Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Inclusão Digital

Porto Alegre investe em tecnologia para gerenciar serviços públicos

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 06/03/2012

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Procempa, investe em tecnologia para monitorar e melhorar a gestão dos serviços públicos da cidade. Desenvolvido pela IBM e implementado inicialmente em três áreas distintas – SMOV (obras e viação), DMAE (água e esgoto) e DMLU (limpeza urbana) –, o projeto vai proporcionar mais inteligência aos departamentos e a capacidade de avaliar e responder às demandas da população de forma mais rápida, além de centralizar, em um único local, toda a coordenação do trabalho de gestão dos ativos dessas áreas.

O objetivo do projeto é construir um sistema inteligente, que forneça serviços de melhor qualidade para os mais de 1,4 milhão de habitantes da capital gaúcha. Com base no software Maximo Asset Management, a solução permitirá que a prefeitura gerencie obras e reparos que estão sendo feitos na cidade e administre serviços públicos prestados aos cidadãos, como a rede de água e esgoto, o sistema de iluminação pública, pontes, parques, caminhões e containers de lixo.

Outro benefício importante é que a solução permite que a prefeitura realize manutenções preventivas e corretivas desses serviços, antecipando problemas e executando planos de ação antes mesmo da solicitação de um morador. Para exemplificar como funcionará na prática, o sistema alertará a SMOV quando uma rua ou avenida deve ser repavimentada. Já as lâmpadas das ruas contam com um sensor interconectado com o software Maximo Utilities, que manda um alerta para a prefeitura quando uma delas queima, possibilitando que a peça com defeito seja substituída rapidamente.

“Além de melhorar a qualidade de vida e os serviços prestados aos cidadãos, a prefeitura de Porto Alegre se apoia na tecnologia para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Este é o primeiro projeto para tornar nossa cidade mais inteligente e constitui um grande salto tecnológico para o município”, afirma André Imar Kulczynski, diretor-presidente da Procempa.

As informações fornecidas pelo sistema geram relatórios, gráficos e tabelas, o que possibilitará aos gestores saber, de antemão, quais serão os recursos necessários para resolver os problemas de infraestrutura da cidade. A partir daí, a Câmara Municipal de Porto Alegre pode responder às questões de forma mais eficiente e otimizar os recursos do município.

“Antes, cada departamento da cidade tinha seu próprio processo para lidar com as solicitações dos cidadãos e trabalhava de forma reativa. Além disso, o processo de chamadas era manual e não se conseguia prever o tempo de resposta para solucionar o problema. Agora, é possível analisar o histórico de cada chamado, o que torna mais fácil identificar os problemas recorrentes ou potenciais intercorrências futuras”, acrescenta Zilmino Tartari, diretor técnico da Procempa.

“Esse projeto com a prefeitura de Porto Alegre é um exemplo de como podemos usar a tecnologia para fazer com que as cidades funcionem de forma mais eficiente. Com o crescente número de pessoas morando em centros urbanos, precisaremos cada vez mais do apoio de sistemas inteligentes para melhorar a qualidade de vida do cidadão e melhorar serviços como saúde, educação, mobilidade e segurança”, complementa Frank Koja, diretor da IBM para a Região Sul.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 13/02/2015 12:45
Boa parte dos brasileiros segue sem acesso à Internet

:: 17/12/2014 11:00
Com baixa infraestrutura digital, Brasil fica em 34º em ranking global

:: 12/11/2014 13:46
Pesquisa mostra que telecentros habilitam mais pobres a usar computador

:: 05/11/2014 16:04
Paulo Bernardo: Smartphone é, sim, inclusão digital

:: 04/11/2014 16:13
Para a Proteste, Facebook não é inclusão digital

:: 27/10/2014 11:52
Digitalização de redes de telecom muda o mercado de telessaúde

:: 18/09/2014 11:56
Computador com Internet é luxo equivalente a ter carro no Brasil

:: 08/09/2014 19:00
Mais de 100 mil brasileiros usam plataforma de educação online

:: 29/08/2014 16:40
Prefeitura de São Paulo oferece app gratuito para acessibilidade

:: 28/08/2014 11:16
Preço do trânsito Internet caiu 32% e está abaixo da média na América Latina




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Rio Digital leva Internet gratuita para Complexo do Alemão

PRÓXIMA
Surdos querem pacotes exclusivos para mensagens nos celulares




Governo promete novo plano de expansão da banda larga

Sem dar detalhes, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, diz que serão ampliadas metas do “plano antigo” e que haverá parceria com o setor privado, mas garantiu que haverá “dinheiro do Orçamento”. Novo programa será apresentado “no primeiro semestre”.


Sem cumprir meta do PNBL, governo promete universalizar Internet

Ao fim de 2014, eram cerca de 23 milhões os domicílios com conexões fixas de banda larga – bem menos que os 35 milhões esperados. Novo programa, estimado em R$ 50 bilhões, quer passar de menos de 1 milhão para quase 30 milhões o número de domicílios com fibra óptica.


Mais de 30% dos internautas no Brasil terão um tablet em 2015

A projeção é feita pelo eMarketer que estima uma base de 34,5 milhões de usuários com o dispositivo no Brasil. Se essa meta for alcançada, o país ultrapassa o Reino Unido e assume a quarta posição no ranking mundial.


Cabo submarino de US$ 500 milhões vai ligar São Paulo a Nova York

Cabos submarinos entre EUA e Brasil transportam 65% de todo o tráfego de voz, dados e Internet entre a América Latina e o restante do mundo.




Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC . nº 2


Nesta segunda edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade dos gestores de TI: o BIG DATA

A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina.

Clique aqui para ver outras edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!