Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Inclusão Digital

Porto Alegre investe em tecnologia para gerenciar serviços públicos

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 06/03/2012

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Procempa, investe em tecnologia para monitorar e melhorar a gestão dos serviços públicos da cidade. Desenvolvido pela IBM e implementado inicialmente em três áreas distintas – SMOV (obras e viação), DMAE (água e esgoto) e DMLU (limpeza urbana) –, o projeto vai proporcionar mais inteligência aos departamentos e a capacidade de avaliar e responder às demandas da população de forma mais rápida, além de centralizar, em um único local, toda a coordenação do trabalho de gestão dos ativos dessas áreas.

O objetivo do projeto é construir um sistema inteligente, que forneça serviços de melhor qualidade para os mais de 1,4 milhão de habitantes da capital gaúcha. Com base no software Maximo Asset Management, a solução permitirá que a prefeitura gerencie obras e reparos que estão sendo feitos na cidade e administre serviços públicos prestados aos cidadãos, como a rede de água e esgoto, o sistema de iluminação pública, pontes, parques, caminhões e containers de lixo.

Outro benefício importante é que a solução permite que a prefeitura realize manutenções preventivas e corretivas desses serviços, antecipando problemas e executando planos de ação antes mesmo da solicitação de um morador. Para exemplificar como funcionará na prática, o sistema alertará a SMOV quando uma rua ou avenida deve ser repavimentada. Já as lâmpadas das ruas contam com um sensor interconectado com o software Maximo Utilities, que manda um alerta para a prefeitura quando uma delas queima, possibilitando que a peça com defeito seja substituída rapidamente.

“Além de melhorar a qualidade de vida e os serviços prestados aos cidadãos, a prefeitura de Porto Alegre se apoia na tecnologia para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Este é o primeiro projeto para tornar nossa cidade mais inteligente e constitui um grande salto tecnológico para o município”, afirma André Imar Kulczynski, diretor-presidente da Procempa.

As informações fornecidas pelo sistema geram relatórios, gráficos e tabelas, o que possibilitará aos gestores saber, de antemão, quais serão os recursos necessários para resolver os problemas de infraestrutura da cidade. A partir daí, a Câmara Municipal de Porto Alegre pode responder às questões de forma mais eficiente e otimizar os recursos do município.

“Antes, cada departamento da cidade tinha seu próprio processo para lidar com as solicitações dos cidadãos e trabalhava de forma reativa. Além disso, o processo de chamadas era manual e não se conseguia prever o tempo de resposta para solucionar o problema. Agora, é possível analisar o histórico de cada chamado, o que torna mais fácil identificar os problemas recorrentes ou potenciais intercorrências futuras”, acrescenta Zilmino Tartari, diretor técnico da Procempa.

“Esse projeto com a prefeitura de Porto Alegre é um exemplo de como podemos usar a tecnologia para fazer com que as cidades funcionem de forma mais eficiente. Com o crescente número de pessoas morando em centros urbanos, precisaremos cada vez mais do apoio de sistemas inteligentes para melhorar a qualidade de vida do cidadão e melhorar serviços como saúde, educação, mobilidade e segurança”, complementa Frank Koja, diretor da IBM para a Região Sul.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 18/03/2014 15:33
Amazon leva licitação do MEC para livros em dispositivos móveis

:: 24/01/2014 11:55
Minicom investe R$ 3,2 milhões em centros de recondicionamento de PCs

:: 31/10/2013 18:00
Vivo financia escola rural 100% conectada por fibra óptica no RS

:: 27/09/2013 12:26
Brasil tem mais de 83 milhões de internautas, segundo IBGE

:: 03/07/2013 12:42
Um em cada quatro municípios tem políticas próprias de inclusão digital

:: 23/05/2013 17:10
TIC Educação: Velocidade de conexão segue como limitante no Brasil

:: 16/05/2013 12:35
Professor 2.0, a profissão do futuro

:: 16/05/2013 12:35
Professor 2.0, a profissão do futuro

:: 16/05/2013 11:47
Em seis anos, número de pessoas com celular mais do que dobrou

:: 16/05/2013 11:10
Internet chega a 46,5% dos brasileiros




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Rio Digital leva Internet gratuita para Complexo do Alemão

PRÓXIMA
Surdos querem pacotes exclusivos para mensagens nos celulares




BNDES atende provedores Internet e inclui fibra óptica no FINAME
:: 21/03/2014 :: Inclusão Digital

O financiamento da fibra óptica e melhores condições de pagamento eram antigas reivindicações dos provedores. A tecnologia representa cerca de 20% do valor final de um projeto para levar banda larga até as residências.


Ausência de computador e acesso caro ainda são barreiras à Internet
:: 13/03/2014 :: Inclusão Digital

PCs estão em menos da metade dos domicílios do país, revela estudo do IPEA.


Datasus usa BI para gestão de medicamentos
:: 10/03/2014 :: Inclusão Digital

O Hórus é resultado de cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde de Recife e o Datasus. O sistema permite a integração de informações entre os mais de 17.300 estabelecimentos de saúde cadastrados, como farmácias, almoxarifados centrais, regionais e estabelecimentos indígenas


App nacional para cidades inteligentes vence disputa mundial
:: 05/02/2014 :: Inclusão Digital

O aplicativo FI-Guardian venceu uma disputa com outros 40 apps do mundo e recebeu 75 mil euros durante concurso realizado na Campus Party. Aplicativo é voltado para monitoramento climática e dá alerta para possíveis tragédias.



Veja as edições da revista digital do Convergência Digital
Revista eletrônica do Convergência Digital
Clique aqui para ver todas as edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!