INOVAÇÃO

Cietec incuba 18 novas empresas inovadoras

Da redação ... 05/03/2012 ... Convergência Digital

O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, divulgou a lista dos novos projetos aprovados no último edital, realizado de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. Começando o ano com força total, o Cietec aprovou 18 novos projetos, marco recorde de incubados, considerando a média de 10 a 12 novas empresas por processo.

“O Cietec é extremamente criterioso ao selecionar projetos. Os candidatos passam por diversas fases até a aprovação. A diferença do número de selecionados desse ano foi bastante alta por duas razões: tivemos bons projetos e o curso de plano de negócios que oferecemos aos pré-selecionados é muito bem conduzido e rigoroso, fazendo com que os planos sejam apresentados com qualidade e precisão”, afirma José Carlos de Lucena, Coordenador Técnico do Cietec, responsável pelo processo seletivo.

Novas ideias, grandes negócios

A lista de novos incubados foi anunciada dia 29 de fevereiro, no site do Cietec e conta com 18 projetos inovadores em diversas áreas, tais como Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), biotecnologia, cosméticos, fármacos, química, equipamentos, materiais, aeronáutica e genética.

Confirmando uma tendência do mercado, a área de TIC predominou, com sete projetos do total de aprovados. Destaca-se, também, a presença de dois projetos na área de genética, um setor que vem atraindo o interesse de empreendedores e pequenas e médias empresas. Das 18 empresas, onze ficarão por um ano no Hotel de Projetos (pré-incubação), três entram como incubadas residentes, uma como residente em TIC e três incubadas não residentes.

Realizado três vezes ao ano, o processo do Cietec, conta com uma estrutura rigorosa de seleção, que começa com o edital e a inscrição. A partir daí, os projetos são pré-selecionados e os escolhidos passam por 40 horas de “Workshop para a elaboração do plano de negócios”, etapa importante para que os proponentes consolidem suas propostas num Plano de Negócio de alto padrão. Após avaliados por consultores, entrevistas são realizadas e os resultados divulgados.


Professores buscam financiamento para aulas de código com robôs em escolas

Projeto é inspirado no americano Hora do Código. Tentativa é angaria R$ 100 mil via crowdfunding.

Com serviços caros e ultrapassados, bancos estão fadados ao fracasso

O alerta foi feito por Chris Skinner, uma das personalidades mais influentes no setor financeiro mundial, durante o CIAB 2015, em São Paulo. "O modelo atual não funciona mais. É hora de repensar. As empresas digitais chegaram", sustentou.

BNDES conduz PPP de troca de 620 mil lâmpadas na cidade de São Paulo

Banco priorizará conteúdo local e quer estimular parcerias entre fabricantes de luminárias e empresas de semicondutores.

Utilities se unem para testar smart grid no Paraná

Para a Copel, distribuidora de energia do Estado, as redes móveis não são a melhor opção para a transmissão de dados, uma vez que há problemas de disponibilidade, de latência e queda de links.

Inovação no Brasil agoniza com 'burrocracia' na concessão de patentes

Brasil não consegue avançar na reestruturação da área e um pedido leva, em média, 11 anos para ser concedido. No mundo, esse prazo é de, no máximo, três anos. Maior parte das empresas busca, então, os Estados Unidos.

Hardware será protagonista na Internet das coisas

Diretor de Internet das Coisas da Intel Brasil, Max Leite, diz que país é prioridade, mas precisa ser mais veloz nas ações de fomento para garantir os investimentos.

Lares inteligentes: Teles entram na briga por um mercado estimado em US$ 3 bi em 2020

O gerente de Novos Negócios da Oi, Leonardo Gadelha, diz que startups são parceiras nesse novo segmento. "Internet das Coisas é a tecnologia da próxima decáda", sustenta.



  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G