante para nós, em São Paulo. E ao chegar aos PTTs, atendemos os provedores”, disse o presidente da Telebras, Caio Bonilha. A demanda já existe, seja pelas obrigações de rede para a Copa ou a banda larga das universidades.

Em princípio a Telebras usará 42,5 km de fibras para completar o trecho entre as paulistas Barueri e São Caetano – passando por São Paulo. Isso viabiliza um anel óptico de 129 km na capital e, entre outros, permite o avanço no acordo entre a estatal e o Consórcio Municipal do Grande ABC.

De sua parte, a Algar leva um terceiro trecho de fibras entre São Paulo e Curitiba, pelo interior – os outros dois vão pela costa. “Ganhamos redundância e vamos analisar a possibilidade de outros mercados”, diz o presidente da Algar Telecom, Divino Sebastião de Souza.

Os termos do contrato, no entanto, facilitam a ampliação da troca de fibras. Em tese, portanto, outros 500 km de fibras em São Paulo poderão vir a ser utilizados pela estatal. “Temos capacidade de sobra”, emenda o presidente do conselho do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia.

Um anel óptico em São Paulo adianta a infraestrutura que a Telebras precisa disponibilizar para a Copa, além de outras obrigações importantes como o convênio com a Rede Nacional de Pesquisa para ampliação da banda larga disponível nas universidades.

No mesmo sentido, a estatal deverá firmar acertos semelhantes em outros estados – seja pela infraestrutura das 12 cidades sedes da Copa de 2014, mas mesmo antes disso para as seis da Copa das Confederações, no próximo ano: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador.


TV Digital: Por meta, Anatel exclui lares com parabólicas e TV paga

A contagem regressiva para o desligamento dos sinais analógicos começa no dia 08/04, em Brasília. E para facilitar que a recepção digital esteja garantida em 93% dos domicílios de cada cidade, serão retirados cerca de 40 milhões de lares dos 66 milhões existentes no país.

Telebras encerra 2014 com prejuízo de R$ 117 milhões

Desempenho é melhor que 2013, quando o prejuízo foi de R$ 145 milhões. Reestruturada para tocar o Plano Nacional de Banda Larga, empresa tem 21 mil km de rede ativada, mas vende apenas 30 Gbps.

Radiodifusor prefere 3G fora da TV Digital

Embora apostem na Internet como ferramenta de interatividade, emissoras comerciais defendem conversor digital sem canal de retorno. Decisão vai basear a compra de aparelhos que serão distribuídos a 14 milhões de famílias e viabilizar desligamento dos sinais analógicos.

Infraestrutura de telecom é maior fragilidade das TICs, diz TCU

Tribunal de Contas da União analisou o uso das tecnologias da informação no país a partir de um relatório do Fórum Econômico Mundial e lamentou o fosso digital entre os brasileiros. “O indicador ‘usuários de Internet’, com apenas 50% da população, é preocupante”, conclui o TCU.

Boa parte dos brasileiros segue sem acesso à Internet

Estudo da Fecomércio RJ/Ipsos, realizada em 70 municípios do país, mostra que ainda há um abismo digital considerável, mesmo com a explosão da banda larga móvel. Quem não usa a Internet, alega falta de dinheiro e desconhecimento. Quem usa, prioriza as redes sociais. 



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G